Como economizar no casamento e começar bem sua vida nova

Há aproximadamente 3 anos

como economizar no casamento

Realizar o casamento perfeito é o sonho de muitas. Mas muitas vezes, no meio do caminho, nos deparamos com tantos custos, tantos detalhes, que acabamos por desanimar e ficar estressadas com algo que deveria ser só alegria.

Os itens que fazem parte da organização de uma festa de casamento são muitos: buffet, local, vestido, convite, decoração, lembrancinhas. É uma lista sem fim! E por isso, uma das nossas maiores preocupações é com o gasto total.

Mas não precisa se assustar! Com um bom planejamento, é possível realizar o casamento dos seus sonhos com um custo que caiba no seu bolso. Pensando nisso, listamos abaixo algumas dicas de como economizar no casamento e começar bem sua vida de casada! Veja mais:

Planejamento

planejamento

A palavra chave nesse momento tão importante é planejamento. Não adianta sair olhando tudo sem pensar com cuidado qual seu limite real de gasto total e o limite para gastar com cada item.

De acordo com uma pesquisa realizada pela revista Exame sobre gastos com casamento, cerca de 50% dos casais entrevistados gastaram mais do que tinham em mente inicialmente. Ou seja, fique atenta!

É como qualquer coisa na nossa vida: quando possuímos determinado montante de dinheiro, estabelecemos uma lista de prioridades para serem adquiridas primeiro e, caso sobre alguma coisa no final, compramos aquilo que não seria tão necessário.

Com o casamento devemos fazer da mesma maneira: existem aqueles gastos fundamentais, sem o qual o casamento não acontece, e aquele gastos que seriam um algo mais, que podemos economizar ou, até mesmo, cortar!

Escolhendo a data

a escolha da data do casamento

Quanto mais longe estiver o casamento, melhor para o seu bolso. Assim, você terá mais tempo para pesquisar preços e pagar todos os itens antes da data do casório, sem pesar muito no orçamento.

Evite datas próximas de feriados, pois nesses dias todos os serviços tendem a ser mais caros. Prefira a sexta, do que o sábado: muitos buffets e salões oferecem preços mais em conta para quem quer casar nesse dia. Veja aqui quais os cuidados na hora de escolher o buffet do seu casamento.

Economizando com cada item!

Lista de convidados

lista de convidados

O primeiro passo, então, é definir seu número de convidados. Faça uma pré-lista de quem deseja convidar e tenha um número em mente. Afinal, esse número irá influenciar em todas as outras despesas da festa. E lembre-se: menos convidados, menos despesas. Veja neste post, como escolher seus convidados.

Portanto, cuidado com a empolgação. É a partir dessa lista que serão feitas as principais cotações de fornecedores e que sua planilha de custos ganhará forma.

Espaço

Sem dúvida alguma, o espaço é um dos gastos principais. Com seu número de convidados em mente, escolha um lugar que comporte confortavelmente todos e que caiba dentro do seu orçamento inicial para este item.

Caso vá fazer uma cerimônia ou festa mais simples, espaços menores além de serem mais baratos, gastarão menos com decoração. Outra dica é realizar a cerimônia e a festa no mesmo local, economizando nos gastos com a igreja.

Buffet

buffet

Não existe festa sem comida! Por isso, o buffet é outro dos gastos essenciais. Todo buffet cobra por convidado e por isso, aqui também é necessário ter bem calculado quantas pessoas comparecerão à festa.

Pesquise bem antes de fazer sua escolha! Não é por quê um buffet é carérrimo que será, necessariamente, o melhor para sua festa. Muitas vezes é possível achar comida boa em buffets mais em conta que poderão, até mesmo, oferecer algo que seja muito mais a sua cara!

Uma boa dica é comprar as bebidas separadamente. Dessa forma, é possível não ficar refém dos buffets e poder pesquisar até encontrar opções de distribuidoras mais baratas.

Decoração

Todo mundo quer casar no lugar mais lindo possível, porém a decoração é um dos gastos que mais pesam no bolso dos noivos. Procurar um espaço que já seja bonito naturalmente e, portanto, exija menos trabalho de um decorador, pode ser uma boa para quem tem um orçamento limitado.

Outra ideia é pedir ajuda das madrinhas e familiares para confeccionar por si mesma alguns itens básicos, como prendedores de guardanapo e lembrancinhas. Além de ser mais barato, acaba por dar um toque mais pessoal e romântico à festa!

Seja uma boa negociadora!

seja uma boa negociadora

Quem vai casar e quer economizar não pode ter vergonha (nem preguiça!) de correr atrás de vários orçamentos e negociar! Como já diria o ditado "quem não chora, não mama", e se você não negociar, pedir descontos e pesquisar bem as diversas opções disponíveis no mercado, vai acabar pagando mais caro sem necessidade.

Siga uma ordem de contratação de cada serviço

Quase todos os serviços que você contratar poderão ser parcelados, mas, geralmente, todos exigem uma entrada e que o último pagamento deverá ser feito até a data do casamento.

Alguns itens, como buffet e salão, são mais caros que os outros, por isso planeje o pagamento dos itens mais caros primeiro, para obter melhores ofertas e condições. Uma boa dica é estipular, lá no planejamento inicial, quanto vocês poderão gastar por mês com o casamento e se ater a esse valor na hora de contratar os serviços.

Procure promoções e feiras

Pesquisa bastante na internet por sites de feiras para noivas. Normalmente, é possível encontrar nesses lugares descontos e promoções para quem fechar negócio na hora. Assim que marcar a data, procure saber sobre eventos como esse que aconteceram na sua cidade e planeje-se para pesquisar alguns itens, como convite, banda e fotógrafo, lá!

Evite fazer empréstimos

evite-fazer-emprestimos

Se os gastos previstos ainda ultrapassam muito seu orçamento, tenha cuidado para não se atrapalhar no futuro! É melhor reduzir o tamanho da festa e cortar gastos do que fazer um empréstimo e começar a vida nova com dívidas.

Leia e releia todos os contratos antes de assinar e procure referências de cada fornecedor com outras noivas para não ter dor de cabeça depois. Planejar o casamento pode parecer um bicho de sete cabeça, mas com planejamento e controle financeiro, é possível fazer a festa dos seus sonhos, sem ter pesadelos todas as noites!

Gostou das nossas dicas sobre como economizar no casamento? Veja também o nosso artigo sobre sobre como economizar mais na decoração da sua festa.

Quer planejar o seu casamento de forma prática e simples? Crie um site de casamento GRÁTIS no Mecasei.

➜ CRIAR SITE DE CASAMENTO GRÁTIS AGORA!

Publicações relacionadas

como planejar um casamento do zero

Planejamento - Há mais de 1 ano

Como planejar um casamento do zero e com pouco dinheiro

fornecedores de casamento

Orçamento - Há mais de 2 anos

Fornecedores de casamento: 7 regras certeiras para escolher os melhores

como planejar um casamento

Planejamento - Há mais de 3 anos

9 dicas rápidas de como planejar um casamento

Comentários