Aprenda como escolher a casa de festas ideal para seu casamento

Há mais de 3 anos

casa de festas

Grande ou aconchegante, clássico ou moderno, rústico ou sofisticado… São inúmeros os estilos dos salões de festas disponíveis para a realização de eventos sociais, como os debuts, coquetéis e casamentos. Por falar em casamentos, eles estão dentre as ocasiões mais especiais na vida das pessoas e, justamente por isso, devem ser comemorados à altura.

A festa de casamento deve ser bonita e animada, de preferência, sediada em um espaço agradável, confortável e acolhedor, que comporte a quantidade de convidados, que acomode a todos com segurança e favoreça o bom andamento da recepção.

Você já escolheu a casa de festas ideal para o seu casamento? Não? Então confira as nossas dicas e simplifique a escolha desse espaço!

Escolha um espaço em um lugar acessível

Ao escolher o espaço de festas para seu casamento, considere a acessibilidade do salão. Dê preferência a lugares mais próximos da igreja, que sejam fáceis de localizar e não apresentem obstáculos no caminho para chegar.

Isso oferece maior comodidade aos convidados, evita atrasos, facilita seu deslocamento entre a igreja e o local da recepção e ainda favorece o trabalho dos fotógrafos, cerimonialistas e demais fornecedores, já que eles poderão chegar, sem dificuldades, à casa de festas.

Leve em conta a beleza da casa de festas para o casamento

Outro ponto importante na escolha da casa de festas é a estética do lugar, afinal, quanto mais bonito for o salão, mais belo serão o momento e os registros fotográficos. Avalie as possibilidades decorativas do espaço, a iluminação da casa de festas, o mobiliário do lugar, a quantidade de ambientes e a arquitetura do local.

Casa de festas

Em termos de arquitetura, é indispensável que você leve em consideração o estilo do casamento. Se a sua proposta é um casamento requintado, não vá escolher um salão com arquitetura rústica. Se o estilo do casório for moderno, nada de escolher um local vintage. Se o casamento seguir uma linha simples e intimista, no estilo mini wedding, evite espaços luxuosos e muito amplos.

A regra é simples: seja coerente e escolha um lugar que dialogue com o clima e o conceito da sua festa.

Veja também:

Busque o melhor custo-benefício

Para fazer um bom negócio na escolha da casa de festas para o seu casamento, busque o melhor custo-benefício. Pesquise e compare preços, negocie descontos e opte por um lugar que caiba no seu orçamento. Se você tem um valor X para gastar com a festa toda, comprometer 50% desse valor apenas com a locação do espaço é um erro, até porque você ainda terá que providenciar comida, bebida, DJ, decoração, etc.

Agora, se o espaço for super completo, já incluir um bom buffet, cerimonial, boate, seguranças, gerador, manobristas, garçons, decoração e outros itens essenciais para uma festa de qualidade, o investimento pode ser compensador.

recepção e buffet

Vale ressaltar que boa parte das casas de festas oferece pacotes completos ou indicação de fornecedores parceiros fixos. Se o local que você pretende contratar trabalhar dessa forma, não deixe de avaliar fornecedor por fornecedor para impedir que o barato saia caro.

Pesquise sobre a reputação da empresa

Não feche negócio com o local da festa antes de pesquisar a reputação da empresa. Infelizmente, existem espaços de festa que não trabalham com ética e profissionalismo, que desrespeitam contratos e geram transtornos para os noivos e seus convidados.

Para evitar que isso aconteça no seu casamento, procure conversar com outros clientes que fizeram suas festas no espaço, leia depoimentos nas redes sociais e pesquise na internet se há reclamações ou processos contra a empresa. Essa atitude preventiva pode fazer toda diferença em uma escolha segura e acertada da casa de festas para o seu casamento.

Veja quais são as restrições do espaço

Toda casa de festas tem suas restrições. Algumas não permitem que algo seja fixado nas paredes, outras só fazem festas com os próprios fornecedores, algumas não permitem músicas ao vivo, outras tantas possuem horário diferenciado de funcionamento. Veja todas essas questões antes de formalizar o contrato; aliás, leia atentamente a minuta para avaliar se concorda com todos os termos.

salão de festas de casamento

É indispensável conferir as permissões e proibições, além de esclarecer as eventuais dúvidas. Depois pode ser tarde, e você pode acabar se arrependendo, já que as quebras contratuais, além de gerarem dor de cabeça, acarretam multas.

Fique de olho nas questões burocráticas e formais

Para assegurar o bom andamento da sua festa, é necessário que você confirme que o local possui alvará de funcionamento. Essa licença para funcionar garante que os órgãos reguladores aprovam o espaço de eventos para operar. Sendo assim, cheque as informações para a legalidade do espaço. Você não quer que a casa de eventos seja interditada às vésperas do seu casamento, não é mesmo?

Pense na segurança

Pense no seu bem-estar e no bem-estar dos convidados. Segurança é um aspecto essencial a ser observado na escolha da casa de festas do seu casamento. Sendo assim, veja se o espaço tem itens de emergência, como extintores. Além disso, saídas amplas e emergenciais são indispensáveis. A região deve ser segura, e vigilantes devem permanecer na entrada durante todo o evento. Desse modo, sua recepção de casamento transcorrerá de maneira tranquila e agradável.

Prefira um espaço com bom conforto térmico

Não adianta escolher um local lindo, mas desconfortável termicamente. Nada mais desagradável do que ver os convidados suando excessivamente e sem conseguirem se divertir ou prestar atenção aos acontecimentos da recepção devido ao calor. Prefira espaços frescos, arejados e climatizados. Se a casa de festas não tiver ar-condicionado ou ventiladores, verifique se a circulação natural de ar é suficiente.

espaço arejado

Se você pretende se casar na primavera ou no verão, esse item é fundamental. No outono e no inverno, quando as temperaturas são mais amenas, um espaço climatizado, voltado para o aquecimento, também pode deixar o evento ainda mais agradável e acolhedor. Não abra mão de avaliar o conforto térmico para escolher a casa de festas onde a recepção do seu casamento será realizada.

E aí, você gostou das nossas dicas? Elas vão te ajudar a escolher a casa de festas perfeita para o seu grande dia? Que outras estratégias você pretende adotar para escolher o lugar ideal para sua festa de casamento? Comente conosco! Ah, aproveite também para conhecer lugares diferentes para se casar e torne o seu evento memorável.

Imagens via Glen Varigill / Azul Reception Hall / Sleeping Bear Dunes

Publicações relacionadas

Metas para 2015

Mais Dicas - Há mais de 4 anos

8 Metas para 2015 que devem ser seguidas por quem vai casar

Destination Wedding Camila e Léo

Mais Dicas - Há 7 meses

O Destination Wedding dos sonhos da Camila e do Léo em Cancún

Penteados para mãe da noiva

Mais Dicas - Há mais de 2 anos

10 penteados para a mãe da noiva/noivo brilhar no grande dia

Comentários