6 conselhos de como administrar seu dinheiro para o casamento

Há aproximadamente 3 anos

como administrar seu dinheiro para o casamento

Casamento requer investimento e pode haver riscos. Um grande desafio para o casal é saber lidar com as finanças para não gastarem mais do que devem.

Gerir as finanças do casamento pode ser difícil, mas é importante haver um consenso de objetivos financeiros entre o casal antes de casar. Com um pouco de cautela e planejamento você e seu noivo vão conseguir administrar o dinheiro do casamento de maneira correta.

Confira abaixo nossas dicas de como administrar seu dinheiro para o casamento e assim parar de se despreocupar com dívidas após o casamento.

6 conselhos de como administrar seu dinheiro para o casamento

1 - Zere suas dívidas

zere suas dívidas

Se você vai casar a primeira coisa a fazer é zerar suas dívidas, pois você não quer ter uma pilha de contas pra pagar após o casamento não é? Seja contas em cartão de crédito, boletos bancários, empréstimos que ainda te assombram, zere tudo antes de começar o planejamento do casamento.

“Tire uma hora para olhar os seus gastos dos últimos 3 meses e encaixá-los em 3 categorias: 50% devem ser os essenciais (alimentação, moradia, transporte, etc), 20% para supérfluos (compras, lazer, presentes, etc) e 30% para as parcelas das suas dívidas. Só de olhar e avaliar seus gastos você já vai conseguir ver onde há exageros e onde dá para cortar”, afirma Carolina Ruhman Sandler, fundadora do site Finanças Femininas.

Uma dica para você sair do buraco de dívidas, é ir atrás de uma renda extra. Seja vendendo trufas, doces, bolos, água na praia e uma infinidade de outras coisas.

Você vai amar ler também:

2 - Invista o seu dinheiro

Depois de quitar todas as dívidas (e só depois mesmo, não adianta fazer isso quando ainda está no vermelho), você pode destinar pelo menos 20% do salário para guardar todo mês. Mas nada de deixar o dinheiro guardado na poupança! Abra uma conta em uma corretora e aplique todo o dinheiro que você conseguir juntar.

Guardar uma parte do seu dinheiro é indispensável. Você nunca saberá quando você vai precisar de algum dinheiro, seja para pagar por uma emergência futura ou mesmo para uma futura compra que você terá que pagar, por exemplo, a compra da sua casa ou apartamento.

Apesar de uma conta conjunta ser mais prática, o ideal mesmo é que cada um abra uma conta separada, pois isso mantém a individualidade e independência do casal. Por outro lado, se a conta é conjunta, cada um precisa dar explicações sobre os gastos que foram realizados. Simplificando, isso se torna uma situação bem chata.

3 - Guarde dinheiro para dar entrada em uma casa

guarde dinheiro para dar entrada em sua casa

Como diz o ditado: Quem casa quer casa! Guarde seu dinheiro para comprar uma casa ou para comprar um apartamento para viver. Isso é o que todo casal deve ter em mente antes de casar, pois não adianta casar se não tem ao menos um lar para morar. “Use o dinheiro que você está guardando para dar a entrada no apartamento”, indica Carolina.

4 - Renuncie despesas variáveis

Se o seu objetivo é guardar dinheiro para planejar o casamento, renunciar algumas despesas variáveis como saidinhas para restaurantes e bares aos fins de semana, ir ao shopping pra curtir um cinema com o seu amor ou até mesmo ir no salão de beleza que você tanto gosta, seria um bom começo para guardar aquela graninha que poderá ser gasta em outras coisas mais importantes.

5 - Guarde dinheiro para sua lua de mel

guarde dinheiro para sua lua de mel

Se depois de pagar as despesas do casamento você sente que não pode dar ao luxo de ter uma lua de mel dos sonhos, você pode usar o dinheiro recebido em presente pelos convidados e guarda-lo para planejar uma lua de mel para o próximo ano ou dois.

6 - Faça uma Planilha de custos pessoais e do casamento

Uma das formas de como administrar seu dinheiro para o casamento é fazendo uma planilha com tudo que você pretende gastar e qual o seu investimento para cada item do casamento. Faça também uma planilha para seus gastos pessoais, pois assim você saberá de onde o dinheiro está sendo gasto. Saiba sempre fazer essa separação.

E aí gostou das dicas? Agora ficou mais fácil administrar o dinheiro do seu casamento. Tem alguma outra dica que você deseja comentar? Deixe seu comentário abaixo. ;)

Publicações relacionadas

meeka a assistente pessoal dos noivos

Planejamento - Há mais de 3 anos

Conheça a Meeka, a assistente que organiza o seu casamento

Fazer uma festa de casamento gastando pouco

Orçamento - Há mais de 2 anos

É possível fazer uma festa de casamento gastando pouco e encantando muito?

promoção agenda da noiva

Planejamento - Há mais de 3 anos

Promoção imperdível "Agenda da Noiva" na semana da mulher!

Comentários