Aprenda como organizar um casamento inesquecível!

Há mais de 3 anos

como organizar um casamento

Uma cerimônia e festa de casamento são a celebração do amor e da alegria de um casal com seus amigos e familiares. Ao mesmo tempo, trata-se de um momento íntimo e marcante na vida dos noivos. São muitos os detalhes a serem observados e planejados para que uma recepção de casamento seja impecável e inesquecível.

Pensando nisso, reunimos 12 dicas que que irão tornar esse dia ainda mais sofisticado e especial para você e todos os seus convidados. Ficou curiosa? Então continue acompanhando e descubra como organizar um casamento lindo que vai ficar na memória de todos!

Faça uma cerimônia breve

Sabemos o quão importante e significativa é o discurso do juiz (ou religioso), bem como os votos e toda a tradição da cerimônia. Mas não é todo mundo que consegue manter a atenção por muito tempo. Mesmo porque, alguns convidados poderão ter tido que encarar longas horas de viagem para estarem presentes no seu casamento e, por isso, estarão cansados.

faça uma cerimônia breve

A dica é: mantenha tais processos em um espaço temporal de cerca de 20 minutos, sem contar as entradas e saídas. Dessa maneira, não haverá pessoas distraídas ou entediadas.

Utilize aplicativos de casamentos ou hashtags

Existem vários aplicativos para cerimônias de casamento e você pode usar um deles para manter os convidados informados sobre as novidades e curiosidades da celebração.

utilize aplicativos e hashtags

Além disso, você poderá, também, acessar com mais facilidade todas as fotos dos eventos, pedindo que todos façam o upload das mesmas no mesmo lugar. Outra dica mais simples ainda é criar uma hashtag criativa e solicitar que quem tirar fotos as marquem com a tag escolhida.

Dê boas-vindas aos convidados de outras cidades

Uma ideia delicada e muita interessante em uma organização de casamento é presentear aqueles amigos ou familiares, que vieram de outra cidade para a cerimônia, com uma pequena cesta de boas-vindas.

Você pode incluir um guia turístico da cidade, para que aproveitem ainda melhor a estadia, quitutes e bebidas típicas da sua cidade, dicas de como e onde encontrar os melhores serviços e produtos, lanchinhos e algum item personalizado com os nomes dos noivos.

Alugue uma cabine de fotos instantâneas

Essas cabines são sempre um sucesso! Os convidados ficarão entretidos e alegres por poderem ter uma lembrança imediata da sua festa de casamento. Além disso, seu álbum de fotos ficará muito mais divertido e completo.

Organize um esquema de assentos

Um esquema de assentos é importantíssimo para que seus convidados interajam e divirtam-se da melhor maneira possível. Coloque as pessoas que se conheçam ou que você acredita que irão se dar bem próximas e as “incompatíveis” em locais mais distanciados. Não importa se a sua recepção será mais intimista, com serviço de self service ou exclusivamente com garçons e bartenders, esse planejamento garantirá um sucesso bem maior para o evento.

esquema de assentos

Seja atencioso com todos os convidados

Sim, pode parecer um pouco óbvio demais. Mas é importante ressaltar que faz toda a diferença cumprimentar pessoalmente cada um dos presentes no grande dia. Não importa quando ou onde, pode ser logo após a cerimônia, visitando as diferentes mesas ou circulando pelo bar e mesas de petiscos. As pessoas se sentirão muito mais queridas, especiais e contentes se você der-lhes um pouco de atenção.

Invista em um open bar

Sabemos que bebidas podem ser um dos valores mais expressivos de um casamento. No entanto, não dá para cobrar os convidados e muito menos deixá-los a deriva nesse aspecto, não é mesmo? Existem opções para todos os orçamentos.

Bebida boa não é necessariamente cara. Defina o que poderá dispender e escolha prioritariamente as opções que fazem mais sucesso entre a maioria das pessoas, como suco, refrigerante, cerveja, vodka e espumantes.

Invente um drink personalizado

Falando em bebida, que tal pedir o responsável pelo bar para inventar um drink com o nome dos noivos ou com um “mashup” entre os dois? Por exemplo: caso os noivos se chamem Felipe e Mariana, o drink poderá se chamar “Felina” ou “Malipe”. E não esqueça de anunciar a novidade para todos em quadros de avisos com sugestões de bebidas ao lado do balcão do open bar ou em pequenos “cardápios”.

personalize seus drinks

Crie uma playlist versátil

Ok, você pode amar um jazz suave ou música apenas instrumental, por exemplo. Mas você concorda que isso apenas não vai agitar a pista de dança, não é? Criar uma lista de música versátil não quer dizer colocar estilos ou músicas que não gosta.

Significa apenas que precisa variar nos ritmos. Se você não suporta pagode, sertanejo ou funk, por exemplo, garanta a diversão com hits animados de qualquer década que prefira. Há uma variedade enorme de opções divertidas da década de 40, pelo menos, até hoje.

Ou vice versa, quem manda é você. Mas coloque também aquelas músicas que são quase que uma unanimidade, que todo mundo gosta ou conhece. Outra dica: permita que os convidados sugiram músicas para a banda ou para o DJ.

Não se esqueça do conforto

Isso vale para você e para os convidados. Se a festa for de gala, muito provavelmente as mulheres ficarão desanimadas de dançar e circular muito por causa de saltos altos. Que tal descontrair e agradá-las com chinelinhos personalizados? Certamente suas amigas irão amar ser presenteadas com esse regalo que garantirá um maior conforto. Você também não vai ligar de “respirar” um pouco, não é?

Sirva lanches de fim de noite

Se a festa for um sucesso - e apostamos que será caso siga essas dicas- o dia vai estar quase raiando e ainda haverá gente dançando, conversando e se divertindo. Para que reponham as forças (e evitem aquela ressaca), nada melhor que servir lanchinhos que sirvam como uma espécie de “pré café da manhã”. Cafés, macarons franceses, biscoitinhos, licores, patês e pãezinhos são algumas opções infalíveis.

lanches para casamento

Dê lembrancinhas úteis e criativas

Lembrancinhas de casamento fazem o maior sucesso e representam um gesto muito delicado dos noivos. E por que não escolher uma opção que lhes será realmente útil?

lembrancinhas úteis e criativas

Uma foto sua e do seu noivo não está enquadrado nesse caso, a não ser, talvez, para as pessoas realmente muito próximas (como pais e melhores amigos). Opções muito mais legais e criativas são potinhos com docinhos gostosos, chiclets, trufas ou canecas estilizadas para que possam ir embora tomando um bom café e, ainda, aproveitar a caneca depois.

E então, gostou das nossas dicas? Quer aprender muito mais sobre como organizar um casamento e sobre lembrancinhas criativas? Fique de olho no nosso blog!

Imagens via 500px Iso / Over BR / MV Sea Salt / Taboo Eventos 

Publicações relacionadas

como planejar um casamento

Planejamento - Há mais de 3 anos

9 dicas rápidas de como planejar um casamento

erros que as noivas cometem na organização do casamento

Planejamento - Há aproximadamente 3 anos

15 piores erros que as noivas cometem na organização do casamento

organizar casamento

Planejamento - Há mais de 3 anos

Organizar casamento: 10 fatos que você precisa saber

Comentários