Casamento simples e barato: 10 dicas infalíveis para o seu casório acontecer!

Há mais de 2 anos

Casamento simples e barato, saiba como fazer

Casar é um objetivo idealizado por muitas mulheres. Em geral, a maioria projeta uma festa grandiosa, pois se baseiam em eventos de artistas e celebridades. O universo que vemos nas revistas é sedutor, realmente. No entanto, ao pensar no seu casório, tenha em mente apenas o seu contexto. As inspirações são bem-vindas, é claro, porém não tente reproduzir o que parece inatingível. A sua missão é justamente o oposto: fazer acontecer um casamento simples e barato. 

Para que isso ocorra, organização é primordial. Planejar uma festa de casamento é uma verdadeira corrida contra o tempo e, por essa razão, ter um planejamento definido é a melhor alternativa. Primeiramente, faça um plano financeiro detalhado e rigoroso. Comece, portanto, escolhendo o valor da sua verba total.

Após isso, pense de que forma usará o montante. Neste caso, é importante lembrar de todos os custos que você terá. Uma planilha bem organizada, com o que deverá ser comprado e contratado é crucial. Desse modo, você terá uma visão panorâmica no intuito de realizar um casamento barato.

Em paralelo, elabore uma relação dos compromissos. Seleção de fornecedores, reuniões com cerimonialista, chá de cozinha, provas de cabelo/vestido e dia da noiva. Tudo deve ser programado com antecedência. Dessa maneira, você terá tempo de sobra para pesquisar, avaliar e fazer a melhor opção de acordo com seu perfil. Rentabilize o máximo que puder. Diante disso, siga rigorosamente o que foi determinado. Seja disciplinada com preços e negociações, ainda que se trate de um casamento simples!

Atualmente, formatos enxutos abrem novas oportunidades, como o mini-wedding, o qual já já falamos aqui no blog. Essa alternativa é incrível, extremamente criativa e um caminho interessante para quem deseja fazer um casamento simples e barato. Também é uma maneira de personalizar alguns itens e reduzir gastos por meio da prática conhecida como DIY (Do it yourself), que significa, em português, faça você mesmo.

Pois bem, com o intuito de ajudar você a preparar um casamento simples e barato, vamos apresentar 10 dicas infalíveis para tornar a sua celebração uma realidade. Alguns componentes são adaptados, outros substituídos ou até excluídos - tudo vai depender exclusivamente de você. Vamos em frente!

Casamento simples e barato: 10 dicas para realizar o seu sonho com graça e criatividade

1 - Sonhe, planeje e realize: comece a programar a festa um ano antes

Neste momento, deve ser definido tudo que diz respeito às ideias e à verba do casamento. Para começar, abra uma poupança assim que ficar noiva. Esta deve ser a sua primeira diretriz ao decidir se casar. Ainda que o seu objetivo seja fazer um casamento simples e barato, poupar será essencial para evitar prejuízos.

Feito isso, distribua para cada demanda específica um valor. Quanto pretende pagar pelo buffet ou decoração? Bem, deixe isso claro no seu planejamento. Assim, você terá uma noção de até onde deve gastar com os produtos ou serviços para cada etapa de sua festa. Fazer uma agenda de atividades também vai ser fundamental. E lembre-se: cumpra as regras e os prazos estabelecidos.

2 - Vestido: opte pelo segundo aluguel

Escolha o segundo aluguel

É claro que a escolha do vestido de noiva é uma das coisas que mais importam, mas podemos tornar esse processo menos complexo. Em primeiro lugar, pense no modelo que tem a sua cara e que favorece o seu tipo físico. Com isso em mente, a fim de minimizar custos, escolha o segundo aluguel.

Esta opção é sempre mais barata e, se for necessário, é possível fazer ajustes. Em se tratando de um casamento simples e barato, esta alternativa é uma ótima saída.

3 - Lista de convidados: reduza o máximo que conseguir

Quando pensamos em um casamento simples e barato, um dos principais aspectos a serem minimizados é a lista de convidados. Um assunto sempre delicado, mas que requer cortes para o bem do orçamento e para que todos os presentes na festa possam ser atendidos com eficiência. Apesar das saias justas, o que deve ficar claro é: apenas vale convidar quem, de fato, tiver uma  relação de proximidade com os noivos.

Parentes distantes e colegas sem muito contato não são nomes obrigatórios. Com uma seleção bem feita, você conseguirá chegar a um volume ideal para a sua disponibilidade financeira. Se quiser saber outros detalhes sobre como fazer a sua lista, temos um post completíssimo aqui no blog. Vale a pena conferir!

4 - Parece, mas não é: bolos cenográficos podem facilitar

Confeitaria é uma arte que exige muita técnica e profissionais altamente treinados, o que é bastante dispendioso. Em relação a isso, há a chance de trocar os bolos reais pelos cenográficos, que ficam bonitos nas fotos e podem ser substituídos - na hora de servir os doces - por outras sobremesas.

