Casamento no domingo: 10 conselhos importantes para quem deseja casar nesse dia

Há 18 dias

Casamento no domingo conselhos importantes

Nos últimos anos, o número de casais que optam pelo casamento no domingo cresceu consideravelmente. Na contramão dos dias tradicionais, como sexta-feira e sábado, a celebração tem atraído os noivos por ser mais acessível e pela maior facilidade em reservar a data.

Mas, antes de dizer o tão esperado sim no dia conhecido como o dia internacional da preguiça, é importante que os pombinhos entendam os prós e os contras, bem como levem alguns itens em consideração, a fim de evitar problemas e obstáculos nessa data tão especial.

Dicas para um casamento no domingo

Apesar dos benefícios iniciais: disponibilidade de data, locação de espaços mais baratos, ideal para celebração de mini weddings e presença garantida de mais convidados, é muito comum encontrar algumas barreiras para a realização da cerimônia.

Por isso, separamos 10 dicas para que você não tenha problemas nesse dia e celebre o seu casamento em um domingo, conforme o planejado inicialmente.

Pense bem no horário e na data do casamento

Ao optar pelo casamento no domingo, é importante atentar-se ao horário da cerimônia e da festa de casamento. Isso porque, segunda-feira é, geralmente, um dia comum de trabalho para a maior parte das pessoas. Ou seja: ninguém vai querer ficar até altas horas em uma festa para ter que acordar cedo no dia seguinte e encarar uma semana toda de correria e rotina, não é mesmo?

Pense no horário da cerimôniaFoto: Junior Barreto

Por isso, o ideal é que o evento comece entre o meio da manhã e o começo da tarde. Dessa forma, noivas, madrinhas e convidados podem se arrumar tranquilamente e, ainda, aproveitar a festa, que foi preparada com carinho, sem chegar tarde em casa.

Outro detalhe que você deve levar em consideração é a data. Dê preferência para dias ensolarados, como os de verão. Isso porque, além de serem mais quentes e agradáveis, são um pouco mais longos que os dias de inverno.

Escolha o local com antecedência e cuidado

Se você deseja se casar no religioso, é preciso tomar cuidado. Isso porque, nem todas as igrejas aceitam celebrar casamentos aos domingos, já que é um dia em que são realizadas missas, cultos e batizados.

Uma boa dica nesse caso, é contratar uma pessoa para celebrar a união fora da igreja, diretamente no espaço escolhido.

Defina o tipo de casamento que você deseja

Mini weddingFoto: Junior Barreto

Casar em um domingo é ideal para quem deseja fazer um mini wedding ou, ainda, casar no campo ou na praia. Isso porque, já que a festa será realizada no período da tarde, é possível ousar mais e dar um toque de personalidade extra na cerimônia de casamento: você pode optar, por exemplo, por fazer algo que foge do tradicional e permitir que os convidados se vistam de uma forma mais informal ou, ainda, servir brunch e churrasco.

Preste atenção na hora de escolher os comes e bebes

A alimentação, aliás, é um dos pontos que merece destaque. Isso porque, como a maioria das cerimônias acontece no início da tarde, é importante pensar em um cardápio mais comum como, por exemplo, churrasco, brunch, almoço ou, simplesmente, um coquetel.

No verão, você pode apostar em drinks refrescantes e no inverno em bebidas que misturem o café e o chocolate. A ideia é que você, sempre, evite opções que façam a festa se estender até o dia seguinte.

Escolha a decoração com cautela

Casamentos que são realizados à luz do dia chamam a atenção pela decoração mais clean, certo? O ideal é que o casal opte por utilizar mais a luz natural e foque em detalhes que exaltem esse detalhe, que é um grande aliado.

Decoração com cautelaFoto: Junior Barreto

Neste contexto, flores e cores são uma ótima pedida, que trazem delicadeza, sofisticação, elegância e ousadia. Você pode apostar em painéis de flores, detalhes mais rústicos, entre outros.

Cuidado para não perder o dia da noiva

Além da igreja, é importante confirmar com antecedência se o salão de beleza ou o profissional escolhido estará aberto e disponível no domingo. Isso porque, esse é, geralmente, o dia de folga desses profissionais.

Dessa forma, converse com o profissional da sua confiança e negocie a data com ele antecipadamente, para evitar dores de cabeça.

Preste atenção no seu contrato com os fornecedores

Apesar de ser um dia mais barato em relação a locação, é muito comum que alguns fornecedores cobrem um pouco a mais para deslocarem suas equipes até o local da cerimônia. Por isso, o ideal é que o casal sempre confirme os valores, negocie bastante e veja e as opções com antecedência, evitando desgastes no dia da festa. Afinal, quem é que não gostaria de casar gastando pouco?

Traje: formal ou informal?

Como comentamos anteriormente, realizar uma cerimônia no domingo permite que você ouse um pouco mais, principalmente se optar por casar na praia, em sítio ou em um hostel, por exemplo.

Traje dos noivos casamento no domingo

Foto: Junior Barreto

O vestido da noiva e o traje do noivo e dos convidados devem estar de acordo com o tipo de casamento escolhido. Você pode optar, por exemplo, que seus convidados apostem em tons pastéis mais claros ou bermudas e trajes mais simples.

Os noivos, aliás, podem ir mais a vontade e casar com modelos de cropped ou uma mistura de bata e calça social, que dá um tom um pouco mais despojado. Apesar das variações, é importante ressaltar que você não deve, jamais, se prender pelo dia da semana para escolher o seu vestido: case com o modelo que você sempre sonhou.

Envie um save the date e convide todos com antecedência

Não importa a data do seu casamento, é sempre de bom tom avisar com antecedência e enviar um save the date a todos os convidados para que eles possam se programar.

Aos domingos, especialmente, essa dica vale mais. Isso porque, é possível que as pessoas consigam negociar com seus chefes uma folga extra para o dia seguinte ou, simplesmente, o início do expediente um pouco depois do horário normal.

Não critiquem quem não puder ir ao seu casamento no domingo

Como em todo casamento, é muito provável que uma parte dos convidados não possa comparecer à cerimônia, principalmente se eles precisarem se deslocar para outras cidades ou se tiverem compromissos e reuniões muito importantes no dia seguinte. Por isso, seja compreensiva!

Publicações relacionadas

Mini wedding como decorar

Mais Dicas - Há mais de 3 anos

8 formas simples de como decorar um mini wedding

guardanapo para casamento

Mais Dicas - Há quase 3 anos

Guardanapo para casamento: 6 dicas imprescindíveis para a escolha

Mecasei agora é Wedy

Mais Dicas - Há 3 meses

Novidade: o Mecasei agora é Wedy! Todo amor pelo seu casamento

Comentários