10 ideias para um save the date inspirador

Há quase 3 anos

Save The Date

O save the date é uma tradição recente, que consiste no envio de um “pré-convite” para os convidados. Ou seja, assim que a data do casamento já estiver decidida, é hora de disparar um save the date para que eles possam, desde já, já reservar a data e se preparar para participar da ocasião. Nós já falamos um pouco sobre ele aqui no site e hoje vamos de dar novas ideias muito inspiradoras para que você possa escolher o que mais tem a cara da sua festa.

Os save the date podem ter vários formatos e formas de envio. Recentemente eles também começaram a ser enviados online, por exemplo. A vantagem de um save the date online é que ele tende a ser um save the date barato, já que os custos de impressão e envio não estão envolvidos. O problema é que nem todas as inspirações conseguem ser enviadas por meio eletrônico e que alguns convidados podem não ser adeptos do mundo virtual. Considere isso quando decidir pelo seu meio de envio.

1 – Save the date usando cartões

save the date em cartão

Os cartões são a maneira mais convencional de enviar save the date e eles podem ser enviados tanto por correio como um save the date online, por e-mail. Só esse tópico já dá uma infinidade de opções a ser trabalhada e vai variar de acordo com a vontade e criatividade dos noivos. Vamos dar algumas opções mais convencionais e algumas opções bem criativas para você mandar seu save the date usando cartões. Usar o clássico é sempre uma boa opção.

Se você não tem certeza do que quer, não é propriamente criativa ou é mais convencional, enviar um save the date clássico pode ser para você. Ele passa todas as mensagens necessárias.

Solte a criatividade! Um save the date minimalista pode ser uma linda opção.

Lembre-se: esse é só um pré-convite. Ou seja, não precisa conter todas as informações sobre seu casamento. Até porque, talvez você nem tenha todas as informações fechadas ainda. Foque em divulgar a data, o nome dos noivos e a cidade de realização, se você já souber.

Outra opção fofa é essa minimalista com as datas mais importantes do casal.

2 – Save the date no formato de ingresso ou passagem

Save the date estilo passagem

Para os noivos que são apaixonados por cinema, música ou por viagens, um save the date temático pode ser a escolha ideal. Ele também pode ser um save the date online, mas é mais legal se for enviado pelos meios convencionais. 

A passagem é mais legal se for enviada via correio, para dar a impressão aos convidados que realmente é uma passagem aérea. 

Se o casamento tiver poucos convidados, é possível até mesmo fazê-lo no estilo save the date diy (do it yourself). Nesse caso, o ideal é trabalhar bastante com colagens e apostar em entradas para show ou ingressos de cinema

3 – Save the date usando bolacha porta-copo

Porta copo save the date

Essa opção é uma das queridinhas dos noivos mais moderninhos ou que são adeptos da arte cervejeira ou experts em vinho. É uma ótima opção porque pode ser útil para os convidados e os fará lembrar constantemente do casamento, diminuindo a chance de eles perderem a data.

O único problema é que não costuma ser um save the date barato, então é muito importante que você orce com antecedência e procure o melhor preço entre os fornecedores. 

4 – Save the date em formato de imã

Novamente, esse não é um save the date barato, já que é personalizado e precisa ser feito em gráficas especializadas. Os imãs podem ser de diversos tamanhos e com diversos modelos, podendo inclusive seguir as ideias dos cartões. O ideal é que ele traga o mínimo de informações necessárias e tenha mais enfeites ou fotos, para ficar lindo na geladeira dos convidados! Lembre-se: quanto maior o número de imãs que você mandar fazer, mais barato vai sair a unidade.

As gráficas normalmente funcionam com impressão de escala, então talvez valha mais a pena fazer um save the date desse gênero para casamentos com muito convidados.

5 – Save the date comestíveis

Save the date comestível

Outro queridinho que não é um save the date barato e que também não dá para ser enviado como um save the date online é o que é enviado junto com artigos comestíveis.

Ele também só traz as informações mais fundamentais, como a data do casamento e o nome dos noivos. Uma forma de fazer esse tipo de pré-convite mais barato é fazê-lo em casa, desde que seu número de convidados não seja muito grande (e que você tenha prenda na cozinha, hehe!).

