Como escolher a dama de honra e pajem do seu casamento?

Há 5 meses

Como escolher as damas de honra e pajem de casamento

Uma coisa que não deve faltar em um casamento é a presença da dama de honra e pajem, são eles que dão um charme todo especial a cerimônia de seu casamento. 

A escolha da dama de honra e do pajem para o casamento é algo difícil para muitos casais, principalmente quando a família tem muitas crianças, ou quando se quer homenagear algum parente em especial. 

Mas, como escolher então a dama de honra e o pajem? 

Bom, primeiro, você precisa entender a função e a importância desses dois personagens em um casamento, pois, por incrível que pareça, muitos noivos não sabem exatamente o que a dama de honra e o pajem fazem durante a cerimônia. 

Função da dama de honra e pajem 

Tradicionalmente, a função da dama de honra e do pajem é levar as alianças até o altar, mas como você já deve ter visto em casamentos ou mesmo em fotos pela internet, essa duplinha pode fazer muitas outras coisas que pode deixar o casamento ainda mais charmoso e emocionante. 

Pétalas: muitas noivas acham belíssimo o corredor feito de pétalas de rosas antes de sua entrada na igreja, ou no local que será a cerimônia, e cá entre nós, é lindo mesmo. 

Função da dama de honra e pajem

Cabe a daminha de honra levar a cestinha com as pétalas pelo corredor por onde a noiva irá passar e jogar essas pétalas pelo caminho. 

Fazer um corredor com pétalas de rosas, independente da cor escolhida pelos noivos, dá uma ar mais romântico para a cerimônia de casamento. 

Buquê: há ainda noivos que optam pela entrada da dama de honra com um mini buquê infantil, deixando a cerimônia mais graciosa e delicada. 

Nesse caso, vale muito a criatividade do casal para fazer o mini buquê da daminha de honra. Ele pode ser feito de ursinho de pelúcia, de doces, mini flores. 

Plaquinhas: uma outra forma que fazer a entrada da daminha e do pajem na cerimônia de casamento, é a entrada das plaquinhas com mensagens. Aqui no blog já publicamos ideias de plaquinhas, veja aqui

Plaquinha dama de honra e pajem

As plaquinhas são usadas para deixar a cerimônia mais dinâmica e divertida. As frases da plaquinha são as mais diversas, novamente, o que vale aqui é a criatividade. 

As frases vão desde versículos religiosos, até a clássica “lá vem a noiva”. Tem também aquelas divertidas, que descontrai a todos como “ainda dá tempo de fugir” e em seguida “não foge, ela está linda!”. Aproveite e baixe 7 plaquinhas Lá vem a noiva gratuitamente.

Quem pode ser dama de honra e pajem? 

Aqui não há regras, o importante é que os noivos escolham a dama de honra e o pajem para o seu casamento de comum acordo. 

Grande parte dos casais escolhem crianças com até 6 anos de idade, pois, eles acreditam que fica mais “engraçadinho” e charmoso, que essa faixa etária dá um ‘q’ de doçura e charme para a cerimônia de casamento. Essas crianças podem ser sobrinhos, primos, filhos de amigos, e até filho do casal! 

Sim! Há casais que já tem filhos e depois de um certo tempo de convivência decidem se casar com direito a cerimônia e festa, então, nada mais fofo do que ter o fruto desse amor como um pajem que irá levar as alianças ou a daminha de honra que entrará com as pétalas de rosas. 

Só de pensar na cena já fico emocionada, e você? Há ainda aqueles noivos que querem homenagear um ente querido, e convidam a avó ou bisavó, por exemplo, como dama de honra. 

Dama de honra adulta

Gente, não tem como não se emocionar vendo uma vozinha entrando com as alianças. Até a pessoa que se diz mais fria vai chorar, porque é muito lindo. 

Mas isso não significa que você não pode convidar crianças também como daminhas de honra ou pajem, na verdade colocar tanto crianças quanto adultos com essa função em uma cerimônia de casamento, deixará tudo muito mais encantador e emocionante. 

Ensaie com essa turminha 

Reserve um tempo para ensaiar a entrada da daminha de honra e do pajem na cerimônia de casamento, senão você corre o risco de eles se sentirem perdidos, sem saber o que fazer e saírem correndo. 

Lembre-se que o local do casamento estará cheio de pessoas desconhecidas para os pequeninos, e que isso os deixará nervosos, um tanto quanto pressionados, então leve uma ou outra pessoa como plateia, para eles começarem a entender a situação desde o ensaio e se acostumarem com um número alto de crianças. Você sabe que mesmo ensaiando, a entrada da dama de honra e do pajem nunca será como no ensaio, não é mesmo? 

Mas isso não importa, pois, essa possível confusão torna a entrada deles mais espontânea e divertida, que ficará na memória de todos, tanto convidados, quanto os noivos. Portanto, deixe-os à vontade! 

Agora ficou fácil escolher quem será a daminha de honra e o pajem de seu casamento? Compartilhe conosco nos comentários e deixe suas principais dúvidas também. Não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter para receber em primeira mão conteúdos toda semana em seu email.

Imagens via Pinterest / Causos de Noiva / Casamento Simples

Crie seu site de casamento GRÁTIS aqui!

Publicações relacionadas

Vestidos de daminhas para 2017

Daminhas e Pajens - Há 10 meses

Os 15 mais belos vestidos de daminhas para 2017

dicas trash the dress

Casamento - Há mais de 2 anos

5 dicas importantes para um trash the dress irresistível

Plaquinhas divertidas para entrada da noiva

Casamento - Há 9 meses

10 plaquinhas divertidas para a entrada da noiva

Comentários