10 lembrancinhas de casamento rústicas que você deveria copiar

Há quase 3 anos

lembrancinhas de casamento rústicas

O ritmo estressante das cidades, com notícias chocantes e pouca gentileza tem inspirado um número crescente de casais a trazer a beleza do campo em suas cerimônias de casamento. Assim, além de reunir convidados para celebrar a união e recolher votos de felicidade os casais também têm buscado resgatar a simplicidade e menos valores materiais.

Se você pensa em fazer uma cerimônia rústica, com artigos vintage e com reaproveitamento de materiais, confira nossas dicas de lembrancinhas de casamento que podem ser feitas em casa e se prepare para colocar a mão na massa!

Vantagens do estilo rústico para casamentos

Materiais rústicos possuem uma beleza singular. Além disso, eles têm baixo custo em relação aos materiais nobres comumente empregados em cerimônias de casamento. Para verificar, basta comparar o preço de um metro de chita ou juta em relação ao metro de tule ou de cetim.

estilo rústico

Seguindo essa mesma linha, caixotes, comumente utilizados na decoração rústica, podem ser reaproveitados e reformados. Com a febre dos pallets na decoração, fica fácil encontrar tutoriais na internet!

Outros elementos rústicos que têm sido largamente utilizados pelos fãs de decoração são os quadros-negros, usados para escrever mensagens em giz. Esses quadrinhos simpáticos podem ser utilizados em toda a celebração para fornecer informações e conter mensagens de carinho. Capriche na caligrafia ou chame aquele amigo designer para dar uma ajudinha!

10 dicas criativas de lembrancinhas de casamento!

As opções de lembrancinhas de casamento para cerimônias rústicas são variadas e relativamente simples. Confira 10 ideias geniais de lembrancinhas e de como oferecê-las aos seus convidados:

Doces caseiros

Uma das alternativas mais difundidas entre as noivas nos últimos meses são os doces caseiros, preparados pela própria família do casal. Compotas de doces de abóbora, de figo, de laranja, de leite, geleias, goiabadas, palhas italianas, bem-casados e muitos outros são tradicionais na nossa culinária — e podem ser preparados com os ingredientes locais.

geleia de morango em compota

Sendo assim, chame seu fotógrafo para o registro da família reunida na preparação dos quitutes!

Mudinhas

mudinhas

Outra alternativa em voga nas cerimônias de casamento (na cidade ou na fazenda) é oferecer plantinhas. Além de fazer referências à preservação do meio ambiente, as mudinhas também trazem o significado de um amor bem enraizado, que cresce e fica cada vez mais firme.

São os votos dos noivos para que cada um dos convidados semeie bons desejos e relacionamentos duradouros.

Velas perfumadas e coloridas

As velas aromatizadas carregam uma série de significados, e além de simbolizar a paixão entre os noivos, são uma ótima alternativa de presente para os convidados. Se você quer fazer velas caseiras como lembrancinhas, siga este vídeo inspirador logo abaixo e boa diversão!

https://www.youtube.com/watch?v=UC7NXlQnxBI

Aromatizadores

Os aromatizadores de ambientes prometem marcar presença por muitas e muitas temporadas na decoração de interiores. Quer presentear seus convidados e ainda levar um cheirinho delicioso para as suas casas? Confira o tutorial completo aqui!

Sabonetes caseiros

sabonetes caseiros

Produzir sabonetes caseiros é simples, barato e tem ainda a vantagem de permitir o controle de ingredientes. Com extratos naturais de plantas, manteigas e óleos hidratantes, agressões e alergias podem ser evitadas. Atente-se à qualidade da matéria-prima utilizada, e opte por fornecedores de qualidade.

Verifique se os ingredientes são registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e evite bases que contenham muito álcool. O ideal é que você utilize extratos de ervas e flores secas, óleos, manteigas, glicerina e derivados. Veja o nosso tutorial e aprenda a fazer um sabonete simples e repleto de benefícios para a pele!

