Comemore o amor no dia de São Valentim: conheça a história da data

Há mais de 4 anos

dia de São Valentim

Aproveite que amanhã é dia de São Valentim e já entre no clima romântico da data!

Você já deve ter ouvido falar do dia de São Valentim, muito comemorado no mundo todo como o Dia dos Namorados (Valentine's Day). Diferente do Brasil, em que se comemora dia 12 de junho, em muitos países dia 14 de fevereiro é uma data especial.

O dia é para celebrar a união entre casais. Namorados, casados e até amigos coloridos se divertem com troca de bombons e cartões.

No Brasil, a data já passa a ser vista com outros olhos e a tendência é que seja cada vez mais popular. Aqui, o dia dos namorados mesmo é véspera do dia de Santo Antônio, conhecido como "Santo Casamenteiro".

Por que São Valentim é comemorado como dia dos namorados?

São Valentim foi um bispo que lutou pelo direito de casamento. Na época em que vivia, o imperador Cláudio II proibiu o casamento por acreditar que os combatentes solteiros tinham melhor desempenho. Diante disso, o bispo não concordou e continuou celebrando casamentos, porém, foi preso e condenado à morte quando descoberto.

Enquanto estava preso, recebia muitas flores e bilhetes de jovens que acreditavam no amor e o tinham como ídolo. Na prisão, Valentim se apaixonou por uma moça cega, filha de um carcereiro. Na história, contam que Valentim devolveu-lhe a visão, de forma milagrosa, porém, não teve a oportunidade de ficar junto a sua amada. Antes de ser morto (pela condenação), escreveu-lhe uma carta de adeus e assinou como "De seu Valentim", frase que ficou famosa e é muito usada na data.

Comemore o amor no dia de São Valentim: conheça a história da data

Curiosidade do dia de São Valentim

14 de fevereiro também é a véspera de lupecais, uma festa da Roma antiga, celebrada em homenagem a Juno, a deusa da mulher e do matrimônio.

E você, gostou da história? Aproveite e envie um cartão para a pessoa amada!

Aqui estão alguns sites que encontramos boas opções de cartões virtuais, aproveite!

Não espere até dia 12 de junho para fazer sua declaração e aproveite o dia de São Valentim!

Publicações relacionadas

casar virgem

Relacionamento - Há mais de 4 anos

Quebrando tabus: casar virgem sim ou não?

simpatias Santo Antônio

Relacionamento - Há mais de 3 anos

8 simpatias de Santo Antônio pra você arrumar o amor da sua vida

como se dar bem com a sogra

Relacionamento - Há mais de 4 anos

5 maneiras eficazes de como se dar bem com a sogra

Comentários