Casamento em hostel: tendência ideal para quem não quer gastar muito

Há 7 meses

Casamento em hostel

A escolha do local da festa nem sempre é uma tarefa simples, principalmente quando o orçamento está apertado. Em meio a um cenário de instabilidade econômica e preços cada vez mais altos, muitas pessoas têm optado por realizar o casamento em hostel.

A novidade surgiu após a Copa de 2014, quando esses estabelecimentos se tornaram populares no Brasil. Esse tipo de estabelecimento é bastante comum no exterior e nas capitais brasileiras e atrai jovens de todo o mundo que desejam conhecer melhor algumas cidades.

Após o evento e o boom, eles precisaram se reinventar e apostar em novas formas para atrair clientes. Surgiu, então, a ideia de realizar de festas de casamento e de aniversário.

Decoração casamento em hostelFoto: Hostel Nature

Mas o que parecia ser apenas uma novidade passageira se tornou uma tendência forte, que atrai cada vez mais pessoas, principalmente jovens casais. Conhecidos pelas diárias a preços acessíveis, os hostels são o destino certo para quem quer fazer uma festa em um ambiente descolado e, ao mesmo tempo, reproduzir um clima romântico, sem gastos exagerados.

Geralmente, esses estabelecimentos fazem a cabeça de jovens casais que se encontram na faixa etária entre os 25 e os 30 anos de idade. Isso porque, eles contam com um ambiente descontraído e com áreas abertas e quintais, ideais para espalhar cadeiras, bancos estilizados e mesas rústicas, do jeito que o casal quer, garantindo mais personalidade. Muitos deles, inclusive, contam com hortas e árvores, o que dá um charme a mais na decoração, sem aumentar os custos.

Além disso, muito mais intimista que um buffet comum, esse tipo de estabelecimento é ideal para quem deseja um mini wedding, ou seja, um mini casamento, que tem como foco celebrar a data apenas com os amigos e familiares mais próximos.

Como organizar um casamento em hostel?

A organização de um casamento mais intimista nem sempre é mais simples, já que é preciso negociar valores para uma quantidade menor de pessoas. No entanto, esse planejamento é bastante prazeroso e permite que o casal tenha mais liberdade em relação ao orçamento e às suas escolhas.

No caso do casamento em hostel, por exemplo, ele normalmente, acompanhado por outras tendências, como: vestido de noiva mais simples e básico, lembrancinhas intimistas e personalizadas, decoração rústica e comidas e bebidas mais rápidas, mas que agradam a todos. A música sempre fica por conta de um DJ ou de uma banda, como em qualquer outro estabelecimento.

Cenário casamento em hostel

O Que servir?

Neste contexto, por exemplo, as finger foods, que são sucesso entre noivas de todo o mundo, são uma ótima opção para quem quer algo mais descontraído.

Você pode servir coquetel com aperitivos, ceviche, entre outros. Se o casamento for perto da hora do almoço ou do jantar, é possível também apostar em massas em mini porções, a fim de garantir um consumo rápido e deixar que os convidados aproveitem ainda mais a pista de dança!

A mesa do bolo, que é preocupação constante dos noivos, também pode ser mais descolada e simples. No lugar do tradicional bolo com três ou mais andares, todo branco e com flores, você pode apostar no famoso naked cake ou em outros modelos mais simples, sem muitos elementos decorativos. Além de serem mais econômicos, eles compõem o ambiente de uma forma sutil.

Mesa do bolo

E por falar em bolo, outra preocupação bastante comum está relacionada à decoração. Conforme comentamos anteriormente, esse tipo de estabelecimento é mais descolado e, em alguns casos, rústico. Então, é preciso ter em mente que a decoração ali colocada não será a mesma de um buffet tradicional.

O ideal é que você aposte em algo mais relacionado a flores e, principalmente, aposte no DIY – ainda mais se estiver realmente a fim de economizar! Você pode fazer as plaquinhas, as lembrancinhas de casamento, os arranjos de flores, entre outros.

Se você não for uma expert em trabalhos manuais, busque por opções que cabem no seu bolso e esteja sempre aberta a novas ideias.

Casamento em hostel é ideal para começar uma vida a dois sem dívidas

O começo da vida a dois é quase sempre rodeado por dificuldades, principalmente quando o casal é mais jovem. Isso porque os gastos com moradia e decoração são muitos: móveis para quarto, sala, cozinha, banheiro, panelas, travessas, eletroeletrônicos e eletrodomésticos, entre outros, são apenas alguns exemplos do que vem pela frente.

Aliado a isso, muitos casais têm parcelas de financiamento, consórcio e outros gastos, o que faz com que o orçamento para realizar a festa de casamento e a lua de mel fique um pouco mais restrito. E, aqui vai um dado interessante: você sabia que os gastos desnecessários são, muitas vezes, o motivo de problemas na relação.

Começar vida dois sem dividas

Em outras palavras, não vale a pena adquirir dívidas para poder viver momentos especiais, como viagens, festas, entre outros. O recomendado é sempre planejar e, principalmente, juntar dinheiro para realizar todas essas coisas sem se apertar financeiramente.

Ou seja, por mais que desejemos realizar o casamento dos sonhos e gastar até o último centavo no vestido de noiva e na decoração da festa, o ideal é sempre ser realista para não começar a vida a dois com dívidas que não cabem no seu orçamento.

Mas se você não conseguiu economizar dinheiro para comemorar esse dia, temos uma boa notícia: você não precisa, necessariamente, abrir mão da celebração de um dos dias mais importantes da sua vida!

Isso porque, é possível fazer uma festa de casamento gastando pouco, basta se planejar e modificar um pouco os planos. Antes de gastar até o último centavo no estilo de decoração para casamento que não abre mão, aposte nas outras opções disponíveis no mercado.

Quanto pode custar um casamento em hostel?

Em linhas gerais, a festa de casamento em hostel pode variar de R$ 1800,00 à R$ 10 mil, dependendo do local escolhido, da quantidade de convidados, decoração e tipo de comida, por exemplo. Por isso, é importante pesquisar bastante antes de definir todos os detalhes, somente dessa forma você pode reduzir os custos e, ainda, garantir que a festa saia como você planejou, sem perrengue.

E você, já sabe onde vai realizar a sua festa de casamento? Deixe seu comentário!

Publicações relacionadas

verde menta

Temática - Há quase 4 anos

Inspiração verde menta na paleta de cores de casamentos

luau casamento

Temática - Há aproximadamente 4 anos

Luau wedding: o seu dia mais inesquecível na praia

casamento estilo conto de fadas

Temática - Há mais de 4 anos

Casamento no estilo conto de fadas: o grande dia será inesquecível

Comentários