Casamento no civil: quais os procedimentos a serem tomados?

Há aproximadamente 5 anos

casamento civil

O casamento civil é uma cerimônia com duração de 15 a 30 minutos, que pode ser realizada em um cartório da sua cidade ou junto com a celebração religiosa.

O Juiz de paz é o responsável por pronunciar as palavras de união, conferir a assinatura dos termos e entregar a certidão de casamento. Conheça os procedimentos necessários para o casamento no civil:

Documentos necessários

Na primeira etapa o casal deve comparecer ao cartório de registro mais próximo, munidos de RG original, certidão de nascimento, comprovante de residência recente e duas testemunhas que também deverão portar o documento de identidade original.

Documentos necessários

Após a entrega ocorrerá em um prazo de aproximadamente duas semanas o processo que confirma se não existe nenhum fator que impeça a união, conhecido como período de proclamas. Então os noivos terão um prazo de três meses para oficializar o casamento no civil.

É importante lembrar que as testemunhas são escolhidas pelo casal, podendo ser diferentes nas duas ocasiões.

Escolha do tipo de união

Essa opção é feita em comum acordo entre o casal, que pode optar que os bens sejam divididos, pela separação total ou parcial de bens. Atualmente a mais escolhida é a separação total, devido à praticidade.

Escolha o tipo de união

Comunhão universal de bens

Tudo que estiver registrado no nome dos noivos, independente da data em que foi adquirido ou do valor é dividido caso haja morte ou separação. Em caso de falecimento, metade é do parceiro e o restante dividido entre os herdeiros, caso haja.

Separação total de bens

É necessário realizar um pacto antenupcial para adotar esse regime, nele ocorre o isolamento total dos bens dos cônjuges. Caso haja separação nada será dividido.

Em alguns casos, como por exemplo, em que um dos noivos seja menor de 18 anos ou ambos maiores de 60 anos esse opção torna-se obrigatório.

Comunhão parcial de bens

Nesse caso, os bens que cada um tinha quando solteiro, continua sendo de porte individual, somente o que for adquirido após o casamento deve ser dividido.

Como acontece a cerimônia civil? 

Essa é a segunda etapa do processo do casamento no civil, com a certidão de habilitação em mãos, deve ser marcada a data e hora da cerimônia. No dia em questão estarão presentes os noivos, duas testemunhas, o juiz de paz e um escrevente autorizado.

Cerimônia no civil

Os noivos afirmam a livre vontade de unirem-se, e após a celebração o livro de registro é assinado pelo presidente do ato, pelos cônjuges, testemunhas e pelo oficial de registro. Em seguida é entregue a certidão de casamento. Após a conclusão dessa etapa, pode ser realizada a cerimônia religiosa.

Que roupa usar?

As mulheres podem optar por um vestido branco curto ou um conjunto terninho e saia, sem extravagâncias e muita elegância. Para os homens, calça e camisa social ou terno e gravata são a opção adequada. Para as mulheres, cores do vestido como o rosa bebê, marfim ou nude também são bem vindas na cerimônia do casamento no civil.

Vestidos curtos e terninhos sao ideais

É necessário festa?

Após a cerimônia no civil, não é necessário uma festa. O casal pode convidar a família e amigos mais próximos para um almoço ou jantar que pode ser realizado em um restaurante, sala que alguns cartórios reservam ou na residência.

Festa ou não, eis a questão

A contratação de um fotógrafo para registrar esse momento é primordial, por mais que os convidados façam fotografias, um profissional fará toda a diferença. 

Imagens via Olhar 360 Graus / Guia Rio Festas / Casamento Bem Planejado / Ana Reis Fotografia / Top Diário / Dicas de Mulher / Noivas Net

Publicações relacionadas

opções de festas casamento civil

Casamento Civil - Há mais de 5 anos

5 dicas econômicas para festa após o casamento civil

como planejar um casamento

Planejamento - Há mais de 3 anos

9 dicas rápidas de como planejar um casamento

Crie seu site de casamento grátis

Planejamento - Há mais de 2 anos

Crie seu site de casamento grátis e planeje seu casório de forma prática

Comentários