Chácaras: Porquê essa é a nova tendência para festas de casamento?

Há aproximadamente 1 mês

Casamento em chacará

Dentre as muitas etapas do planejamento de um casamento está a escolha de um lugar para celebrar este momento ao lado dos convidados. Para algumas pessoas, é imprescindível que a cerimônia ocorra na igreja, para outros, tanto a festa quanto o casamento podem ocorrer em um lugar especial.

Sendo assim, é natural começar a procurar por chácaras para alugar em São Paulo – ou na cidade em que irá acontecer a cerimônia. Afinal, são espaços maiores e com área a céu aberto, que permitem fotos incríveis e momentos inesquecíveis para os noivos e seus convidados.

O espaço é útil tanto para aqueles que desejam casar a céu aberto – e perto da natureza – quanto para os que querem um local mais tranquilo para levar seus convidados, depois da cerimônia na igreja.

Mas, porquê celebrar este momento especial em uma chácara tem se tornado uma tendência? Confira!

Casamento em Chácaras: Festa dura mais tempo

Se a cerimônia foi realizada pela manhã, a festa pode durar muito mais tempo quando ocorre em uma chácara, ao invés de um salão de festas ou restaurante. Geralmente, o aluguel da chácara é feito por diária e não apenas horas. Assim, os convidados podem se divertir à vontade e a festa pode durar até de madrugada.

Festa dura mais tempoFoto: Fábio Alves

Estilo do evento

Quem gosta de fazer algum diferente pode se interessar pelo casamento na chácara. Ao invés do evento tradicional e mais formal, você pode criar algo mais a ver com seu estilo. A festa se torna até mais divertida e dá um pouco mais de liberdade aos convidados quanto ao vestuário.

Cerimônia e festa no mesmo local

Para quem sonha em se casar ao ar livre e não faz questão de que o casamento ocorra exclusivamente na igreja, a chácara pode ser uma ótima chance de fazer festa e cerimônia no mesmo lugar.

Uma economia para os noivos e convidados, que não precisam gastar com deslocamento assim que a troca de alianças acontece. Basta deixar um ambiente e ir para outro, no mesmo terreno.

Iluminação mais natural

Mesmo que a ideia seja levar a festa até a madrugada, durante o dia, enquanto acontece o casamento ou o início da comemoração, as luzes não precisam ser ligadas. O sol é o responsável pela iluminação e vai deixar o espaço ainda mais bonito e aconchegante.

Casamento em chácara

Quando a noite chega, basta ligar as luzes, que podem ser penduradas nas árvores, proporcionando uma decoração incrível na chácara em que o evento está acontecendo. O mais importante é aproveitar ao máximo, tanto da luz natural quanto da artificial, para garantir as melhores fotos deste dia inesquecível.

Festa e hospedagem ao mesmo tempo

Os chamados destination wedding (em tradução literal, casamento destino) estão cada vez mais em alta. Afinal, é provável que os noivos tenham parentes que não moram na mesma cidade, mas que serão convidados para a celebração.

Neste caso, vale a pena pesquisar até mesmo por chácaras à venda em São Paulo, para ter um local que lhe pertence para receber os convidados e voltar sempre que quiser. Se preferir apenas alugar, reserve por dois dias. Depois que a festa termina, os convidados ficam hospedados na própria chácara e assim há a economia com o hotel.

Fotos incríveis em um único espaço

Casamentos realizados durante o dia contam com uma iluminação extra e natural. Com isso, as fotos podem ficar ainda mais surpreendentes. Ao apostar na chácara, como se trata de um espaço maior que um salão de festa ou restaurante, o fotógrafo terá vários lugares diferentes – no mesmo terreno – para fazer as fotos, dos noivos e dos convidados.

Sendo assim, o álbum de casamento pode ficar ainda mais especial. E muitos noivos sonham com algo que poderá ser lembrado para sempre.

Cozinha à disposição

Mesmo que a ideia seja contratar um buffet particular para servir os convidados durante a festa, ao alugar uma chácara para o casamento, você terá uma cozinha à sua disposição. Isso pode facilitar tudo para o buffet, que poderá usar geladeira e fogão e servir alimentos ainda mais frescos.

Você une os benefícios do salão de festas (mais espaço disponível) com os do restaurante (comida fresca e preparada na hora) em um único espaço.

Contato com a natureza

Para os noivos que gostam de ter um contato com a natureza, a chácara é a opção perfeita. Além de dar um toque especial a cerimônia e a celebração, há essa proximidade com árvores e plantas, que deixam o ambiente mais agradável e proporcionam sensações positivas, como alegria e aconchego.

É perfeito para os convidados, que vão curtir e relaxar, mas também para os noivos, que, devido a proximidade com a natureza, conseguem se sentir um pouco menos ansiosos.

Mais disposição para os convidados

Disposição para os convidadosFoto: Alessandro Bonini

Como se trata de um espaço maior, em que os convidados podem se divertir e também tirar um momento para descansar, terão mais disposição para curtir a festa que acontece em uma chácara.

Inclusive, vale pensar nesta situação, principalmente se a ideia é que a festa dure o dia todo. Em uma área, deixe reservado apenas para quem deseja curtir e conversar, em outra, para quem deseja descansar um pouco. Se a chácara escolhida tiver piscina – e estiver calor – vale até liberar o espaço para convidados que queiram se refrescar.

As flores combinam com a decoração

Flores naturais nem sempre podem ser parte da decoração das festas de casamento. Principalmente quando ocorrem em ambientes fechados, já que, dependendo do perfume, há o risco de alguém ter uma crise alérgica.

Na chácara você não precisa se preocupar com isso, já que o ambiente é a céu aberto. A dica é escolher flores nativas da cidade e que tenham cores que combinam com o restante da decoração. Coloque-as nas árvores e em outros espaços destinados para tirar as fotos.

O ambiente vai ficar bonito e perfumado na medida certa e mesmo quem lida com a rinite vai conseguir se sentir à vontade durante toda a celebração.

São muitos os motivos que justificam a tendência das chácaras como escolha para as festas de casamento. Pense nessa possibilidade quando for viver este momento tão especial. Com certeza, será uma celebração inesquecível.

Publicações relacionadas

cerimonial de casamento

Mais Dicas - Há aproximadamente 3 anos

Cerimonial de casamento: conheça os 11 melhores profissionais no RJ

bolo casamento

Mais Dicas - Há mais de 5 anos

Monograma: 11 ideias inspiradoras para topos de bolo

Alianças de compromisso

Mais Dicas - Há mais de 2 anos

8 modelos de alianças de compromisso mais CRIATIVAS de todos os tempos!

Comentários