Casamento vintage: 12 itens que não podem faltar na sua festa

Há quase 2 anos

Casamento vintage

O casamento vintage é uma tendência atual, onde o casamento se torna temático e inspirado em características, decorações e vestuário das décadas passadas (em especial as décadas entre 20 e 70). O casamento nesse estilo tende a ter tons pasteis, muitos detalhes de madeira e ter espaço para decorações feitas à mão (conhecida como DIY). Ele é perfeito para um mini-wedding, mas também pode ser tema para qualquer porte de casamento.

O vintage é uma tendência global, que também chegou ao mundo dos casamentos. Saiba dicas para um casamento vintage.

Alguns dos maiores detalhes do casamento vintage são os objetos vintage que precisam fazer parte da decoração, o vestido vintage da noiva e até mesmo as alianças, que também podem ter inspiração retrô. Se o seu desejo é fazer um casamento vintage, você precisa conhecer nossas dicas de itens que não podem faltar na sua festa! 

1 – Aposte na decoração com madeira

Uma das características mais marcantes de um casamento vintage é a utilização de muita madeira na decoração, seja em objetos vintage ou em móveis estilizados. Talvez a primeira coisa que lembremos quando pensamos em casamento vintage seja justamente o uso de móveis desse estilo. Eles são clássicos, dão um ar rebuscado à decoração mesmo quando são simples e, além disso tudo, ainda combinam perfeitamente com flores de tons pasteis, uma ótima pedida pera decoração vintage.

Detalhes com madeira

Barril

Os objetos também podem ter inspiração na madeira, mas tome cuidado para não deixar o ambiente muito sobrecarregado. Aposte em molduras de madeira para os quadros que vão decorar as paredes ou para os porta-retratos que vão decorar outros tipos de mesa ou enfeite. Caixas de madeira vintage, barris também são uma ótima pedida, assim como pregadores de madeira para compor um mural de fotos vintage.

2 – Use artigos retrô 

Artigos retrô combinam totalmente com a decoração vintage, já que são da época em que o casamento foi inspirado ou, pelo menos, também foram inspirados nessa época. Uma ótima pedida para economizar é usar objetos e artigos retrô que você tem em casa! Se você tiver móveis de madeira, melhor ainda!

artigos vintage

Eles também podem ser usados na decoração vintage. Além disso, que tal dar espaço para aquela máquina de escrever que está juntando poeira? Ou a vitrola antiga do seu avô? Quem sabe aquela caixinha de som da bisavó do noivo? Talvez aquela máquina de retratos tão antiga que ninguém nem sabe usar! Busquem pela casa e com certeza vocês acharão objetos vintage capazes de ajudar na decoração!

Itens decorativos vintage

A melhor parte é que você ainda será capaz de usar na sua decoração objetos vintage que tem valor e legado familiar. Talvez algum ente querido não poderá participar da cerimônia presencialmente, mas usar algum objeto dele como decoração pode encher o coração dos noivos e convidados de emoção e alegria. Não há nada mais emocionante do que saber que estamos cercados por pessoas maravilhosas.

3 – Escolha um vestido de noiva retrô (50/60/70)

A busca pelo vestido de noiva é uma saga mesmo em casamentos convencionais. No casamento vintage não seria diferente! A primeira etapa para definir o vestido de noiva ideal é entender qual é a década (ou décadas) de inspiração para o casamento vintage. Isso é importante porque os vestidos, como é de se imaginar, mudaram muito de década para década. As décadas que costumam servir mais vezes de inspiração para os vestidos de noiva são as de 50, 60 e 70.

Vestido de noiva retrô

Os vestidos da década de 50 são mais clássicos, com saias muito volumosas e cinturas normalmente marcadas por fitas de cetim. As mangas costumavam ser longas, mas também podiam ser midi. Já o vestido de noiva da década 60 chegou para desconstruir as ideias convencionais e inovar totalmente. Foi uma década de vestidos mini e tubinho, geométricos e sem a menor sombra dos babados da década anterior. Por sua vez, os vestidos da década de 70, como era de se esperar, foram marcados pelo movimento hippie e cigano. Basta saber o que mais se adequa ao estilo da sua festa e ao seu próprio estilo!

