Como montar um cardápio vegetariano para o seu casamento

Há 7 meses

Cardápio vegetariano

Saiba como elaborar um menu saboroso que vai fazer a alegria de quem não consome produtos de origem animal

Além dos noivos, o cardápio é o dono da cena em um casamento. Uma das grandes preocupações do casal é que os convidados sejam bem servidos e que ninguém fique de fora do menu por ter alguma restrição alimentar.

Independente de ser uma recepção pequena ou grandiosa, os pratos devem contemplar, além da identidade dos noivos, o perfil de alguns convidados que não se alimentam de algumas proteínas de origem animal: os vegetarianos.

Com o aumento de pessoas vegetarianas, a área de gastronomia tem se preocupado em preparar cardápios versáteis, diferenciados e saborosos para não deixar ninguém de fora da festa.

Confira algumas dicas de como montar um cardápio que vai fazer a alegria dos que não comem carne.

O que é vegetarianismo

Vegetarianismo

O primeiro passo para montar o menu digno de deixar qualquer um encantado, é entender os conceitos e saber o que um vegetariano come ou não come. Os vegetarianos podem ser divididos em 4 grupos:

Ovolactovegetarianos: Não consomem nenhum tipo de carne. Nem peixe? Não! Mas consomem laticínios e ovos. Se alguém disser que é vegetariano, quase sempre vai faz parte dessa categoria.

Lactovegetarianos: Além de excluírem qualquer tipo de carne na dieta, não consomem ovos. Esse tipo de vegetarianismo, geralmente, está relacionado à religião e é predominante em países como a Índia.

Vegetarianos estritos: Não consomem nenhum tipo de carne, laticínios ou ovos em sua alimentação.

Veganos: O veganismo é o ápice do vegetarianismo. Mais do que uma dieta, é uma postura política. Os veganos não consomem nenhum tipo de produto, seja ele ou não alimento, de origem animal. Esse grupo não consome mel, gelatina e leite, por exemplo.

Veja também:

Um cardápio vegano para casamento capaz de agradar todos os convidados

O que se consome em uma dieta vegetariana

Tirando a carne, o que sobra? Essa é a pergunta que muitas pessoas carnívoras por excelência fazem. A resposta é simples: legumes, frutas, grãos e vegetais, ou seja, uma variedade muito maior do que a de carnes.

Com isso, fica mais fácil planejar o cardápio do seu casamento, não é? Se tirarmos carnes e produtos derivados de animais, ainda temos várias possibilidades para fazer a alegria da nossa festa.

Como montar pratos vegetarianos sofisticados

como montar prato vegetariano

Uma informação muito importante: vegetarianos não vivem apenas de saladas. Umas folhinhas verdes perdidas no meio de carnes e queijos não podem ser uma saída para sua recepção.

Graças aos gurus da gastronomia espalhados pelo mundo todo com o objetivo de fazer arte com alimentos, o cardápio vegetariano para casamentos é muito rico e diversificado.

Os pratos são tão saborosos que até mesmo quem come carne não vai deixar de experimentar. Confira algumas opções:

Degustação

A degustação é a parte do menu em que são servidos aperitivos enquanto a festa estiver rolando. A ideia é colocar ao lado das empadinhas, petiscos como falso pão de queijo, mini-torradas com geleias de frutas e queijos à base de castanha.

Entrada

Na entrada, são servidos pratos leves. Nesse momento, você pode mandar ver na salada. Deixe que seus convidados montem suas porções e garanta que eles tenham opções, como palmito, azeitona, folhas, champignon entre outros.

Prato principal

Esse é o dono da festa e não dá pra fazer feio! É bom que você tenha, no mínimo, duas opções. Uma saída versátil é oferecer moquecas de variados sabores, incluindo as de legumes.

Aí é só explorar as opções de recheios que vão fazer a felicidade de todos os grupos de vegetarianos: queijos especiais ou a base de castanha ou amêndoas, tofu, carne de soja, jaca...

Doces

Eles são muito esperados por todos da festa! Pode parecer difícil pensar em bolos ou doces que não contenham nada de origem animal. Mas é possível, sim. Mais do que isso, é delicioso!

doce vegetariano

Algumas opções de cardápio são: mousse de leite de coco com frutas cítricas; cocadinha de forno; bolo de goiabada com chantilly vegano; mousse de abacate com cacau e iogurte de leite vegetal com coco, chia e banana.

E o bolo? Esse alimento nem sempre contempla a todos, mas dá pra resolver isso. Basta fazer uma pesquisa para saber se alguém faz parte desse grupo e preparar uma receita especial à base de farinha, óleo de coco e cacau.

Como servir um cardápio vegetariano em seu casamento

Existem técnicas que ajudam bastante a organizar a festa para que todos sejam servidos facilmente. A mais usada é a ilha gastronômica. Com essa estratégia, você conseguirá agrupar as comidinhas vegetarianas e carnívoras no meio do buffet.

Essa é uma forma de surpreender a todos e mostrar sua preocupação em atender às necessidades de cada um. Com essa estratégia, seus convidados vão sentir todo o carinho dedicado a eles.

Caso você queira fazer ainda mais bonito, vale a pena incluir algumas comidinhas sem glúten ou lactose na festa. Assim, o seu menu ficará democrático, equilibrado e muito versátil. E a alegria será garantida.

Faça da sua noite de núpcias um ato de cuidado aos que vão compartilhar desse momento tão especial. É uma ótima oportunidade para mostrar que dá pra juntar gastronomia e respeito aos animais de forma elegante e sofisticada.

Publicações relacionadas

menu de casamento

Buffet e Bebidas - Há aproximadamente 5 anos

O menu de casamento ideal para festa a noite

Buffet de casamento

Buffet e Bebidas - Há quase 2 anos

Buffet de casamento perfeito, como escolher? Confira o guia completo!

Buffet para casamento na praia.

Buffet e Bebidas - Há aproximadamente 5 anos

Buffet para casamento na praia: o que servir?

Comentários