Como escolher a paleta de cores perfeita para o seu casamento

Há mais de 3 anos

Como_escolher_a_paleta_de_cores_perfeita_para_o_seu_casamento_2.jpg.jpeg

Organizar a festa de casamento é uma tarefa muito difícil e trabalhosa: os noivos têm de lidar com o serviço de buffet, a escolha dos convidados, a lista de presentes a ser publicada, o local da cerimônia e uma infinidade de outros detalhes que podem tirar o sono.

Hoje, falaremos de algo que pode passar despercebido entre tantas coisas a fazer: a escolha de uma boa paleta de cores para a festa. Quer fazer um casamento com cores lindas e inesquecíveis? Siga nossas dicas para as melhores paletas, desde os docinhos até a decoração!

Reconheça a importância das cores

Já imaginou viver em um mundo sem cor? As cores são essenciais para a vida e ao longo do tempo desenvolveram significados distintos em cada cultura, e é claro que uma cerimônia central a todas as sociedades como o matrimônio não ficaria de fora. A paleta de cores de sua festa será notada e comentada por todos os convidados, então mãos à obra na procura dos tons perfeitos!

Avalie suas preferências

serenity

O primeiro passo para escolher as cores de sua festa é consultar seu coração (e o de seu/sua parceiro/a). Quais são suas cores prediletas? Aqui, vale qualquer coisa: pense nos tons que marcaram sua vida, na cor favorita de infância, no vestido do primeiro encontro. Se vocês têm esta informação, é possível criar toda a decoração a partir disso.

Saiba como escolher uma cor

Se você se sente insegura, não há motivos para pânico! Há muita informação disponível na internet sobre quais paletas utilizar. Um bom ponto de partida é se inspirar na estação em que seu casamento será feito.

paleta para casamento no verão

Um matrimônio realizado no verão pode utilizar cores quentes e energéticas, como o laranja e o amarelo, enquanto um casamento no inverno pede cores mais frias e calmas, como tons de azul, verde e púrpura.

paleta de cores para casamento no inverno

No outono, tons pastéis são boas pedidas. Caso prefira algo menos sazonal, procure pela cor do ano do catálogo Pantone: em 2016, é a mistura de Rose Quartz e Azul Serenity!

paleta de cores rose quartz e azul serenity

Dê atenção ao significado das cores

significado das cores

Como dito acima, as cores possuem significados muito peculiares. No Brasil, os casamentos ainda seguem bastante o padrão europeu, onde o branco indica pureza e paz, o vermelho significa paixão e um quê de sensualidade, azul e verde evocam serenidade e equilíbrio, tons de roxo levam elegância e classe. Já laranjas e amarelos são cores energéticas, jovens e vibrantes.

Tenha cuidado com tons neutros

Continuando com os efeitos cromáticos, chegamos ao preto. Embora ele esteja sendo cada vez mais utilizado em cerimônias por seu tom moderno e elegante, tenha cuidado redobrado com seu excesso! Na cultura ocidental, a cor negra é sinônimo de luto, tristeza e morte. Nada que combine com uma festa que marca um novo início de vida, não é mesmo?

tons neutros

Preste atenção também aos tons neutros, como cinza. Embora sejam bons para equilibrar a presença de cores energéticas, seu uso excessivo pode deixar a decoração neutra demais. Trocando em miúdos: sem graça.

Saiba que cada lugar tem sua cor

Agora que você já sabe os significados das principais cores, pense em combiná-las com o local no qual será realizada a festa. Se a cerimônia for em uma igreja ou em um salão, pensar em cores mais tradicionais é uma boa ideia.

