Buffet de casamento perfeito, como escolher? Confira o guia completo!

Há 14 dias

Buffet de casamento

Buffet de casamento. Quando você ouve estas palavras, ao invés de sentir água na boca, o gosto amargo da dúvida fixa no seu paladar?

O buffet é tão importante quanto o seu vestido, o seu penteado e as músicas da sua cerimônia. Ele também será responsável por arrancar suspiros dos convidados na inesquecível festa da nova fase da sua vida junto com o seu noivo. 

As comidas para casamento precisam não só arrancar suspiros, mas também agradar às papilas gustativas e os estômagos de todos os escolhidos para testemunhar a sua felicidade.

O cardápio de casamento ainda tem que levar em consideração as intolerâncias alimentares dos convidados. Além disso, a escolha do buffet de casamento deve priorizar o seu gosto e as preferências do seu noivo, afinal, esse dia único é de vocês. Afinal, o que servir em um casamento?

São tantas as variáveis que a sua cabeça deu um nó?

Então, se você quer não só desatar esse nó, mas até sentir fome ao pensar no seu buffet de casamento, confira este guia completo para fazer as escolhas certas.

Veja tudo o que preparamos especialmente para você:

Depois de ler esse índice, você não terá mais nenhuma dúvida sobre o buffet da festa que fará parte do grande dia da sua vida.

O que levar em conta na hora de contratar um buffet de casamento?

Escolher a empresa que ficará responsável por todo o seu menu para casamento requer atenção. E não pense que o preço deve ser o primeiro quesito a ser avaliado nesta seleção.

Os valores a serem investidos são, sem dúvidas, importantes. Mas antes de pensar no orçamento, avalie a credibilidade dos buffets que você está cogitando contratar para produzir a festa do seu casamento.

Buffet de casamento como escolher

Peça indicações de familiares e amigos. Busque recomendações de fornecedores de buffet de casamento com conhecidos. Também não pense duas vezes e consulte o Google, as redes sociais e o Reclame Aqui. Todas essas fontes serão úteis na avaliação antes de escolher a empresa ideal para a festa do seu casamento. Através delas, você descobrirá prós e contras dos buffets previamente selecionados.

E poderá fazer a sua escolha de maneira segura e acertada. Sempre leve em conta o profissionalismo e a seriedade da empresa para assinar o contrato.

Depois de escolher a empresa certa, verifique absolutamente todos os detalhes dos serviços que lhes serão prestados. Analisando, inclusive, o contrato.

Verifique, por exemplo, se o aluguel do local será ou não incluído no orçamento, bem como a decoração da festa.

Não deixe também de verificar como serão pagas as bebidas alcóolicas. Algumas empresas cobram à parte, conforme o consumo dos convidados. Outro ponto que você deve prestar atenção é se o orçamento contempla o aluguel de todos os vasilhames que serão usados na recepção.

Para ter ainda maior atenção nesta etapa inicial, não deixe de ler o nosso artigo aqui sobre 7 cuidados que você deve ter antes de escolher seu buffet de casamento.

São os detalhes que fazem toda a diferença nesta fase. Atente-se a eles e evite despesas extras no início da sua vida a dois.

Qual é o melhor momento para contratar o serviço para o buffet de casamento?

Antecedência é a palavra-chave desta resposta. Contrate a empresa com, pelo menos, 6 meses antes do dia do sim. Mas o ideal é assinar o contrato com 1 ano de antecedência.

Melhor momento para contratar o buffet

Assim, você terá tempo para organizar com bastante calma toda a festa do seu casamento. Neste período, você poderá selecionar tranquilamente o cardápio para casamento. E, depois desta escolha, você deverá ainda fazer a degustação de tudo o que será servido na sua festa.

Caso você não goste de algo, poderá fazer adaptações ou mesmo uma mudança no menu sem precisar de lutar contra o tempo. Com dias reservados para driblar os imprevistos, será bem mais fácil planejar tudo para que a sua festa de casamento saia do jeitinho que você e o seu noivo sempre sonharam.

Qual deve ser o valor por convidado?

Essa é a pergunta que não quer calar. Você quer uma linda festa com comes e bebes excepcionais. Mas já está pensando quanto vai custar tudo isso.

Os valores cobrados pelas empresas de buffet de casamento variam de região para região e também de cidade para cidade. Além, é claro, de levar em consideração o serviço e o cardápio escolhido por você.