Materiais

  • Base de glicerina
  • Cravo em pó
  • Óleo de amêndoas
  • Argila cinza
  • Anis estrelado
  • Formas para sabonetes

Passo a passo

Em fogo baixo, derreta cuidadosamente a glicerina em uma panela esmaltada. Quando a glicerina estiver líquida, acrescente duas colheres (café) de cravo e gotas de óleo de amêndoas. Misture bem.

Coloque um pouco da mistura na forma e, em seguida, adicione em cada forminha um pouco de argila cinza e anis. Cubra tudo com o restante da mistura de glicerina. Deixe os sabonetes nas formas até que eles sequem e desenformem. Confira o vídeo com o tutorial completo abaixo!

https://www.youtube.com/watch?v=uONFRmRNfsk

Garrafinhas com doces ou bebida

garrafas de bebidas

Seguindo a mesma linha de lembrancinhas rústicas, garrafinhas de bebidas podem ser distribuídas para os convidados como uma recordação. E já que estamos falando em casamento no campo, vale enchê-las com um suco fresquinho ou uma cachaça artesanal, por exemplo.

Outra ótima opção para encher as garrafinhas são as balas de coco. Elas dão um charme todo especial à decoração e são uma delícia!

Azeite e alecrim

azeite e alecrim

O azeite é repleto de benefícios para o corpo, especialmente para o coração, graças ao ômega 3. E já que corações contentes são os protagonistas da festa, que tal dar garrafinhas de azeite como lembrancinha para seus convidados? Para isso, você precisará de:

Materiais

  • 4 raminhos de alecrim frescos e limpos (compre em feiras de produtores locais)
  • 250ml de azeite de oliva (dê preferência ao azeite virgem)

Passo a passo

Preaqueça o forno a uma temperatura de 180 graus. Coloque os ramos de alecrim no forno até que sequem e fiquem com uma tonalidade verde-escuro. Em seguida, leve o azeite ao forno até ele ficar morno (cuidado para não ferver). Coloque os ramos de alecrim no azeite e deixe-os cozinhar por 1 minuto em fogo baixo.

Com cuidado, transfira os ramos de alecrim para as garrafinhas de vidro já limpas e complete com azeite. Tampe imediatamente e espere esfriar.

Potes de mel

compota de mel

Já que estamos falando em casamentos rústicos, que tal presentear seus convidados com potinhos repletos de mel caseiro? Lembre-se de fazer etiquetas personalizadas com os votos do casal!

Porta-retratos

É certo que seus convidados terão diversos registros da cerimônia. Por isso, os porta-retratos são ótimas sugestões de lembrancinha para uma cerimônia rústica, em que até mesmo as fotos são impressas. Compre molduras de madeira e pinte-as com as cores adotadas na decoração da cerimônia. Finalize com uma embalagem e uma fita de juta, chita ou tule.

Cones com sachês perfumados

Você pode preencher cones de papel com docinhos caseiros tradicionais, como o bem-casado, ou com sachês perfumados, que acrescentam um charme ainda maior ao presente. Na papelaria, busque por papeis que tenham boa resistência e cujos tons sejam próximos ao pastel, para manter o clima rústico. Veja um passo a passo aqui!

Neste link você encontra uma maneira fácil de fazer sachês perfumados. Lembre-se de que, quanto menores os sachês, mais delicado o presente fica!

Gostou das nossas dicas para produzir suas próprias lembrancinhas de casamento rústicas? Então confira estas dicas para organizar o seu casamento no sítio e desfrutar da sensação de liberdade e aconchego do lugar!

Imagens via The Darby Smart Blog / Smugmug / Long Island Weekly / Weddbook / Casamento Jundiaí / Huffington Post / Tweetle Dee Design Co

Publicações relacionadas

lembrancinhas verdes

Casamento - Há mais de 5 anos

Lembrancinhas ecológicas: inspire-se na natureza!

lembrancinhas casamento

Casamento - Há quase 5 anos

8 lembrancinhas de casamento no estilo retrô

confetes lembrancinhas de casamento

Casamento - Há quase 4 anos

Os confetes para lembrancinhas de casamento estão de volta!

Comentários