Cardápio infantil no casamento: o que servir a criançada?

Há 6 meses

Cardápio infantil no casamento

Escolher o que vai ser servido durante a festa de casamento é, sempre, uma tarefa difícil. Isso porque, além de ter que pensar em opções que agradem o paladar dos noivos e dos convidados, é preciso, também, definir um cardápio infantil para não deixar os pequenos de lado.

As crianças são presença quase que obrigatória nos casamentos, seja como daminhas, floristas, pajens ou, simplesmente, convidados. Por isso, hoje em dia, alguns buffets já oferecem opções específicas de alimentos e bebidas que contemplam esse público.

Mas, é importante que você esteja atenta e não deixe passar nenhum detalhe para deixar os pais mais tranquilos. Você precisa pensar em algo prático, que não tenha restrição e que não seja muito refinado, para que as crianças não se percam na hora de comer.

E para dar um toque a mais no casamento, que tal fazer um espaço para eles brincarem? É possível optar por jogos americanos com desenhos para serem coloridos ou, ainda, alimentos e pratos em forma de desenhos animados. Isso garantirá que a festa seja, realmente, para todos!

Como planejar o cardápio infantil?

Antes de mais nada, é preciso entender quem é o seu público mirim: quantidade de crianças, idade (entre 0 e 11 anos) e possíveis restrições alimentar. Com essas informações em mãos, você já pode começar a pensar em opções variadas e saudáveis de alimentação infantil, mas que ainda se adequem ao estilo do casamento e personalidade dos noivos!

Como planejar o cardápio infantil

O ideal é que os pratos desenvolvidos para esse público não contenham muitos temperos, aromatizantes, entre outros. Mas, principalmente, é importante que eles não fujam do básico. É justamente nessa hora que você precisa deixar a ousadia um pouco de lado.

Isso porque, é bastante provável que a criança não se dê bem com o gosto da noz-moscada, por exemplo, ou com o verde do coentro. Também é comum que ela não coma absolutamente nada durante a festa porque, simplesmente, não quer experimentar nada novo – mesmo que sejam bruschettas com tomate, que ela está acostumada.

Por isso, é importante sempre apostar no básico e em comidinhas saudáveis, com pouca gordura e muitos vegetais, para evitar problemas. E quando falamos em básico, não se preocupe que não estamos falando apenas do arroz e feijão de todos os dias.

Aliás, montar um cardápio não é tão impossível assim. Entre as principais opções a serem servidas no menu infantil, estão:

Entradas e salgadinhos, como bolinhas de queijo, croquetes de carne, mini pizzas ou mini hambúrgueres. Lembre-se: essas opções agradam também aos adultos e podem ser incluídas no menu principal!

Salgadinhos

Finger foods básicas, como lasanha, macarrão com molho de tomate, estrogonofe de carne com batatas fritas, frango grelhado com creme de milho, arroz colorido com espetinho de frango ou bolinhos de carne com legumes. Lembre-se de incluir, também, comidas veganas, como batata, macarrão de arroz, entre outros.

Sorvetes, bolos, brigadeiros no copo e cupcakes são excelentes opções de sobremesa para esse público mirim, já que normalmente não gostam de tortas de nozes, castanhas e frutas exóticas. Além disso, os docinhos tradicionais também se encaixam perfeitamente aqui e, o melhor, ajudam a compor a mesa de doces sem precisar de algo específico para as crianças!

Cardápio infantil sobremesa

Além disso, é importante ressaltar que nem sempre é preciso criar um cardápio específico para as crianças, principalmente se elas não forem um público muito grande na sua festa.

Neste caso, uma boa dica é solicitar que o buffet prepare lanches para crianças ou, apenas, inclua opções mais simples, com molhos mais leves, por exemplo, e que organize um horário e local mais adequado para servir os pequenos. Afinal, as crianças tem horários específicos para almoçar e jantar.

Outra boa dica é pedir que os pratos da criançada sejam preparados de uma forma divertida e lúdica.

Para crianças entre 0 e 2 anos, a recomendação é que elas tenham a sua própria “marmita”, já que nessa idade é preciso tomar mais cuidado com a alimentação. Em caso de restrições, é indicado que os noivos também solicitem ao buffet um suporte na hora de esquentar as comidas.

Como pudemos observar, não é difícil agradar os mini convidados, não é mesmo? Uma pequena mudança no cardápio e, claro, na decoração bastam para saciar o paladar dos pequenos e agradá-los.

Onde as crianças devem comer?

Uma das maiores dúvidas dos casais – e dos papais convidados também – é se as crianças devem ficar sempre ao lado dos pais ou se devem comer com os outros pequenos.

O ideal é que se crie uma zona especial somente para as crianças. Além de uma mesa com jogos americanos de colorido, conforme mencionado acima, é possível deixar um cantinho somente para os pequeno se divertirem.

Entre as opções mais comuns, estão plaquinhas com a identidade do casamento, móveis mais baixos e outros elementos que despertem a curiosidade dos pequenos. Dessa forma, os pais ficam mais tranquilos para curtir a festa!

Onde as crianças devem comer?Foto: Ken Pak photography

Cabe lembrar que não importa se você optar por um menu infantil ou não, o mais importante é que o buffet de casamento deve ser criado de acordo com o gosto e a personalidade dos noivos. Ele também deve conversar com o tipo de festa e a identidade visual da decoração, para que tudo esteja em harmonia.

Por isso, uma boa dica é ver essa parte com bastante antecedência para evitar problemas de última hora e, principalmente, estresse. Esse é o dia mais importante da sua vida e, por isso, tudo deve sair como o planejado e com a sua cara!

Neste contexto, se atente aos detalhes, mas não mude o seu objetivo de ter um cardápio mais elaborado, por exemplo, para atender os gostos dos outros. Basta fazer algumas adaptações, que servirão e agradarão a todos – noivos e convidados!

Agora que você já sabe como montar um cardápio infantil, basta verificar se isso se encaixa ou não na sua proposta de casamento. Enquanto isso, que tal conhecer os docinhos de festa que mais estão em alta e que, com certeza, darão uma valorizada a mais na sua festa?

Foto destaque: Junior Barreto

Publicações relacionadas

servir pizza no casamento

Buffet e Bebidas - Há mais de 2 anos

6 maneiras criativas de servir pizza no seu casamento

Buffet para casamento diurno

Buffet e Bebidas - Há mais de 4 anos

10 opções deliciosas de buffet para casamento ao ar livre

Cardápio vegano para casamento

Buffet e Bebidas - Há mais de 1 ano

Um cardápio vegano para casamento capaz de agradar todos os convidados

Comentários