Os valores de um buffet de casamento variam entre R$ 55 e R$ 180 por convidado. Então, pense bem na seleção das comidas, bebidas e serviços que farão parte da sua festa.

Qual a quantidade de garçons adequada?

Outra dúvida frequente entre a maioria das noivas é o número ideal de garçons para que os convidados nunca fiquem de mãos vazias. Assim como o valor por convidado, o número de garçons varia conforme o serviço que você escolher para a sua festa de casamento.

Em um buffet com serviço self service, o ideal é 1 garçom para cada 7 convidados. Agora, se você quiser um serviço mais refinado, como à Francesa ou à Inglesa, você vai precisar de um número de garçons maior: pelo menos 2 garçons por convidado. Então, pense bem em tudo.

Todos os detalhes farão toda a diferença não só a festa, mas também no seu bolso e do seu noivo.

Tipos de buffet de casamento

Já no começo da leitura do nosso guia, você percebeu as várias possibilidades de serviços que podem fazer parte da sua recepção.

Basicamente, tenha em mente que serviços mais sofisticados requerem um investimento maior, assim como um cardápio sofisticado.

Já ao optar por serviços mais simples, o custo será menor. Pense com essa mesma lógica para um cardápio simples.

Lembre-se ainda do estilo de cerimônia que você escolheu para selar o amor eterno com o seu noivo. Cada estilo de casamento sugere uma comemoração, como veremos a seguir.

Brunch

Se você vai trocar alianças no início da manhã, a melhor opção de buffet é o brunch. O ideal é que ele seja servido até 11h30.

Brunch

Brunch nada mais é do que uma mistura de café da manhã e almoço. Esta mistura conta com chás, sucos, café, pães, tortas, ovos, queijos e panquecas. A única bebida alcóolica recomendável é o champanhe, indispensável para fazer o brinde aos noivos.

Normalmente, o brunch é super econômico, além de agradar (e muito) os convidados. O clima de informalidade regado por bebidas refrescantes e comidinhas gostosas normalmente deixam os convidados felizes.

Ilhas de comidas são montadas em pontos estratégicos do local da recepção e os próprios convidados escolhem as iguarias que querem comer e beber. Não há necessidade de muitos garçons neste tipo de recepção que, normalmente, acontece no mesmo local do casamento.

Coquetel

O coquetel é outro formato econômico e agradável de acolher os convidados logo depois da cerimônia de casamento. Ele é mais indicado para casamentos realizados entre 16 e 18h. Sua duração é curta, no máximo 2 horas. O clima também é de bastante informalidade.

Coquetel

Os convidados permanecem em pé e circulam livremente para degustar saborosos salgadinhos, doces e ainda o tradicional bolo de noiva. Se você quer saber quais salgadinhos servir no seu coquetel, não deixe de ler o artigo sobre 8 deliciosas sugestões de salgados para a sua festa de casamento.

Assim como no brunch, são colocadas ilhas de comidas pelo espaço destinado à recepção e as pessoas se servem livremente.

Aposte em torradas com champions, salmão defumado, ricota com ervas finas, empadinha de palmito, folhadinho de ameixa, cigarrete de presunto, risolis de milho e, claro, a tradicional coxinha (por que não?).

Para beber, refrigerantes (Coca Cola e Guaraná - normal e zero), água, espumante e whisky.

Embora o clima seja de informalidade, não esqueça de colocar mesas de apoio para que os convidados deixem os seus copos para conversar e cumprimentar as pessoas. E também espalhe cadeiras ou sofás pelo espaço da recepção para que crianças, idosos e grávidas possam se sentar, caso queiram descansar durante o coquetel.

Almoço

Um bom almoço é indicado para a noiva que vai casar no finalzinho da manhã. Em um almoço, pode ser servido a entrada, o prato principal e a sobremesa. O cardápio fica ao seu gosto e também do seu noivo.

Em períodos de calor, nada melhor do servir saladas como entrada. Você também pode apostar em salgadinhos, caso o clima esteja ameno ou frio. Para o prato principal, tenha sempre 2 opções no cardápio. Assim, caso algum convidado não goste de uma delas, pode escolher a outra opção. Vale pensar em massas ou proteínas com acompanhamento.

