6 erros fatais sobre mesas de casamento que você deve evitar

Há quase 4 anos

mesas de casamento

Toda noiva sonha com um casamento perfeito e único. Porém, conforme o tempo vai passando e o grande dia se aproximando, os detalhes começam a se acumular e algumas coisas acabam caindo no clichê e no erro comum.

Se você e seu noivo optaram por fazer um jantar (ou almoço, caso o casamento seja durante o dia) você deve planejar a disposição das mesas no espaço onde receberá seus convidados e escolher com muito carinho, o lugar que eles ocuparão em cada mesa.

mesas casamento

A tarefa é, aparentemente, simples, porém na prática, pode ser bem mais complicada do que parece. Muitos fatores devem ser levados em consideração: a família de cada um, os casais, os solteiros, os amigos, etc.

A primeira coisa que vocês devem ter em mente ao planejar os lugares é que o objetivo é fazer com que os convidados fiquem à vontade sentados uns com os outros.

Reunimos abaixo os 6 erros mais comuns sobre mesas de casamento que você deve evitar. Confira:

1 - Não confirmar a presença dos convidados

Essa atitude compromete totalmente a estrutura na hora de sentar os convidados. Saber exatamente quantas pessoas comparecerão ao seu casamento e quem são essas pessoas é a base para planejar os lugares para que os convidados se divirtam e aproveitem o jantar.

Para isso, contrate uma pessoa (ou faça você mesma) o famoso RSVP (Répondez S'il Vous Plaît é uma expressão francesa que significa confirmação de presença). Veja abaixo os modelos fofos de RSVP que você pode usar:

rsvp modelo

responda por favor

confirmação de presença

2 - Convidar as pessoas achando que elas não irão

Isso pode resultar em um local lotado e pessoas mal acomodadas e tenho certeza que não é isso que você quer, certo?

3 - Não organizar um placard das mesas

Os modelos de placard são uns mais lindos que os outros e, além de lindos, organizam e informam os convidados onde devem se sentar. Tudo isso com muito charme. Veja abaixo um modelo de placard:

placards de mesas

4 - Cuidado redobrado com os lugares dos pais

Não sente, por exemplo, os pais da noiva na mesa dos noivos e os pais do noivo em outra mesa qualquer. A tradição reza que à mesa dos noivos, estes se sentam ao centro e os padrinhos e os pais de ambos ao seu lado. Além disso, homens e mulheres sentam-se alternadamente. Nas mesas próximas à mesa dos noivos, sentam-se os familiares mais próximos.

familia dos noivos

É claro que essa é apenas uma sugestão. Alguns noivos preferem uma mesa só para eles e, outros, colocam seus avós sentados juntos com os pais.

5 - Mesa dos solteiros

Conforme os lugares vão se esgotando, os amigos e parentes solteiros vão sobrando. Evite senta-los em mesas em que eles não conheçam ninguém. É um constrangimento desnecessário e, provavelmente, caso essa pessoa seja uma pessoa mais tímida, essa será uma lembrança desagradável que ela terá do seu grande dia.

reservado para amigos

Evite, também, formar casais com as pessoas solteiras. Na teoria, você pode até acreditar que sua amiga combina muito com aquele seu primo, mas a realidade pode ser outra completamente diferente.

6 - Mesa das crianças

Obviamente as crianças muito pequenas e os bebês devem ficar com seus pais, mas para as outras, o ideal é ter uma mesa exclusiva para elas. É importante, também, contratar alguém para cuidar especialmente dessa mesa de casamento.

A melhor maneira de sentar as crianças é separando-as pela idade, caso sejam muitas. Se forem poucas, sente-as todas juntas.

mesa para as crianças

As mesas podem ser semelhantes às dos adultos ou, caso você prefira, crie um espaço exclusivo para que elas se sintam especiais e bem cuidadas. Nesse espaço exclusivo, você pode ainda colocar outros brinquedos, lápis de cor e papéis para que elas prefiram ficar lá a ficarem correndo pelo salão.

Imagens via Perfeito Casamento / Acervo de Interiores / Pinterest / Bridal Dectetive / Guida Eventos / Elo 7

Publicações relacionadas

Porta aliança de casamento

Mais Dicas - Há mais de 2 anos

Porta aliança de casamento: 20 ideias PERFEITAS para o seu casório em 2017

topo de bolo

Mais Dicas - Há mais de 5 anos

6 ideias criativas de enfeites para topo de bolo de casamento

vestidos mae noivos

Mais Dicas - Há aproximadamente 5 anos

7 modelos de roupas para a mães dos noivos arrasarem no tapete vermelho

Comentários