Bolo de casamento: 7 regras de etiqueta para você seguir

Há mais de 2 anos

bolo de casamento

Podemos afirmar que o bolo de casamento é a grande estrela de um buffet no casório. Bolos com muitos andares, coberturas super elaboradas com pasta americana e o naked cake são algumas das alternativas praticadas atualmente. Além disso, as massas e os recheios, a cada dia, se tornam mais sofisticados e  encantam o paladar de todos.

A escolha do tipo de bolo para casamento vai depender, como quase tudo na festa, do perfil e preferência dos noivos. Normalmente, os fornecedores apresentam opções e enviam provas para serem avaliadas pelos dois. Uma missão deliciosa que pode ser dividida com as madrinhas e familiares. Essa é, sem dúvida, uma oportunidade para confraternizar e se divertir no processo de preparação para o seu grande dia. Aproveite!

No entanto, preparar o bolo de noiva exige um pouco mais do que experimentar essas delícias. Existem algumas regras de etiqueta essenciais com o objetivo de organizar e deixar o seu evento super elegante. Todas, sem exceção, precisam ser esclarecidas no intuito de que o seu casório seja perfeito, inclusive, nos mínimos detalhes. Por isso, agora, vamos apresentar 7 regras de etiqueta para você seguir e fazer bonito!

1 - Qual é o momento ideal para cortar o bolo?

qual o momento deal para cortar o bolo

O momento ideal para cortar o bolo de casamento está relacionado ao formato de sua festa. Almoço, jantar ou coquetel. Qual será o seu? Independente da sua escolha, a regra de etiqueta diz que o bolo deve ser cortado após as refeições principais, que podem ser as três citadas aqui. E prepare-se: é uma ocasião solene, especial e de muita emoção!

2 - Posso ter dois bolos: um real e o outro fake?

É claro que pode. Algumas noivas preferem assim, pois evitam possíveis contaminações e infecções alimentares, uma vez que o bolo de casamento fica exposto no evento. Nesse caso, os pedaços do bolo real são cortados na cozinha e servidos para as pessoas em seguida. Contudo, vale a pena, pelo menos, ter uma massa de verdade na base do fake a fim de que a famosa foto do corte seja feita. Ela não pode faltar!

3 - Os cupcakes podem substituir os bolos de casamento?

cupcakes

Com certeza! Os formatos de celebrações minimalistas, a exemplo do mini-wedding, são ideais para trocar o bolo de casamento tradicional pelos cupcakes. Desse modo, você será capaz de personalizar e diversificar o seu cardápio, tendo em vista as particularidades nutricionais de seus convidados. Assim sendo, ofereça opções sem lactose ou glúten, por exemplo.

4 - É obrigatório servir o bolo de casamento?

Na verdade, isso vai depender do seu tipo de bolo de casamento. Caso seja um bolo real, ele tem que ser cortado, pelo menos, para o registro fotográfico e, posteriormente, pode ser fatiado na cozinha  para ser oferecido aos presentes. Mas se você optar por um fake, não há a necessidade de cortá-lo efetivamente. E, para fazer o clique, basta posar junto ao noivo simulando o corte.

5 - Qual deve ser o tamanho ideal do bolo?

O tamanho do bolo vai depender de algumas variáveis. Primeiramente, decida se o colocará isolado em uma mesa ou com os outros doces. No primeiro caso, pode ser maior, a partir de três andares. Porém, se o bolo de casamento estiver com outros docinhos, é recomendado que o tamanho seja menor a fim de manter o equilíbrio visual com outras iguarias. Ademais, o bolo deve estar em harmonia também com a altura dos noivos. Para os baixinhos, um menor. Já para os altos, fiquem à vontade para escolher um maior.

6 - Como deve ser a mesa do bolo?

A mesa do bolo de casamento pode ser montada de duas formas: colocando o bolo junto com os outros docinhos ou sozinho, com maior destaque. Normalmente, um bolo menor fica junto com os outros itens do buffet. Já os maiores são arrumados em uma mesa central separada. É importante, entretanto, que a sua altura não atrapalhe a visão dos convidados para o cenário local nem para o brinde e corte que serão feitos pelos noivos.

7 - Na hora do corte do bolo, quem deve segurar a faca primeiro: a noiva ou o noivo?

hora do corte do bolo

A noiva! Esta é uma das etapas mais emocionantes da festa é o corte do bolo de casamento. A noiva segura a faca com a mão direita para fazer o corte. Então, o noivo coloca também a sua mão direita sobre a dela a fim de cortarem juntos o primeiro pedaço. Este será entregue a ela pelo noivo. Um lindo sinal de união e cumplicidade, sem dúvida!   

A partir deste post, esperamos que as dúvidas sobre o tão aclamado bolo de casamento sejam eliminadas. Algumas regras de etiqueta são flexíveis, outras nem tanto. O fundamental, nesse sentido, é ajustar as formalidades ao estilo do casório, bem como ao dos noivos. O que achou de nossas dicas?

Comente e compartilhe a sua opinião, dúvidas e ideias sobre este tema. Agora, aproveite para acessar o nosso guia de serviços e conhecer algumas empresas que já trabalharam com cerca de 600 mil noivas em todo o país. Todas possuem os certificados do Procon e Reclame Aqui, o que demonstra total transparência sobre os serviços prestados.

Por fim, inscreva-se  em nossa newsletter para receber conteúdos novos e exclusivos sobre casamentos. 

Publicações relacionadas

Doces no pote para lembrancinhas de casamento

Bolos e Doces - Há aproximadamente 2 anos

8 doces no pote que vão fazer sucesso como lembrancinhas de casamento

Recheio para bolo de casamento

Bolos e Doces - Há 5 meses

Recheio para bolo de casamento: 15 opções de dar água na boca

recheios

Bolos e Doces - Há quase 4 anos

Recheio para bolo de casamento: tudo que você precisa saber

Comentários