Para a sobremesa, os tradicionais docinhos caem muito bem. Caso você queira variar as sobremesas, escolha entre frutas, mousses, sorvetes ou brownies.

Jantar

Se a sua cerimônia for à noite, nada melhor do que comemorar com um tradicional jantar de casamento. Pense em um menu saboroso e marcante para a sua recepção, como sugerido no artigo O menu de casamento ideal para a festa à noite.

Assim como no almoço, você deverá oferecer aos seus convidados entrada, prato principal e sobremesa, além, é claro, das bebidas para casamento.

Também não deixe de conferir as 8 bebidas que não podem faltar na sua festa de casamento. No jantar, você pode escolher vários tipos de serviço, como falaremos a seguir. E cada modalidade de serviço tem as suas particularidades. Escolha o serviço sempre pensando no estilo do seu casamento.

Em um casamento formal, cai muito bem um serviço à Francesa ou Inglesa. Já para uma cerimônia intimista ou descontraída, nada melhor do que o tradicionalíssimo self service.

Tipos de buffet: Como escolher o ideal para o seu casamento?

Como falamos no tópico anterior, você deve escolher o serviço do seu jantar de casamento conforme o estilo da sua cerimônia. Para casamentos sérios e formais, as melhores opções são os serviços à Francesa, Inglesa e Empratado.

Já para casamentos descontraídos e intimistas, o self service e a finger food caem muito bem.

Serviço à Francesa

Nessa modalidade, todos os convidados permanecem sentados durante toda a recepção. É preciso que todas as pessoas tenham assentos garantidos, de preferência, com lugares marcados. Todas as mesas ficam previamente preparadas para recepcionar os convidados, com taças, talheres, pratos e outros utensílios que sejam considerados necessários.

Serviço a Francesa

Tudo, desde as entradas e bebidas, passando pelos pratos principais até as sobremesas, são servidos pelos garçons. É importante calcular o número certo de garçons para que os convidados não fiquem impacientes por não estarem sendo servidos.

Se você optar pelo Serviço à Francesa, saiba que a pista de dança não terá destaque. Muitos casais que fazem a opção por esse serviço contratam uma banda de jazz ou uma orquestra para abrilhantar a festa.

O serviço à francesa requer um menu mais sofisticado, como esse que indicamos na sequência:

Entrada

  • Crocante de camarão com pesto de rúcula;
  • Duo de queijo chévre e tomatinho;
  • Batatinha com creme de bacalhau;
  • Rolinho de bresaola com aspargos.

Pratos principais

  • Tartelete de chévre com molho de limão siciliano;
  • Iscas de filé mignon com risoto de açafrão e aspargos.

Sobremesa

  • Fondant de chocolate com calda de frutas vermelhas;
  • Salada de frutas na taça.

Serviço à Inglesa

O Serviço à Inglesa é bem parecido com o à Francesa, só que um pouco ainda mais formal. As mesas já ficam montadas para receber os convidados e, no ato de servir, todas as regras de etiqueta são seguidas à risca.

Serviço a Inglesa

Normalmente, os pratos principais são servidos em carrinhos (guéridons), onde os convidados admiram os pratos antes mesmo de serem servidos.

Veja uma sugestão de menu:

Entradas

  • Água com perfume de limão siciliano;
  • Suco de abacaxi com hortelã;
  • Whisky;
  • Vinho;
  • Drinks sem álcool;
  • Bowl de morangos;
  • Tábua de frios em cada uma das mesas;
  • Duo de tomatinho e queijo chévre;
  • Tartelette de aipim com azeite de trufa e queijo reggiano;
  • Batatinha com cream cheese e cebola caramelizada.

Pratos principais

  • Filé de cordeiro ao molho de flor de tomilho;
  • Robalo no sal grosso com molho de vinho branco e ervas;
  • Batatas campestres (batata canoa com cogumelos).

Sobremesa

  • Bolo suflê de chocolate com creme inglês e farofa de pistache;
  • Mil folhas de doce de leite;
  • Torta de figo e creme brûlée;
  • Sorvete de arroz doce.

Self service

Self service é um serviço com o que você terá o melhor custo versus benefício. Você precisará de menos garçons, afinal os próprios convidados se servem em mesas espalhadas pelo salão de festas. Na maioria das vezes, somente as bebidas são servidas pelos garçons. E poderá fazer com que a pista de dança seja protagonista da sua festa.

