Veja como fazer bem-casado de chocolate. Aprenda agora mesmo!

Há quase 3 anos

como fazer bem-casado de chocolate

O casamento é um momento de sonho, no qual tudo precisa ser encantador. Com o buffet, não é diferente, uma vez que este item dará - literalmente - o sabor da festa. Petiscos salgados, bolos, bebidas e doces devem ser pensados e escolhidos com muito carinho.

Afinal, todo e qualquer pormenor neles contará - de algum modo - a história e identidade de quem vai casar. Já pensou nisso? Pois, nesse cenário, os doces para casamento têm um destaque especial, principalmente uma das estrelas do dia - o bem-casado. Iguaria indispensável em qualquer casório, independente do seu formato. Bem, não por acaso, o tema deste delicioso post é justamente como fazer bem-casado de chocolate. Vamos nessa?!

O bem-casado é uma grande tradição em celebrações de matrimônio. Historicamente, é de origem portuguesa, onde se chama casadinho. Em se tratando de simbologia, possui belos significados: gratidão, sorte, prosperidade e muita felicidade.

Junto a isso, existe a lenda de que o doce é uma confirmação da união e compromisso do casal ilustrados pelas duas partes, massa e recheio. E mais: diz a narrativa popular que ao distribuí-lo, os noivos estarão abençoando quem comer o docinho. Ou seja - o bem-casado é, sem dúvida, um ícone de amor e boas energias - perfeito para a celebração do início de uma vida a dois. Concorda?

Podemos dizer que o processo de como fazer bem-casado é uma verdadeira arte. Uma vez que a guloseima tem várias facetas, sendo possível adaptá-la ao paladar dos noivos, inclusive. Nesse sentido, há a possibilidade de variação no gosto da massa de pão de ló, na cobertura, assim como uma infinidade de tipos de recheios.

À propósito, estes fazem sempre sucesso na degustação do bem-casado. Doce de leite, baba de moça, brigadeiro, chocolate, beijinho, nozes e amêndoas são alguns dos exemplos para esta finalidade. Todos maravilhosos e de dar água na boca em qualquer pessoa. O segredo é só manter a base da receita e fazer as suas escolhas culinárias. Pronto, desse modo, você poderá ter um bem-casado customizado. Se quiser já ensinamos aqui a receita tradicional de bem-casado.

Além disso, é preciso decidir como será feita a distribuição. Isto porque o bem-casado pode ser entregue de duas maneiras: como lembrança e no próprio buffet. Por ser um doce para casamento tão celebrado, ganhou status de lembrancinha há bastante tempo.

Em inúmeros eventos, esta é uma prática comum, delicada e gentil. Neste caso, é fundamental controlar a quantidade. Ter um número exato de bem-casados e uma pessoa responsável no evento para efetuar essas entregas vai fazer toda a diferença.

Mas se a proposta for deixá-lo à disposição no buffet, vale a pena colocá-lo em um lugar destacado na mesa para que os próprios convidados se sirvam. Assim sendo, capriche no volume deles, de 3 a 4 por indivíduo. Tenha certeza de que, deste jeito, todos os presentes ficarão alegres.

bem casado de chocolate

O melhor de tudo, nessa história, é que você mesma será capaz fazer o seu bem-casado. Mas calma, não precisa ser uma chef de cozinha para isso.

Na realidade, saber como fazer o bem-casado é muito simples. Dedicação, atenção e um pouquinho de paciência são suficientes para obter êxito. Por essa razão, vamos te ensinar como fazer bem-casado através de instruções descomplicadas.

Como fazer bem-casado: aprenda esta receita imperdível de bem-casado com chocolate!

Preparada para uma aventura gastronômica? Então, vamos dar início ao nosso tutorial em 3 passos. Primeiramente, anote todos os ingredientes necessários para aprender como fazer o seu bem-casado de chocolate!

Ingredientes para o bem-casado

Massa

  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo (24g)
  • 4 colheres de sopa de açúcar (48g)
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó (12g)
  • 1 colher de chá de fermento em pó (4g)
  • 4 ovos

Recheio

  • 1 lata de doce de leite em ponto de corte
  • 200g de cobertura de chocolate meio amargo picada

Cobertura

  • ½ xícara de chá de açúcar (80g)
  • ¼  de xícara de chá de cacau em pó (20g)

Com os ingredientes definidos e separados, siga para a segunda etapa de como fazer o seu  próprio bem-casado. A seguir, o modo de preparo em detalhes.

Como fazer bem-casado de chocolate - Modo de preparo

Passo 1 - Como fazer a massa para o bem-casado

A dúvida inicial que vai surgir é: como fazer o bem-casado a partir de todos esses ingredientes. A solução para isso é simples - comece pela massa. Bata os ovos inteiros com o açúcar até conseguir uma textura leve e  fofinha.

Feito isso, acrescente o fermento em pó, misture bem e desligue a batedeira. Junte a farinha de trigo e o cacau peneirados. Mexa delicadamente até chegar a uma consistência lisa e homogênea.

Para isso, use um fouet. Depois, escolha uma fôrma retangular, de 28 cm x 40 cm, untada e coberta com papel manteiga. Coloque todo o seu pão de ló nela. O ideal é que ele fique com cerca de 0,5 cm de espessura. Fique atenta a isso!

