Como fazer arranjos de flores em feltro para o seu casamento

Há aproximadamente 2 anos

arranjos de flores em feltro

Em se tratando de um casamento, os preparativos envolvem uma série de tópicos cruciais para o sucesso da festa. Desde a escolha do vestido da noiva, local, arranjos de flores e buffet até os pormenores da decoração. São muitos fatores mesmo para serem definidos.

No entanto, com o objetivo de que esse processo ocorra de forma descomplicada, é essencial fazer um planejamento antecipado, com bastante folga. Assim, você terá tempo à vontade para avaliar o que será realmente necessário, bem como quais serão os fornecedores contratados.

Além disso, é no início dessa jornada que devem ser estabelecidas algumas diretrizes: tema, identidade visual, cores e se a noiva vai dar um toque pessoal à ornamentação com algum DIY. Umas das mais fortes tendências para casamentos nos dias de hoje, especialmente no que se refere à décor.

Mas, antes de qualquer coisa, você sabe o que quer dizer a sigla DIY? Bem, o DIY (do inglês, Do it yourself) significa, em português, faça você mesmo. Essa prática traz justamente a proposta de que os próprios promotores do evento façam alguns itens de sua ornamentação.

No que se refere a um casamento, cabe a noiva este papel, mas que - igualmente - pode ser dividido com noivo, família, padrinhos e amigos próximos. Desse modo, tudo pode ficar super divertido e cheio de personalidade. Já imaginou fazer isso para o seu grande dia?

Pois, apostar no DIY é uma excelente maneira de deixar a sua marca nos mínimos detalhes da sua celebração. Também é uma forma de criar uma identidade totalmente própria para a sua décor e mais: contar e compartilhar a sua história de amor por meio de símbolos significativos.

Em uma cerimônia, os arranjos de flores têm muito esse papel. Independente se as flores forem naturais ou artificiais, elas dão sempre uma bossa especial ao momento. E é isso que estamos propondo: a criação de flores exclusivos para uma data inesquecível.

Com relação ao aspecto financeiro, fazer a opção pelo artesanato em feltro só proporciona benefícios. Visto que é um jeito incrível de economizar, uma vez que os custos com mão de obra serão dispensados para essa tarefa, logo a confecção dessas flores será feita pelos envolvidos no evento, como já citamos.

E o melhor disso tudo é que você não precisa ser uma especialista em artesanato para criar seus arranjos. Isto porque as técnicas de DIY são bastante acessíveis, o que possibilita que qualquer pessoa possa utilizá-las. É tudo super democrático.

Por essa razão, vamos te ensinar como fazer arranjos de flores com feltro para o seu casamento ter ainda mais pessoalidade. A nossa recomendação de uso é para as mesas dos convidados. Essas flores de feltro são práticas, fáceis e muito charmosas.

Junto a isso, têm a vantagem de serem confeccionadas em  um material resistente. Tal característica, vai possibilitar que elas permaneçam intactas e lindas durante todo o casório. Qualidade que não teríamos ao utilizar as de papel, que machucam e rasgam em pouco tempo de uso.

Tutorial DIY - arranjos de flores: aprenda a fazer peônias de feltro para o seu casamento!

No tutorial a seguir, portanto, você vai aprender a fazer, passo a passo, esses arranjos de flores com feltro. Elas podem ser colocadas nas mesas de convidados, como sugerimos, assim como é possível usá-las para outros ambientes da festa. A escolha é sua.

Para esse arranjo, o tipo de flor escolhida foi a tradicional peônia, uma das espécies mais usadas em casamentos. Mas fique muito tranquila com relação à execução.

Com calma e cuidado, você vai conseguir um resultado maravilhoso para a sua decoração personalizada. Para isso, basta reforçar a atenção aos detalhes, materiais e instruções. Preparada? Então, vamos em frente!

1 - DIY arranjos de flores: organização no local de trabalho 

Quando se trata de artesanato, existe uma premissa indispensável: a ordem de seus materiais de trabalho. Dito isso, arrume a sua mesa de trabalho para que a montagem dos arranjos de flores seja organizada.

Isso é fundamental para o êxito da sua produção de DIY. Uma dica é usar uma flanela ou um protetor de plástico (a exemplo de um mouse pad) para proteger a sua superfície da cola quente.

Você já viu?

2 - Separe os materiais 

Antes de tudo, a primeira coisa a ser pensada para fazer os seus arranjos de flores são nos materiais que serão necessários para moldar as flores de tecido. Por isso, preste atenção a todos os que devem ser providenciados. Abaixo, enumeramos os itens iniciais.

  • Lã de feltro (cores: rosa e verde. Lembre-se: pode optar por outras cores, de acordo com a sua preferência, certo?)
  • Boas tesouras
  • Pistola de cola quente
  • Arame verde para o caule
  • Cortadores de fio

materiais arranjos de flores

3. DIY arranjos de flores: preparação da montagem 

Pronto, a partir daqui, vamos ao recorte das pétalas das peônias. Elas é que darão forma aos seus arranjos de flores. Por conta disso, comece com retângulos e dois círculos verdes (que serão as folhas) para a base.

como fazer uma peonia

Cada flor deverá ter essa estrutura no centro para para circundar as pétalas. Já para estas, desenhe manualmente no feltro e recorte-as.