Self service

A única recomendação ao escolher o self service é não exagerar no número de opções. Isso pode encarecer o valor que você vai pagar por convidado. E muita atenção para garantir que os pratos quentes sejam servidos devidamente aquecidos.

Além de garantir agilidade no serviço para não formarem filas nos locais onde estão sendo servidos as comidas. Veja uma sugestão de menu para casamento com self service:

Mesa de antepastos

  • Mini pães;
  • Lâminas de presunto parma;
  • Lâminas de salame italiano;
  • Frutas da estação fatiadas;
  • Queijos (prato, muçarela, parmesão e provolone);
  • Patê de ervas finas;
  • Patê de tomate seco;
  • Caponata de berinjela.

Saladas

  • Salada caprese;
  • Salpicão de frango;
  • Guarnições;
  • Arroz branco;
  • Legumes salteados.

Massas

  • Rondelle napolitano ao sugo;
  • Canelone recheado com ricota e espinafre.

Carnes

  • Medalhão de frango ao molho branco;
  • Fraldinha ao molho mostarda;

Sobremesa

  • Docinhos sortidos em uma farta mesa de doces;
  • Mousse de chocolate;
  • Pudim de leite (escolher essas 2 últimas opções só se não houver mesa de doces).

Empratado

Essa é uma opção menos formal em comparação ao Serviço à Francesa e à Inglesa, mas ainda carrega formalidade, uma vez que os convidados não se levantam para se servirem. Como os convidados permanecem sentados durante toda a recepção, há a necessidade de mesas para acomodar todos.

As mesas devem, além de estarem devidamente preparadas para receber os convidados, conter o cardápio para que eles possam escolher uma das opções de pratos principais e sobremesas. Entre as opções de bebidas, não deixe de apostar em bons vinhos. Eles darão um toque mais do que especial para a sua recepção.

Como opções de pratos principais, as proteínas e massas continuam sendo a bola da vez. Paleta de cordeiro, ceviche com arroz negro, salada de figos com queijo de cabra e molho de maracujá, escalopinho ao molho madeira com cogumelos e batata soutê, risoto de frango e bobó de camarão são pratos refinados e que caem muito bem nessa modalidade de serviço.

As entradas, bebidas e doces seguem uma linha bem parecida com os serviços à Francesa e à Inglesa.

Finger Food

Você pode até pensar que nunca ouvir falar em finger food, mas com certeza já até às comeu. A tradução literal é comida que podemos comer com os dedos, mas, em grande parte das vezes, são comidas que são servidas em pequenas porções nos casamentos.

Finger food

São aquelas saborosas comidinhas que degustamos em copinhos, palitinhos e mini-porções. A finger food pode ser servida nos almoços e jantares de casamento, mas, se forem muito bem planejadas, pode substituir o almoço ou o jantar em um self service.

Para isso, pense nas seguintes opções:

  • Bombocado de bacalhau;
  • Amarradinho caprese;
  • Brioche de salmão;
  • Rolinho de berinjela com ratatouille de legumes;
  • Rolinho de parma com queijo de cabra;
  • Palmito pupunha desfiado acompanhado de redução de balsâmico;
  • Bruschetas.

O cardápio de casamento e o serviço ideal para cada tipo de festa

Você se lembra que falamos sobre como o estilo de casamento influencia diretamente nas suas escolhas do buffet de casamento? Então, vamos conhecer mais detalhes sobre isso.

Cardápio para casamento tradicional

O seu dia do sim será na igreja, com direito a véu e grinalda? Então, a sua festa também deve seguir essa mesma lógica. Se você quer pensar em um menu tradicional, não deixe de conferir o nosso artigo 6 dicas econômicas para um jantar de casamento.

Aposte em um coquetel com petiscos diversos, entrada de frios e salada, pratos principais à base de carnes nobres, massas e risotos. Na sobremesa, nada melhor do que o tradicional bolo de noiva e uma farta mesa de docinhos.

Quando o seu casamento é tradicional, você pode apostar nos serviços à Francesa, à Inglesa ou self service sem nenhum problema, que já foram detalhados nos tópicos anteriores. O que vai pesar na sua decisão é justamente o estilo do casal e também dos convidados.

