Bem-casados: saiba tudo sobre esses docinhos irresistíveis

Há quase 4 anos

bem-casados

Festa de casamento que se preze não fica sem bem-casados, não é? Os minibolos macios e recheados são mais do que esperados nas celebrações dos casórios.

Esses docinhos deliciosos e tradicionais vêm a cada ano repaginados, com algum toque moderno, que os coloca de volta nas tendências. Mas o que é regra mesmo é que eles sempre devem combinar com a temática e a decoração da festa.

Neste post você vai conferir:

Qual a origem do bem-casado?

O bem-casado é um doce português que chegou ao Brasil graças à colônia lusitana. Com o tempo, foi sendo absorvido pela nossa cultura, recebendo algumas influências nossas e hoje representa também para os brasileiros sorte, prosperidade e uma união muito feliz no matrimônio. Por isso que ninguém se arrisca em deixá-los de fora da comemoração do casamento.

bem casado história

Receita tradicional de bem-casado

Quer aprender a fazer um autêntico bem-casado? Confira.

Bem-casado: passo-a-passo

Ingredientes

Massa

  • 6 ovos
  • 1/2 xícara de chá de açúcar
  • 1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de chá (rasa) de fermento em pó

Recheio

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite sem soro

Calda

  • 100 ml de água
  • 500 g de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo

Massa

Na batedeira em velocidade alta, bata as claras em neve, e sem desligar a batedeira acrescente o açúcar, o fermento, as gemas (uma a uma), até formar um creme leve e esbranquiçado.

Desligue a batedeira e incorpore a farinha de trigo peneirada. Unte uma forma de aproximadamente 25 x 40 cm e forre com papel manteiga.

Leve para assar a 250º por aproximadamente 15 minutos.

Após assada, corte círculos de 5 cm e corte-os horizontalmente para recheá-los.

Recheio

Em fogo baixo, cozinhe o leite condensado e o creme de leite até desgrudar do fundo da panela. Recheie os círculos, usando como medida uma colher de sobremesa.

Calda

Ferva a água e acrescente o açúcar de confeiteiro. Mexa até ficar homogêneo. Banhe os bem-casados um a um e deixe secar sobre uma folha de papel manteiga, por no mínimo 6 horas.

Embale-os em papel celofane e papel crepom e finalize com um laço de fita.

Dica: se o tempo é curto ou você não quer se arriscar, você encontra o pão-de-ló pronto, já assado e fofinho, em padarias (peça para experimentar antes de levar para casa). Daí é só cortar no formato e rechear.

Tipos de recheios para bem-casados

Os recheios mais tradicionais são doce de leite e baba de moça, mas nada impede que se faça de outros sabores. O casamento deve ter o gostinho que você quiser, da mesma forma que a escolha dos sabores que estarão no cardápio da sua festa.

Ideias de recheios:

  • Doce de leite
  • Baba de moça
  • Chocolate branco
  • Chocolate preto
  • Brigadeiro
  • Nozes
  • Creme de avelã
  • Pistache
  • Café

Há, ainda, a possibilidade de brincar com a época do ano e o clima do dia do casamento. Primavera, verão, outono e inverno podem ser grandes inspirações.

recheio do bem-casado

E nada impede que adicione aos seus bem-casados o seu sabor preferido. Afinal, a massa dos docinhos tradicionais de casamento pode ser combinada com diferentes ingredientes.

Sugestões de recheios para casamentos no verão:

  • Goiabada
  • Maracujá
  • Damasco
  • Mousse de limão, entre outros que lembram o clima tropical.

Caso queira inovar, ainda, você pode seguir a moda dos macarons, os doces franceses que vêm ganhando cada vez mais espaço nas comemorações, e colorir a massa do bem-casado, usando corantes comestíveis. Um papel transparente para embalar vai destacar as cores que você escolheu. Por isso, opte por cores que façam parte do tema da decoração do seu casamento.

Qual a quantidade de bem-casado ideal por pessoa no casamento?

quantidade de bem-casado

Você já se convenceu de que tem que se programar para ter bem-casado na sua festa de casamento. Mas e agora? Qual a quantidade certa para os convidados?

docinhos que nem todo mundo gosta. Mas, no caso dos bem-casados, eles são tradicionais e toda festa tem que ter, então os convidados devem apreciá-lo de todo modo. Por essa razão, calcule 3 bem-casados por pessoa, por garantia.

Caso sobrem, eles virarão lindas lembrancinhas para as pessoas que não puderam ir ao casamento.

Como armazená-los de forma correta?

