20 coisas que mais irritam os convidados de casamento

Há mais de 3 anos

coisas que mais irritam os convidados de casamento

A festa de casamento é um evento muito especial para os noivos e também para os convidados, pois estes são as pessoas mais queridas, selecionadas a dedo para prestigiar a união dos pombinhos. Por isso, é de inteira responsabilidade dos noivos fazerem seus convidados de casamento se sentirem muito importantes e estarem muito bem no grande dia, aproveitando todos os momentos.

Quando falamos em casamentos, nem sempre agradamos a todos. As vezes um convidado pode não estar satisfeito com a comida servida, com a data de casamento incoveniente, ou até mesmo com a falta de organização da festa. Isso vai te deixar muito constrangida! Para não levar esses problemas para o seu casamento, separamos 20 coisas que mais irritam os convidados de casamento e como você pode evita-las. Confira a seguir!

1 - Data de casamento inoportuna

data inoportuna

Marcar a data do seu casamento durante a semana não é uma ideia bem vinda, pois seus convidados vão ter que trabalhar no dia seguinte e não vão aproveitar a festa até o fim. Escolher um feriado para marcar o casamento, pode também não ser legal, pois muitos podem viajar e é muito provável que não compareçam no seu casamento.

Para que a data seja conveniente para todos, faça uma pesquisa com seus convidados de casamento, pesquise as datas que não possam comprometer ninguém e evitar que não fiquem angustiados em não poder estarem presentes em sua festa. Baixe o ebook gratuito aqui para você escolher a melhor data para o seu casamento.

2 - Não deixar claro no convite se o convidado solteiro pode ou não levar um acompanhante

nome dos acompanhantes no convite

Esse talvez seja um dos principais motivos que deixam seus convidados mais irritados. É muito ruim ficar na incerteza se pode ou não levar um acompanhante para a festa. Para não deixar dúvidas, é imprescindível que você deixe claro no convite de casamento se os convidados devem ou não levar um acompanhante, principalmente se estes forem solteiros. Talvez a maioria dos solteiros não achem legal chegar a uma festa sozinhos. Pense muito bem sobre isso!

3 - Músicas muito desanimadas e repetidas

músicas desanimadas

DJ que só toca um tipo de música é no mínimo muito chato. Você pode ser fanática por música clássica, mas durante a sua festa, pense também na diversão dos convidados. Escolha músicas animadas e com ritmos variados (samba, axé, salsa, forró e etc), pois o sucesso da sua festa é a pista de dança e você não vai querer ver ninguém parado não é?

4 - Discursos que não acabam mais

discursos que quase não acabam

Eles são os piores! Os discursos são emocionantes isso a gente sabe, mas se forem muito longos podem deixar seus convidados de casamento bem impacientes e até bocejando de sono.

Tome bastante cuidado com isso, o ideal é que você faça um discurso curto e direto, que dure até 5 minutos para não enfadar seus convidados. Lembre-se que você pode tocar os seus convidados mesmo com poucas palavras, o objetivo é agradecê-los por estarem ali comemorando o momento mais lindo da sua vida.

5 - Falta de organização total

Já imaginou ver seus convidados comerem em pé porque não havia cadeiras suficientes para sentarem? Ou então não tinha comida suficiente para todos? É uma situação muito embaraçosa e frustrante para os noivos.

Para evitar essas situações desagradáveis, faça um planejamento com no mínimo 1 ano de antecedência, faça um checklist com tudo que precisará para os preparativos e por fim faça um orçamento adequado com os fornecedores baseado no número de convidados para o buffet e bebidas, espaço, mesas e cadeiras e etc. Deixe tudo acertado!

6 - Servir comida inadequada

servir comida inadequada

Se seu casamento for no verão, é essencial priorizar comidas mais leves e para a sobremesa, algo que sacie a sede dos convidados, como sorvetes, mousse, pavê e etc. Nada de comidas muito pesadas, pois no calor esses alimentos podem causar indigestão e mal-estar.

7 - Atraso do horário da cerimônia

O que mais irrita os convidados é o atraso para o início da cerimônia. Não é nada legal colocar no convite um horário, sendo que na realidade será outro.

8 - Sentar com pessoas estranhas

sentar com pessoas estranhas

Este ponto é crucial e requer muito cuidado! Fazer uma organização adequada das mesas é importantíssimo, pois você deseja que todos fiquem contentes com os seus assentos, não é? Não adianta colocar um colega de trabalho junto com sua prima que nem ao menos se conhecem, os dois com certeza não vão ficar a vontade. O ideal é separar as mesas por família, amigos e colegas de trabalho. Veja aqui como não errar ao organizar as mesas dos convidados.

9 - Crianças descontroladas

crianças descontroladas

Se vai ter crianças no seu casamento, o ideal é que você encontre formas de entretê-las durante a festa. Não tem nada pior do que ver crianças correndo descontroladas pelo salão ou gritando aos prantos. Isso pode gerar irritação nos convidados, não tenha dúvida.

10 - Noivos desatentos com os convidados

noivos desatentos com os convidados de casamento

Os flashs acabam tomando o tempo dos noivos, e talvez eles esqueçam de cumprimentar seus convidados, mas não por maldade. Uma possibilidade para dar atenção a todos os presentes é fazendo um passeio de mesa em mesa para agradecer a presença e tirar fotos para guardar de recordação. Vem ver aqui ideias de selfies.

11 - Atraso da noiva

atraso da noiva

O atraso da noiva é uma tradição de décadas, isso já sabemos, mesmo assim é importante ter cautela. Uma hora de atraso chega a ser um absurdo para quem está esperando a chegada da noiva a algumas horas antes. É essencial que a noiva se programe com antecedência e assim evite reclamações por parte dos convidados.