Além, é claro, da verba que você tem à disposição para a comemoração do início da sua vida de casados. Agora, se você não pensou em ter um casamento tradicional, vale a pena continuar lendo o artigo para não errar na comemoração.

Cardápio para casamento na praia

Se o seu grande dia é na praia, provavelmente a sua cerimônia é diurna, ou melhor, pela manhã. Então, não erre na escolha: Vá de brunch.

E não há nada de mal em ousar nas opções de comes e bebes. Aposte em um cardápio para casamento temático, com frutos do mar, peixes e outras delícias que têm tudo a ver com o mar. Iscas de peixe e lulas empanadas acompanhadas de molho tártaro, trouxinhas de alho poró, bobozinho de camarão, quadradinho de queijo coalho com melaço de cana de açúcar podem deixar o seu brunch para lá de saboroso.

Cardápio para casamento na praia

Use e abuse da água de coco gelada e águas aromatizadas com frutas, seja antes ou depois da cerimônia. Suco de frutas também não pode faltar, definitivamente. Se você e seu noivo fazem a linha gourmet, uma opção saborosa é o suco natural de melancia com limão e maracujá. Também não esqueça da tradicional cerveja e o champanhe.

Para arrematar a festa, nada melhor do que um bom brownie de chocolate com sorvete de limão. E para dar energia na pista de dança, copinhos de açaí com leite em pó. Se você quiser ainda mais ideias, veja também o artigo 10 opções deliciosas de buffet para casamento ao ar livre.

Cardápio para casamento no campo

Se você vai dizer sim ao seu noivo em um sítio ou fazenda, que tal dar um clima rústico para a festa? Tanto na decoração quanto no paladar, o tom marcante pode fazer com que a sua comemoração seja inesquecível.

Cardápio para casamento no campo

Na maioria das vezes, o casamento no campo acontece durante o dia, então, se você escolher o clima rústico, um bom almoço será mais do que bem-vindo. Um self service com carnes sendo protagonistas da festa é uma ótima ideia. Que tal ousar e ir de costela assada ou pato?

Aposte ainda em uma grande mesa rústica com entradas bem saborosas, como feijão tropeiro, polenta com carne moída, torresmo, linguiça e mandioquinha frita. Se o casamento e a festa acontecerem em um período do ano que for bem quente, substitua essas iguarias por saladas fartas. Elas serão muito bem-vindas e darão o frescor que o clima pede.

Para sobremesa, um delicioso bolo de nozes com doce de leite servido junto com sorvete de creme. E se você quiser agradar os convidados até na pista de dança, vale deixar pertinho uma mesa decorada com mini-churros de doce de leite.

Para beber, cerveja, refrigerante (Coca cola e Guaraná - normal e zero), água e suco natural. Experimente limão com capim santo e surpreenda os convidados com este sabor.

Cardápio para casamento simples e sofisticado

Se você está com fome neste ponto da leitura do nosso guia, é sinal que as suas preocupações com o buffet de casamento já estão desaparecendo. Ou seja, as opções estão ficando, a cada tópico, mais claras para você.

E a vontade de fazer a festa mais linda e badalada do ano está aumentado cada vez mais. Se, em meio a tantas opções, você ainda não tinha visto um cardápio simples, chegou a hora.

Bebidas para buffet de casamento simples e sofisticado

Você já pensou na possibilidade de montar o cardápio do seu próprio casamento? Por que não? Se você tem receitas tradicionais na sua família e também na família do seu noivo, seria surpreendente tê-las na comemoração da união do casal. E para que essas receitas ganhem um toque sofisticado, já pensou se elas fossem feitas com ingredientes orgânicos?

Eles são capazes de conferir qualidade e ainda realçar o sabor dos pratos. Agora, se você não quer seguir essa linha, mas faz questão de um cardápio simples, porém sofisticado, basta apostar em um menu para casamento com menos opções.

Se você já estava esperando por uma sugestão de cardápio simples e completo, confira:

Coquetel

  • Canapé de carpaccio tradicional;
  • Coxinha de galinha especial com molho picante;
  • Crocante de queijo brie com geléia de pimenta;
  • Biju de parmesão;
  • Croquetinho de com dip de mostarda.