Elas devem ficar gradualmente maiores na medida em que forem cortadas. Porém, o tamanho desses recortes fica ao seu critério, não existe um padrão. Até porque é interessante que elas tenham algumas ligeiras variações, uma vez que as pétalas de uma peônia têm esta característica. O importante é manter o número total delas, 28 - para uma flor robusta. Diante isso, você vai precisar de:

  • 1 quadrado para o centro
  • 28 pétalas cortadas randomicamente
  • 2 círculos verdes para a base da flor

Após cortá-las, disponha na mesa todas as suas pétalas e as demais partes da flor em ordem crescente para que fiquem visíveis e mais fáceis para fazer a armação dos seus arranjos.

4. Montagem 

Depois, vamos dar início à montagem propriamente dita, que deve começar pelo centro. Com a tesoura, faça um pequeno corte no meio do retângulo, aquele primeiro feito para a base, que citamos logo acima. Lembra? Então, no espaço desse corte, coloque o arame verde, a cola quente e aperte todas as pontas, franzindo o feltro.

corte para montar a peonia

Nessa etapa, ao usar a cola quente, prefira a menor temperatura para não queimar os dedos. Tenha bastante cuidado com isso e faça todos os passos com paciência. A produção dos seus arranjos de peônia deve ser um momento de descontração. Certo?

peônia em feltro

Em seguida, aplique, novamente, a cola na base para que os outros recortes de feltro possam ser fixados. Faça isso a cada adição de pétala. Ao mesmo tempo, a cada colagem, pressione as camadas de feltro, mesmo as que já estiverem coladas.

Dessa forma,  você poderá obter um volume relevante e movimento para a flor. Essa técnica possibilitará  que os seus arranjos de flores se assemelhem à naturalidade de uma peônia. Fato que deixará a sua flor de feltro muito bonita.

aumentando o volume da flor

Contudo, calma, ainda não terminou! Continue adicionando as pétalas, movendo e apertando ao redor da base uniformemente. Lembre-se de que são 28 pétalas ao todo. Por essa razão, não tenha pressa. Daí, quando a sua flor estiver quase terminada, coloque as 6/8 últimas pétalas um pouco mais baixas do que as outras.

Dessa maneira, será viável dar o aspecto de desabrochar, como se a peônia estivesse se abrindo - gradativamente - na ocasião. Sem dúvida, esse detalhe vai conferir toda uma poesia ao seu arranjo de flores.

finalizando a montagem peônia

Por fim, para finalizar a base de sua flor, acrescente as duas folhas verdes recortadas no começo  - uma a uma. Nelas também, aplique a cola e aperte um pouco na base. Feita esta etapa, a sua peônia estará pronta!

acrescentando as folhas

Agora, imagine você, sua família e amigas reunidas em torno de uma mesa para fazer essas lindas flores de feltro. Que momento excepcional, não é mesmo? Tenha certeza de que essa será uma ocasião inesquecível para ser lembrada frequentemente como um dia especial por todos envolvidos. Ademais, você, inclusive, estará personalizando a decoração do seu casamento de um modo único, exclusivo e extremamente íntimo.

flor em feltro finalizada

Por conta de tantas possibilidades excelentes, com este post, pensamos em propor a você a oportunidade dessa vivência. Ela poderá ser muito enriquecedora, tenha certeza.

Experimente e coloque essa ideia em prática. Inclusive, pode variar nas cores, tamanho e formato das pétalas. Fique livre para ousar e deixe que a sua criatividade venha à tona com toda a sua força. A dona da festa é você!

Por fim, podemos ainda conversar mais por aqui no blog. Comente e compartilhe sua ideias e dúvidas. Vai ser um prazer falar estender o papo sobre este tema.

Aproveite o ensejo e acesse o nosso guia de fornecedores com excelentes prestadores de serviços que já atenderam cerca de 150 mil noivas em todo o país. Todos verificados no Procon e Reclame Aqui, os quais conferem total transparência sobre a reputação de cada um. Esta foi uma seleção feita com muito carinho para otimizar o seu planejamento.

Para ficar sempre por dentro das novidades sobre o mundo dos casamentos, inscreva-se em nossa newsletter e receba com exclusividade conteúdos sobre o tema. Combinado?!

Fonte original: Something Turquoise

Publicações relacionadas

lágrimas de alegria

Faça Você Mesma - Há mais de 3 anos

Lágrimas de alegria diy: aprenda como fazer passo a passo

plaquinhas lá vem a noiva download

Faça Você Mesma - Há quase 3 anos

7 plaquinhas "Lá vem a noiva" para baixar gratuitamente

buque de Casamento diferente

Arranjos - Há mais de 3 anos

Faça você mesma: buquê diferente para o casamento

Comentários