E quem disse que o único vestido vintage da festa precisa ser o da noiva? Nada disso! Envolver as madrinhas e até mesmo as convidadas é uma ideia fantástica, que coloca todos os presentes no espírito retrô, quase transportando-os no tempo! Sem falar que imagina a quantidade de fotos vintage incrível que vocês vão poder tirar!

4 – Não esqueça dos acessórios da noiva

Não só de vestidos retrô vive a noiva vintage! As opções de acessórios para o casamento vintage são inúmeras e vão, literalmente, da cabeça aos pés da noiva. O véu, por exemplo, pode ser substituído por véus curtos, que cobrem apenas o rosto da noiva lateralmente. Também pode ser substituído por enfeites grandes para o cabelo, com flores e pérolas. Uma tiara, uma head-band hippie ou um voilette, também são ótimas opções!

Acessórios vintage

Além disso, o casamento vintage também permite que a noiva escolha uma variedade de tipos de buquês, luvas, sapatos e até brincos, pulseiras e colares! É só focar na década escolhida para o visual não ficar bagunçado e procurar inspirações nas fotos originais do período.

5 – Pense sobre o traje do noivo (50/60/70)

É claro que o vestuário do noivo também precisa se adequar ao estilo vintage e ao vestido de noiva. Por isso, é importante que a década escolhida como inspiração para o vestido dela e para a festa, também seja a década escolhida para o traje dele. As décadas mais escolhidas, como já abordamos, são as de 50, 60 e 70 e talvez você queira levar em consideração a forma do noivo se vestir nesses períodos antes de optar por uma em específico.

Traje do noivo estilo vintage

O traje dos noivos da década de 50 era sóbrio em tons de cinza escuro, azul e marrom. Ternos xadrez também estavam em alta no período. A gravata tinha o nó mais fino e os ternos costumavam ser acompanhados por coletes. Já os noivos da década de 60 eram inspirados por astros como Beatles e Elvis Prestley!

O paletó muitas vezes era sem colarinho, com peças coloridas e o look era finalizado com chelsea boots. Você não precisa usar todos esses elementos no seu casamento vintage, mas pode pegá-los como inspiração. Por fim, os noivos da década de 70 também tinham inspiração hippie. As calças são mais largas, no estilo boca de sino e o terno mais icônico desse período foi o branco, usado por John Travolta no filme “Embalos de Sábado à Noite”.

6 – Decore com velas e candelabros

A utilização de velas e candelabros como parte da decoração vintage também é constante nas festas de casamento com essa inspiração. Elas dão um toque suave e inspirador para o casamento, dando a impressão dos convidados estarem mesmo vivendo na época. Claro que o uso ou não das velas pode depender da década escolhida para inspiração, mas elas sempre dão um toque especial no casamento vintage e combinam perfeitamente com os outros objetos vintage da decoração. Velas e candelabros são decorações muito comuns em casamentos vintage.

Outra ótima utilização para velas e candelabros é utilizá-los como lembrancinhas para os convidados. Uma opção para os noivos vintage que querem um casamento mais barato, pois esse tipo de lembrancinha pode ser confeccionado em casa. Tem tudo a ver com o tema da festa e ainda é um presente muito lindo para decorar a casa dos convidados.

7 – Faça enfeites no estilo DIY com cordas e barbantes

Cordas e barbantes fazem parte da decoração de quase todos os casamentos vintage e dão um toque especial ao ambiente. As possibilidades de utilização são diversas e a melhor parte é que a melhor parte delas pode ser feita pelos próprios noivos vintage! Por exemplo, o barbante pode ser utilizado como base para um mural de fotos dois noivos e dos convidados, para ser estendido em alguma parte do local do casório e fazer parte da decoração vintage. 

O varal de fotos fica uma graça na decoração vintage. Se você tiver um serviço de impressão de fotos dos convidados na festa, pode pendurá-las conforme eles forem tirando e fazer uma decoração na hora! Se não, que tal pendurar fotos antigas ou fotos novas, com filtros que as fazem parecer antigas?

