9 perguntas fundamentais para fazer antes de contratar o cerimonialista de casamento

Há mais de 1 ano

cerimonialista de casamento

Ao planejar um casamento, a noiva se depara com uma lista imensa de resoluções. A pauta de tarefas, pesquisas, agendamentos e as decisões sobre algumas logísticas envolvem detalhes minuciosos. Por isso, os noivos têm o auxílio de um personagem elementar quando se trata da realização de um casório: o cerimonialista de casamento.

O cerimonial de casamento é um item essencial. A partir dele, será possível obter um plano de ação definido e com eficiência. Assim, os noivos são poupados das preocupações e transtornos possíveis, tais como as negociações, a relação com os fornecedores, os agendamentos e outras atividades administrativas. Desse modo, é viável ter o cenário ideal, no qual a preparação da celebração, para a noiva e o noivo, será um momento de prazer, alegria e realizações apenas. Uma vez que a parte menos agradável estará sob os cuidados do cerimonialista de casamento.

cerimonialista de casamento

Diante disso, surgem algumas perguntas acerca da contratação desse profissional dos sonhos. Afinal, estamos falando do seu casamento e, para esse dia, tudo deve estar simplesmente perfeito. Antes, porém, é necessário esclarecer que existem três formas de contratar um cerimonial: a assessoria de casamento total, a parcial e o cerimonial do dia.

Enquanto que a primeira é responsável por tudo relacionado ao evento, a segunda oferece apenas algumas reuniões, encaminhamentos e sugestões, sem qualquer envolvimento em cotação de fornecedores e presença na data da cerimônia. Já a terceira, o cerimonial do dia, está restrita ao dia da festa. Neste caso, o cerimonialista não trabalhará na pré-produção, apenas no dia da celebração. Com isso em mente, preparamos 9 perguntas para fazer antes de contratar o cerimonialista de casamento.

1 - Como funciona o seu serviço?

Ao decidir contratar um cerimonialista de casamento, é importante ter ciência do que essa pessoa fará efetivamente. Por essa razão, pergunte como funciona o trabalho, ou seja, qual é realmente o papel dele para tornar o seu casório uma realidade. Esta é a primeira questão que deve ser respondida, pois dará a dimensão exata do serviço a você. É também o momento de compreender e definir a assessoria de casamento que será escolhida. Portanto, esta pergunta será o seu ponto de partida.

2 - O que está incluso?

Ao selecionar a assessoria de casamento, você deverá estar totalmente ciente do que está incluso no seu pacote. Feito isso, solicite ao cerimonial uma lista completa do que tem direito e deixe todos esses itens explícitos no contrato. Assim, o acordo estará registrado e transparente para todos.

3 - Há quanto tempo trabalha com eventos?

Experiência é crucial. Portanto, vale a pena perguntar ao cerimonialista de casamento sobre suas vivências anteriores, bem como há quanto tempo lida com enlaces matrimoniais. Investigue quantos e quais formatos ele já realizou. Questione também se já houve algum casório inusitado ou complexo em seu portfólio. Dessa maneira, você terá uma noção de como ele atua, suas potencialidades ou limitações.

4 - Com quantas pessoas você trabalha?

Procure saber o tamanho da equipe do cerimonial que pretende contratar. Isso vai determinar como será o seu atendimento, assim como a agilidade das soluções de suas necessidades. Com essa informação, você poderá, do mesmo modo, saber a quem recorrer quando houver necessidade ou distribuir as solicitações conforme a função de cada membro do staff do seu cerimonial de casamento.

5 - Como funciona o atendimento à noiva até o dia do casamento?

Bem, como sinalizamos anteriormente neste texto, existem três formatos de assessoria de casamento. A depender do que você optar, há variações com relação ao atendimento à noiva. Na assessoria total, a dedicação do cerimonialista de casamento é de 100%, ou seja, ele será responsável por tudo do início ao fim. Em paralelo, a assessoria parcial atua como orientadora, mas sem envolvimento prático nas providências da festa. Por fim, o cerimonial do dia só estará presente na data da cerimônia.

6 - Como funciona a indicação de fornecedores?

Tanto na assessoria total como na parcial, você poderá contar com a orientação do cerimonial de casamento para a seleção e contratação dos fornecedores. Pesquisar prestadores de serviços nem sempre é uma tarefa simples. E, nesse ínterim, o cerimonialista de casamento é decisivo para escolher ou direcionar a sua opção para a melhor alternativa.

7 - Você irá me acompanhar em quantas reuniões com fornecedores?

Esta é uma tarefa típica da assessoria de casamento total, na qual o cerimonialista de casamento está integralmente à disposição dos noivos. Com isso, fica claro que não há limites para a presença desse profissional em reuniões com fornecedores. Mesmo assim, defina claramente a quantidade de encontros nas quais ele estará presente. Se esse volume for ilimitado, deixe isso evidente também. Faça uma agenda, com datas, horários pré-definidos e acordados. Isso facilitará vida de todos.

8 - Quantos casamentos você realiza por mês?

Esta é mais uma pergunta para avaliar o potencial e a experiência do seu cerimonialista de casamento. No entanto, é também um modo de ajustar a agenda dele às suas demandas e, especialmente, à disponibilidade dele para o dia do seu casamento. A depender da resposta, será possível identificar a sua vivência no mercado e a sua disponibilidade para assessorar o seu evento.

9 - Você estará presente no meu grande dia?

Os formatos de assessoria de casamento que marcam presença na festa são a total e o cerimonial do dia. Por isso, ao compreender o que cada tipo proporciona, você logo estará ciente se poderá ou não contar com o cerimonialista de casamento no seu casório. É claro que - por ter uma sinergia maior - a assessoria total é a que mais segurança oferece.

Bem, com este post, pretendemos auxiliar as noivas na escolha do cerimonial de casamento, um elemento imprescindível. Porém, é necessário entender as possibilidades e avaliar as suas necessidades para determinar o cerimonial.

Compartilhe as suas dúvidas, ideias e planos no blog. Vamos continuar conversando sobre este tema. Agora, convidamos você para acessar o nosso guia de serviços e conhecer uma lista de empresas que já trabalharam com cerca de 600 mil noivas em todo o Brasil. Todas possuem os certificados do Procon e Reclame Aqui, o que demonstra total transparência sobre os serviços prestados.

Inscreva-se também  em nossa newsletter abaixo para receber conteúdos novos e exclusivos sobre casamentos.

Publicações relacionadas

como organizar chá de lingerie

Mais Dicas - Há mais de 2 anos

Saiba como organizar um chá de lingerie de arromba!

Lugares improváveis de fazer o pedido de casamento

Mais Dicas - Há mais de 1 ano

7 lugares improváveis para fazer o pedido de casamento

Cerimonial de casamento

Mais Dicas - Há mais de 4 anos

Cerimonial de casamento: saiba como organizar o grande dia!

Comentários