5 maneiras para você ser feliz no casamento

Há quase 5 anos

ser feliz no casamento

Você sabe como ser feliz no casamento? Afinal, é bom garantir sua felicidade antes e depois do casório para evitar brigas. Confira estas dicas importantes.

Tudo parece fazer sentido antes do “até que a morte os separe”. Depois é que começam as dúvidas, os problemas, conflitos e dificuldades. Mas nada é motivo para desistir do “felizes para sempre”, e vamos te ajudar! Separamos 5 maneiras para você ser feliz no casamento.

Quer ser feliz no casamento? Veja estas dicas!

1 - Amar o outro com suas virtudes e defeitos

Ainda hoje há quem acredite na mudança do próximo após o casamento. Trocar alianças não muda a personalidade e nem as prioridades de ninguém. Pode sim adicionar desejos e planos, mas a essência da pessoa sempre será a mesma, portanto, não se iluda achando que pode mudar o cônjuge.

Mas nada de desespero! Em um relacionamento, todos precisam ceder, de forma que possa haver harmonia dentro de casa. Dar o braço a torcer de vez em quando estimulará o outro a melhorar um pouco certas atitudes.

2 - Não apontar ou culpar as falhas

Que ninguém é perfeito estamos carecas de saber, mesmo assim, tendemos a esperar as melhores atitudes possíveis daqueles que amamos. Dessa forma, é muito difícil para uma mulher ver que o marido não consegue se entrosar com os amigos dela, ou para um marido ver que a mulher critica o futebol do final de semana, por exemplo.

Mas calma, nem tudo é motivo para marcar terapia de casal!

Procure fazer um exercício mental. Ao invés de plantar uma briga, proponha uma conversa em que ambos possam falar e tenham que ouvir. Se nada der certo, se esforce para aceitar as manias do outro. Apesar de tudo, ele escolheu ficar ao seu lado pelo resto da vida, e é isso que importa!

5 maneiras para você ser feliz no casamento

3 - Valorizar as semelhanças mais do que as diferenças

Um casal é realmente feliz quando consegue montar uma lista com interesses em comum: ambos gostam de tal filme, de tal restaurante, de tal bar, e saber disso os une ainda mais.

Quando um casal não está feliz no casamento, a tendência é exatamente ao contrário. Os dois só conseguem enxergar o quanto são diferentes e o quanto não pensam da mesma forma.

É claro que ninguém é igual a ninguém, e nunca haverá uma pessoa 100% compatível com outra, mas o ideal é que haja certo equilíbrio. Sempre que observar alguma semelhança, diga em voz alta para que os dois se lembrem sempre qual o porquê de darem certo.

4 - Reconhecer que casamento não é um mar de rosas

Seja por conta da rotina, ou mesmo do stress do dia a dia, há momentos em que você não parece estar nada empenhada no seu casamento, e em outros, seu cônjuge é que não está dando a mínima para o casal.

O problema surge quando um dos dois está sempre totalmente empenhado, enquanto o outro permanece 100% ausente da relação.

Quando o assunto é comprometimento com a situação, você deve sim fazer certas cobranças, mas nunca transforme isso em briga. Evite dizer que você faz tudo enquanto o outro não faz nada. A melhor saída nesses casos é conversar, mesmo que por dias, ou semanas, resolvendo uma questão por vez.

5 - Encarar as grandes questões antes do casório

Se você ainda é noiva (o), saiba que algumas decisões importantes precisam ser conversadas antes de trocar as alianças como, por exemplo, possíveis sacrifícios que um venha a ter que fazer pelo outro.

Conversar sobre a possibilidade de terem que mudar de cidade, se terão filhos, se gostam (ou desgostam) de animais de estimação. Enfim, para ser feliz no casamento não pode haver economia de conversas. Seja 100% sincero sobre o que espera da sua vida e como pretende incluir o outro nisso.

Publicações relacionadas

Relacionamento - Há mais de 5 anos

9 dicas valiosas para conservar um casamento feliz e duradouro

erros que podem destruir o seu casamento

Relacionamento - Há aproximadamente 3 anos

5 erros que podem destruir seu casamento. Tente evitá-los!

casamento desgastado

Relacionamento - Há mais de 4 anos

Seu casamento está desgastado? Saiba os 11 erros que você não sabe que está cometendo

Comentários