Outra opção para fazer utilizando corda ou barbante é confeccionar potinhos e garrafinhas envolvidos por eles, que podem servir como porta-flores ou até mesmo como lembrança para os convidados. Fica uma graça na decoração do casamento vintage, mas na casa dos convidados também.

8 – Não esqueça das alianças vintage

Alianças vintage

A aliança é um tema muito especial do casamento e é claro que também teria que entrar no clima dos noivos vintage. Os anéis podem ser realmente de outras décadas e gerações, como uma herança de família, por exemplo, mas também podem ser anéis atuais com inspirações no passado. Como a moda vintage realmente pegou em tudo, não será difícil de achar. As alianças vintage têm sempre pedras belíssimas, costumam ter cortes arredondados e vão ficar lindos em você!

9 – Flores são a base de um casamento vintage

As flores são uma das bases da decoração do casamento vintage! Elas normalmente são em tons mais pastel, para contrastarem com os móveis de madeira. Flores das cores lilás e amarela também são muito utilizadas. As flores com tons mais fortes, fora da paleta pastel, podem ser colocadas em potinhos ou vasinhos, como os feitos à mão pelos noivos vintage. 

As flores mais utilizadas são aquelas com estilo mais silvestre e pequenas, como lavanda, miosótis e vinca. Procure pensar fora da caixa! Por exemplo, você também pode usar decoração de flores de feltro ou origami, feitos pelos noivos vintage.

10 – Balanços dão um toque especial

Balanços dão um toque super especial na decoração do casamento vintage, mas tome cuidado para seus convidados não acharem que é realmente para brincar! O ideal é colocar uma nova decoração em cima dele, como potinhos de flores, livros ou outros objetos vintage. 

Um balanço pode servir como palco para belas fotos vintage ou como apoio para objetos vintage.

Se você quiser que o balanço seja interativo, opte por balanços maiores e tenha certeza de que ele está totalmente seguro para evitar acidentes. Ele pode ser uma ótima fonte de fotos vintage para os convidados e para os próprios noivos vintage, antes da festa começar.

11 – A decoração com fotos fica incrível

A decoração com fotos vintage é uma opção econômica que fica linda! Elas podem estar em porta-retratos espalhados pelos moveis, nas paredes e até mesmo no mural de barbante. Faça uma pré-seleção, aplique um filtro vintage bem bonito e mande imprimir!

decoração com fotos

A contratação de um bom fotógrafo para a cerimônia também pode fazer toda diferença nas fotos do seu casamento vintage. Ele tem que saber captar toda essência vintage do casamento através das suas lentes, sabendo trabalhar com desfoque e enfoque, bem como também saber trabalhar com programas de edição que possam dar toques vintage nas fotos que os noivos vintage desejarem.

12 – Que tal inovar na chegada na cerimônia?

A noiva convencionalmente chega de carro na cerimônia, muitas vezes até mesmo uma limusine. A noiva vintage pode inovar e pensar em outras opções! O carro pode variar de acordo com a década de inspiração, mas as inspirações são inúmeras! 

Já pensou em chegar de Cadillac no seu casamento vintage inspirado na década de 50?

Uma noiva de um casamento vintage inspirado na década de 70 pode chegar de Kombi, por exemplo! A noiva de 50 pode chegar em um Cadillac e a de 60 em um fusquinha! 

Já está bastante inspirada? Queremos saber o que você achou deste post! Por favor, compartilhe conosco suas impressões e opiniões sobre casamento vintage! Aproveite e conheça o nosso guia de serviços, onde elencamos alguns profissionais de confiança que podem ajudar a fazer a sua festa de casamento vintage ainda mais bonita.

Por fim, inscreva-se em nossa newsletter e receba, com antecedência, nossos conteúdos exclusivos.

Imagens via Green Wedding Shoes / Rustic Wedding chic / Mercedes Alzueta

Publicações relacionadas

dicas trash the dress

Casamento - Há mais de 3 anos

5 dicas importantes para um trash the dress irresistível

casamento nerd

Temática - Há quase 2 anos

Casamento nerd: 10 ideias para você fazer uma festa perfeita!

chá de cozinha com o tema halloween

Temática - Há aproximadamente 2 anos

Chá de cozinha: 10 ideias inspiradoras com o tema Halloween

Comentários