O save the date em forma de comida é uma ideia muito criativa que vai agradar os olhos e o paladar dos convidados!

O único problema vai ser encontrar coragem de comer esse docinho! Ele é tão bonitinho que dá vontade de guardar para sempre. Lembre-se: mande os docinhos bem acondicionados na caixa e certifique-se que eles não vão demorar para chegar. A última coisa que você vai querer é que seu save the date faça seus convidados passarem mal. Se puder, faça a entrega em mãos.

6 – Save the date no formato de marcador de livro

Esse é ideal para aquele casal maníaco por leitura, que devora muitos livros e que é conhecido entre seus amigos e convidados por esse eximo gosto literário. Marcadores de livro não são caros de ser feitos (cada unidade pode sair por menos de 10 centavos, dependendo de quantos você quiser fazer) e vão ser muito úteis para seus convidados, que vão lembrar de vocês toda vez que começarem a ler um livro novo.

7 – Save the date usando a própria foto do casal

foto dos noivos no save the date

Outra ideia muito querida entre os noivos é usar uma foto do casal para fazer o convite. Ela pode ser enviada em forma de save the date online ou preparada e enviada da mesma forma que os cartões. A diferença é que o convite é feito na própria foto, seja porque os noivos estão segurando uma plaquinha com a data escrita ou porque foi feita uma montagem misturando as fotos de um ensaio fotográfico com as informações necessárias. 

Procure inspirações de fotos para save the date e agende desde já sua sessão de fotos!

As inspirações de fotos para save the date são inúmeras e se esse é seu desejo, o ideal é contratar um serviço de fotografia especializada o quanto antes, para que o pré-convite chegue a tempo. Os fotógrafos especialistas em casamento muitas vezes já tem os elementos necessários para realizar uma foto do gênero.

8 – Save the date criativo, usando bexiga

Save the date usando bexiga

Esse é um dos save the date mais criativos dos últimos tempos e, apesar de não ter nenhuma utilidade posterior para os convidados, pelo menos vai ser capaz de arrancar boas gargalhadas. 

Tomara que seus convidados tenham fôlego! Para receber as informações desse save the date criativo eles vão precisar soprar uma bexiga.

É uma ideia muito criativa para o seu save the date, mas também não é uma ideia de save the date barata. Ela precisará ser feita em lojas especializadas, uma vez que a bexiga terá que ser estampada. Sem falar que você precisará ter certeza que elas são de qualidade e não chegarão furadas na casa de seus convidados, o que pode ser difícil de garantir.

9 – Save the date com fotos da infância

Seus convidados provavelmente conhecem um pouco da história de vocês dois, mas será que eles conhecem toda ela? No convite com fotos de criança é traçada uma pequena linha do tempo, que vem desde a infância dos noivos e chega até o momento da data do casamento. Uma ótima maneira dos seus convidados saberem mais sobre vocês e encherem o coração de alegria.

10 – Save the date em forma de vídeo

Outro queridinho dos noivos, que pode ser um save the date online perfeito! Também pode ser muito barato, se a produção for feita pelos próprios noivos ou por amigos que tenham mais familiaridade com filmagem e edição de vídeos. Solte a criatividade para montar o melhor vídeo possível! Você pode misturar elementos diy, usar seus animais de estimação no vídeo e até mesmo pegar inspirações de fotos para save the date e imaginá-las em formato de vídeo. As ideias são inúmeras!

Já sabe qual é o save the date ideal para o seu casamento? Talvez seja um save the date online, ou um save the date barato, mas queremos que nossas inspirações de fotos para o save the date, te ajudem a escolher melhor. Por favor, compartilhe conosco suas impressões e opiniões sobre save the date! 

Por fim, inscreva-se em nossa newsletter e receba, com antecedência, nossos conteúdos exclusivos.

Imagens via Classyblackgirl / Elo 7 / Tem Amor no Papel / Planejando Meu Casamento / Ever After Guide

Publicações relacionadas

convite de noivado diy

Convites - Há aproximadamente 4 anos

eBook grátis: dicas para um convite de noivado DIY

convites de casamento simples

Convites - Há mais de 4 anos

10 convites de casamento simples e cheios de personalidade

convites de casamento

Convites - Há aproximadamente 4 anos

6 convites de casamento inovadores que você deve escolher como seus

Comentários