O ideal mesmo é consumir o bem-casado até a sua validade, em temperatura ambiente, que é de cinco dias, em local seco e arejado. Mas, caso seja necessário colocar na geladeira, o recomendado é até 15 dias. No freezer, 2 meses.

Vale ressaltar que geladeira e freezer podem comprometer a maciez e o sabor dos bem-casados. Veja aqui mais dicas sobre armazenamento do bem-casado.

Tipos de embalagens para o bem-casado

É fundamental, em primeiro lugar, que os bem-casados estejam deliciosos, afinal, eles serão o símbolo da união do casal no dia da festa de casamento. Eles vão representar tudo aquilo que esperam da nova vida de vocês: doçura, delicadeza, romantismo e muito mais.

embalagem bem-casado

Mas não apenas de sabor devem viver os bem-casados. Por isso, reunimos algumas ideias de embalagens apaixonantes para os seus docinhos. Confira.

  • Renda

A renda é aquele detalhe que deixa tudo mais bonito, sutil e refinado. Na embalagem do bem-casado, ela pode ser utilizada de diversas formas, desde cobrir todo o doce ou ser apenas um toque final super charmoso na embalagem.

bem-casado embalagem em renda

As cores podem ser as mais variadas possíveis, uma vez que, como já falamos, o bem-casado deve ter a “alma” da sua festa, combinar com o tema e a decoração. Então seja criativa e pense em bem-casados bem caprichados.

  • Estampas

Quem não gosta de estampas, não é? Delicados ou de mais personalidade, cores vivas ou tons pastéis, tradicionais ou com um tom contemporâneo. Não importa. Do mesmo jeito que o material da embalagem, você é quem deve decidir o que te agrada mais.

estampas

Prefere algo retro, como poás? As bolinhas ficam tão fofas, né? Vão ficar lindas nas suas produções. Estampas listradas são modernas e, ao mesmo tempo, elegantes. Eleja seus padrões preferidos e boa escolha!

  • Texturas

Bem-casado de tecido ou papel, a apresentação fica a seu critério, de verdade. É possível uma embalagem com um tecido mais sofisticado? Sim. Tecido que deixe o docinho mais singelo, para um casamento pela manhã? Também. Papel mais chique? Com certeza. Papel delicado e neutro, deixando o destaque para um belo laço? É claro.

texturas

Vale fazer testes. Teste as combinações lindas que você pode fazer. São infinitas e belíssimas opções para o bem-casado perfeito!

  • Fita

Uma fita bonita passando pelo embrulho especial e arrematando com um laço incrível. Ou apenas como um detalhe na embalagem, em cor diferente e que deixe a atenção voltada para a cor ou estampa dela. De qualquer forma, qualquer mesmo, o uso da fita é bastante inteligente e, com criatividade, resulta em ideias muito charmosas.

fitas

O cetim é muito utilizado em casamentos porque dá um ar romântico à comemoração que é a celebração do amor e do romantismo entre um casal. Por isso, você não tem como errar ao optar pela fita de cetim em sua festa de casamento.

  • Rústico

A palha e outros elementos rústicos podem ser utilizados para um bem-casado diferente. A apresentação é a alma do negócio, então vale ter ideias criativas e que tenham tudo a ver com a sua festa. Vai se casar em um sítio? Por que não investir em embalagens e decorações que combinem com o ambiente?

Bem-casado rústico

  • Natural

Flores secas, canela, trigo. Esses e outros itens são ingredientes para uma embalagem de bem-casado que lembra o natural, a paz com a natureza e toda uma postura tranquila e zen. Faz parte da sua personalidade? Você é do tipo que prefere a simplicidade das coisas e da vida? Talvez essa seja a ideia mais legal para o seu casamento.

  • Trouxinhas

Ao invés de embrulhar os bem-casados, você pode achar mais bonitas as trouxinhas. E aí não tem mistério. Da mesma forma que as embalagens mais tradicionais, você pode escolher entre uma infinidade de materiais, como papéis especiais, tecidos de todos os tipos, desde os mais grossos e até seda e renda.

trouxinhas

  • Caixinhas

As caixinhas também ficam muito graciosas para embalar os seus docinhos. A vantagem é que, caso eles devam ser levados para casa – no caso de serem entregues na saída – não haverá o risco de se deformarem, amassarem no caminho. E continuarão lindos e perfeitos.

caixinhas

Se essa for a ideia que mais te atrai, capriche, então na caixinha. Ela pode ser revestida com tecido, ser pintada ou ter aplicação de pérolas, pedras e tudo aquilo que a deixe mais especial.

