Bolo para casamento: 8 dicas excepcionais para a escolha certa

Há quase 5 anos

bolo para casamento

Queremos que seu casamento seja perfeito, do jeito que você sempre quis. Por isso, separamos as melhores dicas pra você escolher o bolo perfeito pro seu grande dia. O bolo para casamento vai muito além se ser um mero detalhe na sua tão planejada festa, então, vamos às dicas:

Bolo tradicional x personalizado

Primeiro vamos falar do estilo. A primeira escolha que você deve fazer é se prefere um bolo tradicional ou personalizado. O bolo tradicional é aquele bolo branco com vários andares e noivinhos lindos e bem comportados no topo.

O personalizado é aquele totalmente entregue à criatividade. E, como todo mundo já sabe, não há limites para a criatividade. Independente da sua escolha, o vestido de noiva, o bolo e a decoração da festa precisam “conversar”, ou seja, precisam ter algo em comum.

tradicional e personalizado

Feita a primeira grande decisão, vamos falar da apresentação do bolo de casamento. Ele é um ícone da festa. Grande parte das fotos com familiares e amigos é tradicionalmente tirada nas proximidades da mesa do bolo.

Cobertura

Hoje em dia, a grande tendência é usar pasta americana (Fondant), que é aquela massinha super moldável e que pode ser colorida ou branca. Você escolhe! Além do Fondant, também tem a opção do Creme de Manteiga (Buttercream), que é um creme mais molinho e precisa de uma atenção especial, pois deve ser mantido em ambiente refrigerado para não estragar!

cobertura

E, claro, não podemos esquecer do novo queridinho geral, o Naked Cake, um bolo mais rústico em que não há cobertura como nos bolos tradicionais e as camadas ficam aparentes, assim como o recheio.

Decoração

A decoração do seu bolo pode ser feita de várias formas possíveis: renda, pérola, os tradicionais noivinhos no topo (ou noivinhos não tão tradicionais assim, feitos de biscuit), flores artificiais ou naturais, laços, corações... No caso do naked cake, recomendamos que seja decorado com frutas ou flores naturais.

decoração do bolo

Cupcakes integrando o bolo

Outra opção bem legal é usar cupcakes ou bolos de canecas integrando o bolo de casamento, como nessas fotos:

cupcakes integrando o bolo de casamento

Nesse caso, os cupcakes podem ser distribuídos no lugar das fatias de bolo. Caso você opte pelo bolo de caneca, a caneca ainda pode ser personalizada e entregue para os convidados como recordação do seu grande dia!

Recheio

Não é só da aparência que se faz um bolo de casamento, não é? O recheio precisa combinar com o estilo da festa, mas o gosto dos noivos também precisa ser levado em conta, afinal, o momento é único e tudo deve estar do agrado de vocês.

Bolo recheio

Conheça o trabalho do seu confeiteiro de perto e deguste

Visite alguns confeiteiros ou doceiros que fazem bolos no estilo que você quer. Tenha variedade de opções antes de escolher; Outra dica é degustar o trabalho do confeiteiro. A degustação é, para a nossa alegria e desespero (tem que caber no vestido!!), a melhor parte desta etapa. Estejam abertos às dicas do profissional, mas não deixem de dar atenção às preferências de vocês também.

Quantidade

Já falamos de qualidade, agora vamos falar de quantidade. O ideal é que cada convidado receba, pelo menos, uma fatia de bolo. Por isso, o tamanho do bolo deve ser proporcional ao número de convidados.

Tenha em mãos, na visita aos doceiros e boleiros, o número de convidados, a quantidade de aperitivos que vão servir, os pratos (caso tenha), docinhos e bebida, para poderem calcular com eficiência o tamanho do bolo.

Sabemos que casamento é muito caro e que o orçamento deve estar ficando cada vez mais apertado, mas temos super dicas guardadas na manga pra te dar aquela mãozinha!

Bolo fake (O bolo cenográfico)

Essa é uma ótima opção pra quem não que gastar muito e quer ter um bolo lindo. O bolo cenográfico geralmente tem o acabamento de um bolo real, mas, por trás desse acabamento, é puro isopor... Aí basta servir o bolo de verdade, que não vai precisar ser trabalhado, porque só vai entrar em cena já cortado e no prato dos convidados.

bolo cenográfico

Imagens Mod Wedding / Brides / Bolo Casamento / Carola Nascimento / Receitas de Mãe / Blog da Tres Jolie / Flor das Fadas / Pra se inspirar / Obrigado Santo Antonio / Bolos de Aniversário / Casamento Click / Noiva Plugada / Observatório Feminino / Novidade Diária / The Cookie Shop / Casando Sem Grana / Noivas do Rio de Janeiro

Publicações relacionadas

iluminação de casamento

Casamento - Há mais de 4 anos

6 dicas importantes sobre iluminação de casamento que você deve saber

Cake pop

Bolos e Doces - Há quase 5 anos

Cake pop: a nova tendência nos casamentos

Drip Cake

Bolos e Doces - Há mais de 2 anos

Drip cake: a nova sensação de bolo para o seu casamento em 2017!

Comentários