Casamento católico: 10 respostas para as dúvidas mais comuns entre as noivas

Há 7 meses

Casamento católico

O casamento católico é o sonho de muitas noivas. Há uma entrada triunfal até o altar, o local em si transmite uma emoção que toma conta de todos, vocês recebem a benção religiosa para a união, a decoração e a igreja tornam tudo mais romântico...Há inúmeros motivos para que essa escolha seja feita.

Após o pedido de casamento, inúmeras dúvidas surgem na cabeça dos noivos, como: onde realizar a cerimônia? Quantos padrinhos devo convidar? Fazer na igreja ou ao ar livre? É obrigatória a realização da união no civil para casar na igreja? São muitas dúvidas que irão surgir antes do sim. E é por isso que organizar tudo com antecedência da data desejada é tão importante.

Visitar a igreja e conversar com o padre para tirar suas dúvidas, é um dos passos fundamentais para quem não dispensa a benção católica. Além disso, é necessário a realização do curso para os noivos para que essa cerimônia possa acontecer e ele é muito concorrido em determinadas épocas. Se um dos noivos for de outra religião, há alguns documentos devem ser apresentados para que haja a celebração.

Confira as 10 perguntas mais frequentes em relação ao casamento católico que você precisa saber antes de marcar a data da união com o seu amado.

1 - Qual a taxa para casar na igreja?

Qual a taxa para casar na igrejaFoto: Junior Barreto

Casar na igreja é o sonho de muitas noivas, mas poucas sabem que para isso acontecer, é preciso pagar um valor na administração. O valor varia muito e o que conta para a taxa ser alta ou baixa são a localização, a procura, limpeza e dentre outros fatores. Na hora de escolher, pesquise os valores das suas basílicas favoritas antes de assinar o contrato.

2 - Posso fazer o casamento católico fora da igreja, numa chácara ou em casa?

Depois do casamento no civil, muitos casais partem para uma casamento religioso para ter uma benção em sua união. Mas será que é possível fazer em outro lugar sem ser na igreja? A igreja Católica não permite essa celebração fora da igreja, pois existe uma tradição de que os sacramentos sejam feitos nos templos, reforçando o espírito da religião. Converse com o padre para saber quais procedimentos podem ou não ser feitos antes de planejar o seu casamento na igreja.

3 - Os noivos precisam serem batizados para casar na igreja católica?

Os noivos precisam ser batizadosFoto: Junior Barreto

Só é necessário o noivo ou a noiva que for católico seguir esta obrigação. Caso um dos dois seja de outra religião, é necessária apenas uma autorização especial para casamentos mistos ou de diferentes cultos.

4 - Quais os documentos são necessários para casar no religioso?

Para o agendamento do seu casamento religioso é preciso apresentar alguns documentos, como: certificado de batismo, cópia de identidade, certificado da comunhão e crisma. No dia da cerimônia, é obrigatório levar o certificado de realização do curso de noivos.

5 - O curso dos noivos é obrigatório fazer?

Curso dos noivosFoto: Junior Barreto

Sim, esse é um dos requisitos mais importantes para uma união na igreja. Então, antes de começar o planejamento da cerimônia, agende o curso com antecedência, pois ele é concorrido e imprescindível para o casamento católico. Se caso você escolherem casar em outra paróquia após a realização do curso, ele será válido na outra igreja. Basta apresentar o certificado para a paróquia.

6 - E quando um dos noivos não é católico? É possível realizar o casamento mesmo assim?

Claro, é possível. Mas para essa cerimônia acontecer é preciso autorizações especiais, com algumas normas, dependendo da religião do noivo ou noiva que não for católico. Caso ele(a) esteja de acordo com o casamento católico, terá que realizar o curso de noivos para oficializar a união.

7 - O que acontece se os dois ou um dos dois não tiver feito a 1ª comunhão ou a crisma?

E quando os noivos não tem primeira comunhãoFoto: Junior Barreto

Se o seu sonho é ter uma missa durante o casamento, ambos precisam ter feito a primeira comunhão. Caso contrário, é possível fazer apenas a cerimônia. Para a realização da missa, é preciso a realização do curso de quem não tem a primeira comunhão antes da consagração. Já a crisma, não é necessária.

8 - Para casar no religioso é preciso estar obrigatoriamente casada no civil?

A igreja católica não impede o casal que não possui o casamento no civil de se casar na basílica, mas não recomenda a não realização dele. Apesar de não ter validade para a Igreja católica, pois não existiu um sacramento, eles reconhecem que esse vínculo é necessário por questões jurídicas, financeiras e patrimoniais. Ou seja, garante os direitos e deveres de marido e mulher.

9 - As músicas do cortejo e cerimônia só podem ser católicas?

Músicas do cortejo casamento católicoFoto: Junior Barreto

Que noiva nunca sonhou com a sua música favorita na entrada da igreja? É preciso ter cuidado ao escolher a playlist para a celebração. Existem inúmeras paróquias que só permite a execução de músicas Sacras. Então, antes de qualquer coisa, é necessário a apresentação da letra das músicas que serão tocadas com uma antecedência de 30 dias antes do casamento. Tudo que for cantado ou tocado precisa ser aprovado pelo pároco. Os músicos deverão ser contratos por você, já que as igrejas não os fornecem.

10 - Quantos padrinhos são permitidos em um casamento católico?

Sua lista de padrinhos está grande? Melhor repensá-la. Há igrejas que aceitam um número máximo de padrinhos e que podem proibir a entrada deles em procissão junto ao noivo. Então, os padrinhos devem aguardar o início da cerimônia sentados nos primeiros bancos. O número de entradas pela nave central também pode ser regulado, tendo um número exato de quantas vezes podem abrir a porta. Cada paróquia possui suas regras que devem ser consultadas com antecedência para que você não tenha problemas no futuro.

Lembrando: antes de fechar uma data no seu salão preferido para a festa, visite a igreja na qual deseja se casar e verifique o que é necessário para a cerimônia acontecer. Cada local há suas regras e elas devem ser seguidas à risca para evitar qualquer situação constrangedora.

Publicações relacionadas

eternos namorados

Mais Dicas - Há quase 4 anos

Eternos namorados: 10 formas de não deixar a paixão acabar

O tão sonhado dia da karen e do junior

Mais Dicas - Há 11 meses

O tão sonhado dia da Karen e do Junior | Casamentos Reais

bodas de casamento

Mais Dicas - Há mais de 4 anos

Bodas de casamento: conheça os principais significados

Comentários