  • Detalhes

Para arrematar as embalagens de bem-casado, a dica de aplicação de pedras e outros itens também vale para as outras diversas possibilidades de apresentação dos docinhos. Uma pérola aplicada no laço de fita deixa um mimo o embrulho dos bem-casados.

detalhes em pérolas

A partir das ideias básicas, você pode criar muitas outras. Prefere algo mais vintage ou meigo para eles? O que acha de corações pequenos recortados em algum papel vermelho e bem firme – ou da cor que quiser, até dourado! – aplicados em cada bem-casado?

Bem-casado como lembrancinha

A nossa ideia de valorizar os bem-casados é também devido ao fato de que, sendo eles um grande símbolo do casamento, eles servem como lembrancinhas. Se você reservar uma mesa especial com bem-casados expostos, os convidados poderão pegá-los antes de deixar o salão ou local da festa.

Bem-casados lembrancinhas

Essa prática dos noivos pode se tornar bastante interessante, uma vez que o gasto com lembrancinhas fica menor se optarem pelo bem-casado como presentinho pela presença dos parentes e amigos queridos. E eles não vão reclamar, não. Quem é que não gosta de bem-casado? Eu não conheço!

Se quiser incrementar as lembrancinhas, cada embalagem de bem-casado pode levar um tercinho ou algum mimo que poderá ser utilizado depois e que tenha tudo a ver com o casamento, como um pingente, que, ainda, vai deixar seu bem-casado ainda mais elegante.

Mas, se preferir manter a proposta mais simples, investindo apenas nos bem-casados como lembrancinhas, não se preocupe. Dá super certo. Lembrancinhas não precisam ser grandes presentes. São apenas um gesto de carinho dos anfitriões para os convidados.

Dicas importantes sobre a montagem dos bem-casados na mesa de doces

mesa de doces

  • Vai ter torre de docinhos? A torre é muito interessante, porque deixa visualmente bonita a mesa, já que ela reveza com doces em alturas menores, o que dá uma aparência mais atraente.

  • Caso não tenha e prefira algo mais simples, o bem-casado pode ser empilhado. A torre e esse empilhamento são ideias boas para mesas que já têm muitos doces, para não deixar tudo muito junto, atrapalhando a decoração e a beleza da mesa.

  • Não quer tudo combinando ou muito arrumadinho? Deixe a mesa mais moderna colocando os bem-casados como se fossem uma cascata correndo pela mesa. A fonte dela pode ser uma cesta bonita, um vaso elegante, que deve ficar deitada sobre a mesa.

  • Deixe um arranjo bonito no meio ou um castiçal como destaque e coloque cada bem-casado em volta da peça, fazendo um círculo.

  • Se as embalagens dos seus doces têm muita personalidade, cor, texturas ou estampas/padrões, você pode deixar o foco da mesa neles. O ideal é que não fiquem brigando pela atenção com outros elementos da mesa.

  • Os outros docinhos e embalagens que comporem a mesa também podem e devem ter o tema ou uma cor. Se não, podem ser neutros, com pequenos detalhes.

Agora você já sabe que o bem-casado não pode faltar na sua festa de casamento. Leve toda a doçura para os seus convidados com o maior charme e capricho possível!

Já decidiu como será a sua festa? Definiu a mesa de doces? Então mãos à obra. Imagine de que forma os doces ficarão bonitos e bem distribuídos. Pense em fotos de tirar o fôlego no seu álbum de casamento!

Aproveite a versatilidade da apresentação dos bem-casados para deixar a decoração ainda mais fantástica.

Gostou das nossas dicas de como deixar sua festa ainda mais linda com o bem-casado? Compartilhe as ideias com outras futuras noivas!

 Imagens By Cintia / Elo 7 / Atelier Fabiola & Liana / Chic Uol / Junia Lane / Doce Recordação Bem-Casados / Mil Camadas de Tule / Pinterest / Patricia Figueira / Cris Artes Atelier / Boutique da Caixa / Casal Garcia / Juan Cogo Fotografia / Maria de Voz

Contribuição receitas: UOL Comidas e Receitas / Maria Clara Bem-Casados 

Publicações relacionadas

dicas trash the dress

Casamento - Há aproximadamente 4 anos

5 dicas importantes para um trash the dress irresistível

Bolos decorados

Bolos e Doces - Há mais de 2 anos

10 bolos decorados de casamento que fazem a cabeça das noivas

Bolo para chá de lingerie

Bolos e Doces - Há mais de 4 anos

Bolo para chá de lingerie: 6 sugestões pra lá de divertidas

Comentários