Para o cozimento, o forno deverá estar pré-aquecido a 180ºC. Isso quer dizer que de 20 a 30 minutos antes de colocar o pão de ló nele, ligue este aparelho a 180ºC para que, efetivamente, ocorra o pré-aquecimento. Certo? Após isso, insira a sua forma no forno e deixe-a assando por 15 minutos ou até que, ao colocar um palito na massa, este saia limpo. Quando esfriar, com um cortador redondo (4 cm de diâmetro), corte o pão de ló e reserve.

Passo 2 - Como fazer o recheio

Um dos desafios de como fazer bem-casado é o recheio. Para começar, derreta o chocolate meio amargo no micro-ondas por cerca de 1 minuto e 30 segundos. Mexa bastante. Quando o chocolate já estiver derretido, bote o doce de leite e mescle. Em seguida, reserve.

recheio

Passo 3 - Como fazer a montagem 

Como fazer o famoso bem-casado ficar daquele jeitinho que todo mundo conhece? Muito simples. Pegue o recheio frio e disponha em um saco de confeitar. Daí, aplique em uma das metades dos bolinhos e feche com a outra parte, formando uma espécie de sanduíche. Para a cobertura, polvilhe o cacau em pó e o açúcar. A partir disso, eles já estarão finalizados para embalar.

Com esses passos, o seu bem-casado estará pronto. Rápido e simples. Viu que não é tão difícil assim aprender como fazer bem-casado?!   

Um dica: para os bem-casados ficarem irresistíveis, faça uma calda de açúcar para aplicar neles antes de colocá-los na embalagem. Para tal, leve ao fogo 1 xícara de água com 2 xícaras de chá de açúcar. Deixe ferver e só desligue quando o açúcar dissolver totalmente. Com essa calda, banhe os docinhos. Eles devem secar naturalmente.

Conservação e armazenamento do bem-casado

No que se refere à conservação dessas delícias, invista no congelamento, uma prática cada vez mais comum em confeitaria. Com esse objetivo, a primeira coisa para se ter em mente é não usar a calda. Ou seja: de forma alguma congele o seu bem-casado com a calda.

Depois de unir os bolinhos com o recheio, envolva os bem-casados em um plástico filme, cada um, e guarde-os em uma vasilha. Quando for a hora de descongelar, retire os casadinhos do recipiente e deixe-os em temperatura ambiente por cerca de 4h. Após isso, se quiser, passe a calda nos doces e embale como preferir. Esta é a melhor forma de como fazer e estocar o bem-casado, definitivamente.

Como embalar os bem-casados

Nessa perspectiva, é importante pensar nas embalagens. Observe que esta missão que estamos te propondo contempla mais do que aprender apenas como fazer bem-casado. Dado que, como já afirmamos, o bem-casado é muito mais do que um simples doce.

embalagem bem casado

Trata-se  realmente de uma grande atração no casório e, por esse motivo, é imprescindível pensar em tudo sobre ele. Logo, é preciso escolher uma roupagem distinta das demais iguarias.

Desde as mais simples até as sofisticadas embalagens, existem opções para cada gosto ou perfil. A tradicional é feita de papel crepom com fita de cetim, mas também use outros materiais para os laços, como flores ou pérolas.

Fique à vontade, arrisque. Algumas pessoas optam por envolver o docinho com tecido: organza, algodão, juta (para os rústicos). Uma ideia que fica super bacana é usar a sua inicial junto a do seu noivo nesses tecidos. Imagine a sutileza!

A nossa intenção com este post é te mostrar como pode ser fácil e divertido dar um toque ainda mais pessoal ao seu buffet. A escolha do bem-casado é exatamente pela representatividade que o doce tem nos casamentos. Portanto, dessa forma, se ele for feito pela noiva, terá um valor ainda maior.

Por causa disso, fizemos questão de trazer uma receita gostosa e viável para qualquer um fazer, de verdade. Além de mostrar as alternativas de recheios, formas de distribuição, embalagens e modos de armazenamento. Agora, conte o que achou desta postagem. Comente suas impressões, dúvidas e ideias sobre como fazer bem-casado de uma forma própria e bastante pessoal. Vamos trocar ideias sobre o assunto.

Por fim, convidamos você para acessar o nosso guia de serviços. Conheça alguns dos melhores fornecedores do Brasil, que já atenderam mais de 150 mil noivas em todo o país.

Eles possuem certificados do Procon e Reclame Aqui para a sua tranquilidade quanto a idoneidade dessas empresas. Um informação essencial, já que serão imprescindíveis para o planejamento da sua festa. Aproveite também e se inscreva em nossa newsletter para receber conteúdos novos e exclusivos sobre o universo dos casamentos!

Publicações relacionadas

Doces no pote para lembrancinhas de casamento

Bolos e Doces - Há aproximadamente 2 anos

8 doces no pote que vão fazer sucesso como lembrancinhas de casamento

embalagem para bem-casados

Bolos e Doces - Há mais de 5 anos

6 embalagens sensacionais para docinhos de lembrancinha

Recheio para bolo de casamento

Bolos e Doces - Há 5 meses

Recheio para bolo de casamento: 15 opções de dar água na boca

Comentários