Caso seu casamento seja realizado em uma praia, casa de campo ou ambientes mais leves, é possível e aconselhável investir em cores inovadoras, menos sisudas e que deixem seus convidados à vontade! Se você deseja casar no estilo mais rústico, cores mais terrosas, como o marrom e seus variantes.

paleta para casamento rústico

Invista nas combinações

Escolheu sua cor base para a paleta? Agora vem o próximo passo: fazer as combinações perfeitas para a ocasião. Para entender melhor, conheça o círculo cromático. Nele, estão dispostas os tons primários, secundários e terciários, de forma a organizar as cores em análogas e complementares.

circulo cromático

Veja algumas paletas que você vai querer incrementar no seu casamento:

Entenda como são os agrupamentos

As cores análogas são as que ficam logo ao lado da cor escolhida no círculo. Por exemplo, o azul tem como cores análogas o turquesa e o violeta. Estas cores, quando combinadas, promovem suavidade no ambiente, mas seu uso em excesso causa monotonia. Outra solução é o uso das cores complementares, ou seja, exatamente opostas no círculo cromático. A cor complementar do azul, por exemplo, é o laranja.

Tenha muito cuidado ao combinar cores opostas: o contraste excessivo pode proporcionar um efeito desagradável. Para contornar este problema, as semi-complementares¸ ou as cores análogas à complementar, são extremamente úteis.

Monte uma paleta de cores

No mundo do design, um dito bem comum é de que menos é mais, e na composição de sua paleta isto se torna uma verdade absoluta. Seis ou sete cores são mais do que suficientes, onde uma cor é a principal, uma secundária e quatro apenas aparecem em detalhes, sendo estas últimas de preferência neutras.

Faça a aplicação das cores com cuidado

Depois de definida a paleta, resta saber onde e como utilizar suas cores de escolha. Pense que o casal de noivos é a atração da cerimônia: dê destaque a vocês dois! Por exemplo, o vinho/bordô é uma cor moderna e deslumbrante e ficará perfeito no buquê, contrastando com o branco (ou marfim) do vestido da noiva.

Faça a aplicação das cores com cuidado

Para combinar com a noiva, o noivo deve escolher uma gravata de cor complementar forte sobre uma camisa clássica branca, ou uma camisa da mesma cor, em um tom pastel e complementada por uma gravata preta.

As daminhas e pajens seguem o padrão de seus respectivos noivos. Neste caso, recomenda-se que o vestido das daminhas seja branco ou de um tom bem suave da mesma cor vestida pela noiva. Para a gravata dos pajens, pode se usar uma cor semi-complementar. As madrinhas podem também eleger uma das cores da paleta e investirem nos trajes com variação nos tons da cor escolhida.

O restante da decoração segue o mesmo padrão: flores em tons vermelhos, brancos (que farão contraste com as hastes verdes) e até mesmo amarelos suaves completarão uma decoração linda, elegante e que deixará seus convidados agraciados. Convites e material gráfico também seguem a paleta: a associação de cores ajuda seus convidados a se sentirem confortáveis desde o primeiro momento.

Neste artigo, você descobriu como escolher cores, adaptá-las à sua festa e montar uma linda paleta para tornar seu casamento inesquecível. Caso tenha dúvidas ou se sinta insegura com o uso do círculo de cores, é possível também procurar o auxílio de um designer, que corrigirá qualquer probleminha e dará o toque final.

Dica: As cores Rose Quartz e Azul Serenity estão super em alta para este ano.

Boa montagem de paleta e bom casamento! Desejamos vida-longa e cheia de cores ao novo casal! Gostou do post? Inspirada a colorir sua cerimônia? Deixe seu comentário!

Imagens via Exclusive Wedding Tales / One Fab Day /  Wedding Bee / The Every Last Detail 

Publicações relacionadas

maneiras de entreter as crianças no casamento

Casamento - Há quase 3 anos

10 alternativas para entreter as crianças no seu casamento

casamento-no-verao-7-dicas-para-o-dia-perfeito.jpeg

Temática - Há aproximadamente 3 anos

Casamento no verão: 7 dicas para o seu dia ser perfeito!

casamento vintage

Temática - Há mais de 5 anos

Estilo vintage: lindas inspirações para o seu casamento

Comentários