Drip cake: a nova sensação de bolo para o seu casamento em 2017!

Há quase 2 anos

Drip Cake

Em se tratando de casamentos, é importante estar antenada a toda e qualquer tendência. Inclusive no que se refere à confeitaria, uma das partes mais notadas da festa. Isso porque o bolo de casamento é um dos protagonistas do buffet e merece uma dedicação especial. Até o ano passado, o naked cake era a opção unânime de todas as noivas. No entanto, em 2017, é o drip cake que está se tornando um hit dos casórios pelo Brasil e mundo afora. Você já ouviu falar dessa delícia?

Drip cake: o que é, afinal?

A novidade é uma criação de uma confeiteira australiana, chamada Katherine Sabbath. O termo drip cake é originário da língua inglesa e, em português, significa bolo pingando. A sua aparência peculiar explica perfeitamente esse nome, uma vez que a sua maior característica é a ganache que aparece derramada por toda a massa.

O que é o Drip Cake

Em geral, esse tipo de bolo de casamento é alto, muito colorido e carrega uma decoração extremamente criativa e inusitada no seu topo. A proposta desses bolos decorados é a diversão. Uma opção ideal se você pretende inovar na sua celebração. Seria o seu objetivo?

O que é preciso para fazer um drip cake?

Para a confecção do drip cake, é essencial optar por uma massa firme, que seja capaz de sustentar todos os elementos decorativos. Como já sinalizamos, a altura desse bolo para casamento é um atributo marcante. Por essa razão, capriche no tamanho, assim como nos recheios que irão estar entre as camadas de bolo.

Como fazer drip cake

Feito isso, o próximo passo será fazer a cobertura, que, neste caso, não é a mesma coisa da ganache. Muita atenção quanto a isso, certo? Pois bem, cubra todo o bolo de casamento com glacê ou buttermilk, que podem ser feitos com chocolate, em cores vibrantes ou até com texturas marmorizadas. 

Ganache: a graça do drip cake

Tradicionalmente, as ganaches que conhecemos são as de chocolate branco ou preto. Contudo, estamos falando de um bolo para casamento cujo objetivo é sair do lugar comum. Por conta disso, vale a pena investir em tonalidades variadas. O segredo, neste caso, é usar corantes em gel, pois não alteram a textura. Assim sendo, o efeito de que o creme está pingando vai ficar garantido. Outro ponto imprescindível para obter êxito é a aplicação.

Ganache para drip cake

Com certeza, a primeira ideia que temos é a de que a mistura foi derramada, mas - na verdade - não ocorre dessa forma. Esse processo precisa ser feito cautelosamente das bordas para o centro, deixando o creme escorrer naturalmente pelas laterais. Muita calma, para fazer isso, será necessário ter muita delicadeza e cuidado.  

Topo do drip cake: é hora de soltar a imaginação

A partir daqui, libere a sua imaginação para compor o topo. Em drip cakes o comum  é ser mesmo over. Flores, raspas de chocolate, frutas, pirulitos, brigadeiros, cookies e pipocas são exemplos dos itens usados para a decoração. Há quem opte por mesclar vários elementos, o que é bastante comum.

Todavia, algumas pessoas são minimalistas e usam apenas flores, por exemplo. Essa finalização vai depender do tipo de buffet, do evento e, principalmente, do perfil dos noivos. 

Outras dicas para o seu drip cake

Caso a sua escolha seja mesmo o drip cake, é essencial levar certos aspectos em consideração. Primeiramente, avalie se, realmente, é o que você deseja ou se é apenas um impulso por causa da moda. Após essa reflexão, busque profissionais especializados. Como estamos tratando de uma tendência nova, é claro que nem todos os confeiteiros dominam a técnica. Portanto, procure um que seja qualificado e reconhecido no mercado.

Veja fotos de trabalhos anteriores e converse bastante sobre como o seu doce poderá ser. Exuberante, divertido ou classudo? A decisão será sua, mas é fundamental ter segurança de que o resultado será um sucesso. Também peça provas de cada possibilidade de massa, recheio e cobertura. Decida sem pressa e pense bastante sobre qual formato e sabor será o escolhido. Afinal, trata-se do seu bolo de casamento. Combinado?!    

O que você achou do drip cake? Compartilhe, comente suas impressões, ideias e dúvidas sobre essa novidade. Vamos conversar mais sobre este assunto super saboroso aqui no blog. Também aproveite a oportunidade e inscreva-se em nossa newsletter para receber nossos conteúdos antecipadamente. 

Imagens via Cake Ink / Pinterest

Publicações relacionadas

bolo fake de casamento

Bolos e Doces - Há mais de 3 anos

Bolo fake x bolo tradicional: Qual a melhor opção?

torre de cupcakes.jpg

Bolos e Doces - Há mais de 4 anos

Como os cupcakes podem substituir o tradicional bolo de casamento

receita de macarons

Bolos e Doces - Há quase 3 anos

Aprenda uma receita de macarons irresistível!

Comentários