Buffet

  • Bouquet de folhas de verdes com figos grelhados;
  • Lascas de parmesão, nozes e chips de presunto cru;
  • Torta de cogumelos;
  • Picadinho paulista na ponta da faca;
  • Farofa rica;
  • Banana à milanesa;
  • Arroz branco.

Sobremesa

  • Souflê de chocolate com creme inglês e farofa de pistache;
  • Frutas frescas com calda de tangerina;
  • Café com paçoquinhas de chocolate e suco de tomate.

Assim, você não peca pelo excesso e ainda mantém as pessoas admiradas pelas suas escolhas gastronômicas.

Agora, se você quer uma sugestão de cardápio sofisticado para um jantar com Serviço à Inglesa ou à Francesa, confira esse buffet: Agrada aos olhos e ao paladar.

Entrada

  • Rúcula, tomate seco e mussarela de búfala em torradas;
  • Abobrinha marinada em caixinhas de massa folhada;
  • Salada de berinjela servida em rodelas de pão preto;
  • Suflezinhos de queijo;
  • Patinhas de caranguejo;
  • Mini cuscus de camarão.

Prato Quente

  • Bobó de camarão;
  • Carne-seca desfiada, na moranga;
  • Massa recheada com queijo e molho de abóbora;
  • Salada verde de agrião, alface americana, escarola frisada, torradas, lascas de parmesão e pinhão;
  • Arroz branco ou creme de mandioquinha;
  • Pãezinhos.

Sobremesa

  • Bolo de noiva;
  • Tortinhas individuais de frutas variadas;
  • Bem casados;
  • Frutas frescas fatiadas;
  • Cafés.

Não se esqueça das opções veganas em seu buffet de casamento

Lembre-se sempre de nunca esquecer as opções veganas sempre das pessoas que não comem carne nem consomem derivados do leite, mesmo que seu cardápio seja mais resumido.

Assim, você não peca pelo excesso e ainda mantém as pessoas admiradas pelas suas escolhas gastronômicas. Lembre-se sempre de nunca esquecer as opções veganas, mesmo que seu cardápio seja mais resumido. E, quem sabe, você não aposta até mesmo em um cardápio completamente vegano que seja capaz de agradar a todos? Para ver como fazer isso, leia este artigo.

Dicas para economizar no seu buffet de casamento

Agora, no último tópico do nosso guia, você está maravilhada com as várias opções que tem para o seu cardápio de casamento. E, definitivamente, você já está sonhando com todas elas. Mas, infelizmente, você não tem todo o dinheiro que queria para gastar com a festa do seu casamento. E vai precisar economizar.

Dicas para economizar no buffet de casamento

Então, vamos continuar a lhe ajudar nesta tarefa. O primeiro ponto para reduzir os gastos do buffet de casamento é ter um cardápio enxuto. Escolha menos comes, bebes e doces, mas que agradem gregos e troianos.

Se você optar por almoço ou jantar, pense no self service como primeira opção, afinal, ela precisa de menos garçons, vasilhames e outros utensílios.

Na hora de escolher as comidas, dê preferência a receitas com produtos da estação. Eles são mais baratos e farão com que o orçamento caiba no bolso do casal. E, claro, pesquise e negocie, sempre! Mas, se mesmo assim, você não achar a melhor opção para o seu bolso, pense nas 2 seguintes possibilidades:

6 maneiras criativas de servir pizza no seu casamento.

Churrasco para casamento: 9 ideias sensacionais para copiar.

Nunca pense que a melhor festa é a mais cara. A melhor festa de casamento é aconchegante e envolvente, além de ser, ao mesmo tempo, animada e emocionante. Deixe toda a sua felicidade e do seu noivo contagiarem os convidados na sua festa de casamento. E deixe marcado na memória esse momento único da nova etapa da sua vida junto com o seu amor.

Gostou do nosso guia completo de como escolher o buffet de casamento perfeito? Então, assine a nossa newsletter e continue recebendo mais novidades para o seu dia do sim.

Publicações relacionadas

escolha do buffet

Buffet e Bebidas - Há quase 3 anos

7 cuidados que você deve ter antes de escolher seu buffet de casamento

Receita de drinks

Buffet e Bebidas - Há quase 3 anos

5 receitas de drinks que não podem ser esquecidas em seu casamento

Bebidas

Buffet e Bebidas - Há mais de 3 anos

8 bebidas que não podem faltar na sua festa de casamento

Comentários