Esta medida é muito mais em conta e praticada do que você imagina. Logo, considere, sim, adotar para a sua comemoração de casamento simples e barato. 

5 - Ao ar livre: espaços fechados custam caro, faça diferente

Se a família dos noivos possuir um sítio ou casa com uma grande área externa, esta ideia poderá dar muito certo. Além da economia com a locação de um espaço fechado, o clima agregará intimidade. E, nas fotos, o resultado ficará super bonito. A ideia de festejar em grandes espaços nem sempre é a melhor opção.

Case em lugares ao ar livre

Foque no seu perfil, antes de qualquer coisa, e analise as suas condições financeiras. Um espaço familiar, muitas vezes, é relevante também por sua memória afetiva junto aos noivos. Assim sendo, você terá, com certeza, um casamento simples e barato com emoção garantida!

6 - Self-service de bebidas: simplifique para os convidados

Já que a proposta é fazer um casamento simples e barato, que tal deixar as pessoas à vontade no evento? Pois bem, prepare um self-service de bebidas. Disponha em um reservatório (um cooler em formato de baú, por exemplo)  as bebidas para que todos possam escolher sem a necessidade de garçons. Nesse cenário, todos vão ficar descontraídos e a festa ganhará aquele clima de reunião entre amigos, sabe? Desse jeito, você descomplica a sua infraestrutura, agrada os convidados e paga um preço justo!

7 - Sabor de casa: prefira comidinhas e petiscos mais simples

Para ter um buffet de casamento simples e barato, é preciso investir em opções fáceis de fazer, mas que tenham um certo charme. Um bom exemplo disso são os fingers food, aqueles pratos servidos em pequenas porções. Conhece? Pois, funcionam muito bem e podem ficar dispostos na mesa para que cada um pegue o seu preferido.

Usar um food truck é, igualmente,  uma forma de otimizar as comidinhas na festa. Junto a isso, ainda há a confort food, que propõe levar ao casório os pratos que o casal gosta ou os de maior relevância para eles. Qual dessas opções você usaria?

8 - Faça você mesma: aposte em trabalhos manuais com DIY

Mencionamos neste texto o quanto o DIY é uma forte tendência ultimamente. Na decoração, essa prática faz total diferença, pois confere ao ambiente um tom bastante personalizado, com a cara dos noivos. Buquê, porta-retrato com frases e caixotes estilizados são alguns dos elementos que podem ser confeccionados.

Aplicado às lembrancinhas, o DIY tornará viável aliar economia, criatividade e diversão. A sua lembrancinha pode ter elementos pessoais, como a letra do casal, por exemplo. Experimente fazer isso para ter um casamento simples e barato e se surpreenda!  

9 - Reúna uma boa equipe: convoque amigos e familiares para ajudar

Convoque amigos e familiares

Falando em DIY, pense logo com quem pode contar para os trabalhos manuais. Convoque as famílias e amigos em dias determinados. Tenha certeza de que vai ser mais uma chance de se divertir, dar boas risadas e contar histórias. Momentos que ficarão na memória de todos, que vão ajudar a proporcionar um casamento simples e barato para você e seu noivo! 

10 - Lua de mel: fuja das altas temporadas

Se o seu objetivo é fugir de valores altos, escolha viajar durante as baixas temporadas, quando é possível encontrar preços convidativos de pacotes nacionais ou internacionais. Pesquise hotéis, passagens aéreas em promoção e programações gratuitas no destino que será visitado. Com essas medidas, tenha certeza: você conseguirá tornar casamento simples e barato de uma vez por todas com a sua lua de mel.

Fuja das altas temporadas na lua de mel

Independente do tamanho de sua festa, todos os pontos, aqui, abordados serão imprescindíveis para que o seu projeto ocorra conforme a sua expectativa. Junto a isso, tenha consciência de que o seu casório é único, logo, jamais tente organizar e imaginar um evento completamente fora dos seus padrões. Este, na verdade, seria o seu maior erro. Combinado?

Agora, conte o que achou deste post. Compartilhe suas impressões, comentários, dúvidas e opiniões sobre a possibilidade de fazer um casamento simples e barato. Aproveite a chance para conhecer o nosso guia de serviços, no qual estão os melhor fornecedores da área no Brasil. Essas empresas já atenderam mais de 150 mil noivas em todo o país. Ademais, todas são certificadas pelo Procon e Reclame Aqui, o que assegura uma total transparência sobre os serviços prestados.  

Por fim, inscreva-se em nossa newsletter e receba, com antecedência, nossos conteúdos exclusivos.

Publicações relacionadas

O que é casamento por adesão?

Planejamento - Há quase 2 anos

O que é o Casamento por Adesão? Saiba tudo sobre

erros que as noivas cometem na organização do casamento

Planejamento - Há aproximadamente 3 anos

15 piores erros que as noivas cometem na organização do casamento

Lembrancinha Diy

Orçamento - Há mais de 5 anos

Economize com lembrancinhas de casamento de baixo custo!

Comentários