7 regras de etiqueta para a madrinha da noiva

Há mais de 3 anos

regra etiqueta para madrinha da noiva

Ser madrinha da noiva, além de uma grande honra e satisfação para a escolhida, é uma tarefa que precisa de organização, comprometimento e respeito pelas escolhas dos noivos, que passaram um bom tempo planejando a cerimônia dos seus sonhos e desejam que tudo ocorra perfeitamente.

Você foi convidada para ser madrinha de casamento? Saiba que alguns detalhes são fundamentais para participar desse momento tão importante na vida do casal de pombinhos. Por isso, listamos 7 regras de etiqueta para que você cumpra perfeitamente seu papel. Confira!

1 – Siga à risca as instruções da noiva

Passada a euforia inicial do convite para madrinha, veja se há alguma indicação específica com relação ao vestido. Observe se há recomendação com relação à cor e o modelo que deverão ser usados. Se houver algum tipo de solicitação especial, apenas siga sem questionar, não seria elegante debater com a noiva. Mas caso não haja nada escrito, é de bom tom ligar para a noiva e informá-la a cor que pretende usar.

Sempre é válido lembrar que, a não ser que tenha sido solicitado, o preto não é a cor mais indicada para o vestido da madrinha. E o branco, nem cogite, é de uso exclusivo da noiva.

Veja também essas super dicas para as madrinhas:

2 – Entenda se o seu companheiro não for o padrinho

Algumas vezes, acontece da noiva fazer um convite para a madrinha de casamento, porém quem será o seu par no altar não é o seu namorado ou marido. Se isso representar certo desconforto, é recomendado conversar de forma educada com a noiva, agradecer o convite, mas informá-la que não poderá aceitar para não deixar seu par desacompanhado.

A dica aqui é ser bem sutil e de forma alguma deixar subentendido que quem deveria acompanhá-la como padrinho é seu companheiro. Compreensão é a palavra de ordem para essa situação.

3 – Seja uma madrinha prestativa, mas não intrometida.

Se você foi convidada para ser madrinha da noiva é porque vocês mantêm um relacionamento bem próximo, por isso, conversar e perguntar se deseja algum tipo de ajuda, é delicado e demonstra interesse e amizade. Por outro lado, perguntar demais, querer saber de tudo a todo momento, é desagradável.

A noiva estará preparando a cerimônia e com certeza desejará manter algum suspense para gerar surpresa em todos os convidados. Por isso, a regra de etiqueta é ser gentil e prestativa, porém não intrometida.

4 – Escolha um presente de acordo com suas possibilidades

As cerimônias de casamento são repletas de tradições, e uma que já é bem estabelecida é que os padrinhos ofereçam um bom presente. Isso é uma atitude bem legal, porém é mais elegante que o presente seja de acordo com as suas possibilidades, nem de valor elevado demais, que comprometa seu orçamento e gere uma imagem de falsa ostentação e também nada tão simples, que demonstre que não houve muito interesse para esse momento.

5 – Jamais se atrase

Apesar de atualmente não ser mais tão comum, a noiva ainda pode se atrasar sim. Por outro lado, a madrinha não pode jamais. O recomendado é chegar antes para conversar com o cerimonialista, organizar a entrada e ajudar em algo, caso seja necessário. Portanto, programe-se com antecedência.

6 – Mantenha a postura durante a cerimônia e festa

Ser madrinha de casamento é uma posição de destaque na cerimônia e festa, há diversas solicitações para fotos, danças com noivos, jantar. O melhor a fazer é não exagerar com as bebidas alcoólicas para não correr o risco dar vexame.

7 – Comporte-se à mesa

Na hora da refeição que será servida, é elegante manter a boa educação também. Os talheres estarão organizados de acordo com os pratos que serão servidos, nesse caso a regra é usá-los de fora para dentro. Aprecie a comida de forma pausada, não há necessidade de pressa para esse momento, use os guardanapos disponíveis, e claro, nada de conversar enquanto está comendo.

O que acharam das regras de etiqueta para madrinhas que apresentamos? Para completar, confira nosso post especial sobre dicas incríveis sobre maquiagem para madrinha de casamento.

Publicações relacionadas

Madrinhas de casamento

Padrinhos e Convidados - Há aproximadamente 5 anos

[Infográfico] Os 9 deveres da madrinha de casamento

Penteado para casamento no campo madrinhas

Padrinhos e Convidados - Há mais de 2 anos

Penteado para casamento no campo: 12 estilos para as madrinhas arrasarem

maquiagem para madrinha de casamento

Padrinhos e Convidados - Há mais de 3 anos

Maquiagem para madrinha de casamento: veja 7 dicas valiosas

Comentários