12 - Estacionamento insuficiente para os convidados

Em qualquer lugar que você chega e se depara com o estacionamento lotado é desanimador, não é? E quando se trata de casamento não é diferente. Os seus convidados precisam estacionar o carro em um lugar seguro. E se não tem mais vagas isso pode gerar muitos aborrecimentos.

Antes de fechar o local da sua recepção, se preocupe se nesse lugar há estacionamento disponível e quantas vagas. Deixe seus convidados despreocupados com relação a isso.

13 - Cerimônia religiosa extremamente longa

cerimônia longa

Independente da religião do casal, é importante frisar no tempo que vai durar a cerimônia, pois para ser perfeita não precisa ser longa. O ideal é que a cerimônia seja breve na medida do possível para não cansar os seus convidados. Planeje com o seu cerimonialista sobre o passo a passo e estime quanto tempo durará a sua cerimônia.

14 - Poucas opções de comidas no buffet

buffet com poucas opções de comida

Como diz o provérbio: "Não se pode agradar a gregos e troianos". E no buffet de casamento não é diferente, pois nem todos gostam do mesmo tipo de comida. Então se tiver muitas opções, maior é a chance de agradar a todos. É importante adicionar uma opção para os vegetarianos, para pessoas com intolerância ao glúten e lactose, diabéticos e etc.

Assim sua amiga que não come carne, não vai ficar de fora, já que você vai proporcionar pratos veganos. Ou um parente seu que apresenta diabetes ficará muito feliz com os doces sem açúcar. Seus convidados vão se sentir muito especiais por você ter lembrado deles dessa forma.

15 - Número de lembrancinhas insuficientes

lembrancinhas insuficientes

Todos esperam no final da festa receber a lembrancinha do casamento. Já imaginou se o número de lembrancinhas ficar esgotado e alguns convidados não receberem? A reação não é outra, muitos ficarão chateados por não ter recebido a principal recordação do grande dia. Para evitar esse problema, encomende um número a mais de lembrancinhas, afinal é melhor sobrar do que faltar. Saiba aqui como fazer o orçamento das suas lembrancinhas e não passe vexame.

16 - Espaço muito apertado para a realização da cerimônia e festa

espaço apertado

O espaço é outro detalhe importantíssimo, tanto para a cerimônia quanto para a festa. Você precisa levar em conta o conforto dos seus convidados, pois ninguém deseja chegar em um lugar super apertado, muito calor, uns esbarrando nos outros, ou sem cadeiras suficientes para todos. Seus convidados vão ficar muito enfadados com isso. Antes de escolher o espaço veja se o mesmo comporta todos e evite desconfortos com um espaço muito apertado. Se você ainda não escolheu seu espaço para a festa, confira aqui como escolher.

17 - Bebidas não refrigeradas

bebidas não refrigeradas

Infelizmente alguns noivos não dão a menor importância a esse detalhe da festa. É muito desconfortável para os convidados com muita sede darem de cara com água quente.

Por isso é sempre bom planejar o quanto antes para você não ter surpresas desagradáveis. Isso vale para as outras bebidas como sucos, refrigerantes, cervejas e coquetéis geralmente servidas geladas.

18 - Poucos banheiros

Esse é um grande tormento, principalmente para as mulheres. Depois de cair na pista e beber os drinks a disposição, é impossível não ter aquela vontadezinha de ir ao banheiro. Ninguém merece ficar esperando na fila já que a recepção não dispõe de um número maior de banheiros. Isso é super irritante.

19 - Cerimônia ao ar livre em período muito quente

cerimônia ao ar livre

Sem dúvida, um casamento ao ar livre em período muito quente, sem ventilação e sem sombra, pode ser um pesadelo para os convidados. Ninguém deseja assistir a cerimônia toda exposto ao sol, principalmente as mulheres porque o calor pode acabar com qualquer look: maquiagem derretendo, por exemplo. Não esqueça de providenciar guarda sol para os convidados.

20 - Não ter lugares suficientes para sentar

não ter cadeiras para sentar

É muito desanimador para um convidado chegar na cerimônia ou até mesmo na recepção da festa e não encontrar um lugar para sentar. Você não vai querer que ele saia correndo para disputar uma cadeira, não vai? Dispor o lugar de todos é um detalhe importantíssimo, pois ninguém quer ficar desconfortável a festa toda.

Ao alugar as mesas e cadeiras, tenha em mente o número dos convidados e acompanhantes para garantir a todos um assento. 

Gostou das dicas de hoje? Então não deixe de assinar nossa newsletter na caixinha logo à esquerda e receba muito mais!

Imagens via Her Wedding Planner / Lápis de Noiva / I Can Happy / Green Wedding Shoes / Cortijo Andaluz / Colorado Party Rentals / The Knot / Danilo Siqueira / Dicas de Mulher / Borrowed and Blue / Decorcraze / Huffington Post / Ashleys Bride Guide / One Wed / Brides. 

Publicações relacionadas

chá de panela

Mais Dicas - Há mais de 3 anos

Chá de panela que nada! Veja 5 novas ideias de chás para noivas

Casamento Marina Ruy Barbosa e Xandinho Negrão

Mais Dicas - Há aproximadamente 2 anos

Marina Ruy Barbosa e Xande Negrão se casam em cerimônia para 800 convidados

Penteados para mãe da noiva

Mais Dicas - Há quase 3 anos

10 penteados para a mãe da noiva/noivo brilhar no grande dia

Comentários