Check list casamento: 9 dicas para montar o seu sem errar

Há mais de 3 anos

check list casamento

Casar de “papel passado” não garante felicidade. Mas, muita gente ainda sonha com a cerimônia religiosa. É com certeza um momento mágico. Porém, dá trabalho realizar este sonho. Os preparativos começam no mais tardar 12 meses antes. Não fazem ideia por onde começar? Preparamos 9 dicas certeiras de como montar o seu check list casamento sem estresse.

Como montar a sua check list casamento

Planejamento

O primeiro passo é definir o orçamento, incluindo gastos com a lua de mel. O casal precisa ser realista e pensar no que realmente cabe no bolso. Você e seu noivo devem saber o quanto podem economizar. Abram uma conta poupança e depositem mensalmente o valor definido. Pesquisem, comparem preços e pechinchem descontos. Quando os noivos planejam, tudo dá certo e o casamento começa sem dívidas.  

Você também vai gostar de ler:

Lista de convidados

É o ponto de partida para organizar o casamento. A lista deve ser feita logo após o noivado. O casal deve fazê-la em conjunto. Com o número definido, os noivos escolhem o local, quantidade de bebida e comida e pensam nas lembrancinhas. Viu só como sem ela, os preparativos não andam?

lista de convidados

Preparar a lista é difícil. Para facilitar, divida em três partes. Convidados da noiva, do noivo e familiares do casal. Convidem pessoas de fato relevantes para vocês. O casal precisa ser firme e fazer escolhas coerentes. Se o orçamento restrinja os acompanhantes a compromissos sérios.

Pessoal do trabalho?Apenas colegas próximos. Para eles, entregue o convite pessoalmente. E o chefe?Se gostar dele, sem problemas. Agora, convidá-lo para ganhar um presente caro é deselegante, todo mundo percebe.

Convites

Encomendem oito meses antes. Os tradicionais são sofisticados e não saem de moda. Para os casais moderninhos os estilos cartão postal, mapa, reportagem de jornal, retrô... Atenção para o papel, o tipo cartão é bem resistente. O tipo cartão e aspen é para modelos tradicionais. O papel de linho é delicado e elegante. Peça uma amostra para a gráfica para analisar o trabalho e o prazo.

convite

Igreja e decoração

Algumas igrejas têm lista de espera de dois anos. Dezembro e maio são meses concorridos. Escolham uma igreja que tenha a ver com a vida do casal. Casar em fevereiro e março sai mais barato.

decoração

Prefira sexta-feira, sábado, domingo e véspera de feriado para os convidados aproveitarem a festa até o final. Para a decoração, decore apenas o altar, caso a grana estiver curta.

Lua de mel

Deve ser pensada um ano antes. O destino tem que ser a cara de vocês. Pouca grana?Viagens nacionais são mais indicadas. E as cotas de lua de mel?Complicado, porque o presente tem valor sentimental, dar dinheiro é impessoal. Baixe aqui o eBook grátis que fala sobre viagem de lua de mel.

Enxoval

A lista deve ser preparada com antecedência. O enxoval deve estar pronto quatro meses antes. É composto por peças de cozinha, banheiro e quarto. Toalhas de mesa, cobertor, toalhas são algumas peças. Escolha peças que se harmonizem. Pesquise lojas com assessoria para noivas.

Lista de presentes

Escolham presentes condizentes com o estilo de vida do casal. Foquem no que é fundamental. Aparelho de jantar, faqueiro, jogos de panelas e eletrodomésticos são escolhas acertadas. Muitas lojas trabalham com lista de presentes. Escolha uma que esteja dentro do perfil dos convidados.

Chá de panela

O ideal é ser vinte dias antes do casamento. Pode ser na casa dos pais, de uma amiga, no salão do prédio... As amigas da noiva levam um presente simples (abridor de garrafas, garrafa térmica, bacias de inox são algumas opções!). O encontro é descontraído e tem brincadeiras, aqui você encontra várias ideias.

chá de panela

O convite pode ser enviado por e-mail. São servidos canapés, salgadinhos, docinhos e bebidas (água, suco, refrigerantes).

Lembrancinhas

Precisam ter a cara do casal. Fragrâncias exclusivas de perfume, kits de xampus e cremes, doces em compota são boas alternativas. Aqui em nosso portal você encontra opções de lembrancinhas DIY (do it yourself).

lembrancinhas

Imagens via Rebecca Richman Events / Uproxx / Easy Day / Save on Crafts / Bride Box

Publicações relacionadas

como-conseguir-dinheiro-para-casamento

Planejamento - Há mais de 2 anos

7 ideias geniais de como conseguir dinheiro para o seu casamento

organizar casamento

Planejamento - Há quase 4 anos

Organizar casamento: 10 fatos que você precisa saber

aplicativos moveis para noivas

Planejamento - Há mais de 4 anos

Os 7 melhores aplicativos móveis para você organizar seu casamento

Comentários