Como fazer guardanapos para o seu casamento

Há quase 4 anos

como fazer guardanapos

Há tantas opções criativas, bonitas e baratas para quem está em fase de planejamento do casamento que fica difícil escolher.

Na fase de planejamento é importante levar em consideração quais serviços você terá de contratar e quais você mesma poderá fazer para aliviar o orçamento e, ao mesmo tempo, dar um toque especial e único ao seu dia.

Os guardanapos, por exemplo, podem ser alugados ou feitos. Em primeiro lugar, você deve decidir se prefere guardanapos de papel ou de pano. Antes de torcer o nariz ao ler “guardanapos de papel”, veja abaixo ideias lindas e que, apesar de baratas, manterão o clima do ambiente.

Com a ajuda de carimbos de borracha e tinta colorida antialérgica você poderá criar guardanapos de papel exclusivos para seus convidados. Os tipos de carimbo são diversos: você pode escolher uma frase (como a da foto acima), as iniciais do seu nome e do nome do seu noivo, ou desenhos que tenham a ver com o seu dia, como por exemplo, alianças, pássaros, buquês, corações, entre outros.

guardanapo carimbado

Confeccionar os próprios guardanapos de pano pode valer a pena se você for boa na máquina de costura ou tiver alguém que faça isso por você. Um guardanapo mal acabado acaba com qualquer elegância.

As vantagens de fazer seus guardanapos são várias: eles serão exclusivos, dependendo do número de convidados você conseguirá fazer uma economia significante e, seus convidados poderão levá-los como lembrança caso queiram. No caso do aluguel, há uma recontagem dos guardanapos no final da festa e, caso falte algum, os noivos têm de ressarcir o fornecedor.

Fizemos um tutorial de como fazer guardanapos para o seu casamento. Confira:

Em primeiro lugar, você deve decidir o tamanho do guardanapo que quer confeccionar. De acordo com alguns cerimonialistas (mas, na dúvida, consulte o seu), o tamanho ideal é de 40cmx40cm.

guardanapo de pano

Depois do tamanho, decida que tipo de tecido você quer usar. O mais usado é o Oxford, porém, vale fazer uma pesquisa nas lojas de tecidos sobre quais os tipos de tecidos usados para confeccionar guardanapos. Quem sabe a loja não esteja com alguma promoção legal de algum outro tipo de tecido?

tecido oxford

A quantidade de guardanapos deve ser baseada na quantidade de convidados sentados. Entretanto, é sempre bom fazer mais alguns de reserva.

Levando em consideração que, geralmente, a largura dos tecidos é de 1,40m e que o guardanapo de 40cm (que na verdade terá 41cm por causa da bainha), vc deverá fazer o seguinte cálculo: 1,40 : 0,41. Isso dará aproximadamente 3 guardanapos e meio por fileira do tecido.

tamanho do tecido

Vai haver uma sobra, pois ninguém usa meio guardanapo, não é mesmo? Nesse caso, você terá duas opções: 1) você descarta a sobra (e perde dinheiro, afinal de contas pagou pelo tecido todo), ou 2) você aumenta o tamanho do guardanapo para 46cm (que ficará com 45cm por causa da bainha) e usará todo o tecido.

Em relação à quantidade de metros do tecido que você terá de comprar, é necessário fazer outro cálculo. Suponhamos que a soma do número de convidados sentados mais os sobressalentes resulte em 100 guardanapos. Os guardanapos serão de 46cm, portanto, 3 guardanapos por fileira.

A conta agora é essa: 100 : 3 = 33,333 (para fins de cálculo, vamos arredondar para 34). Então, precisaremos de 34 linhas de guardanapos. Como os guardanapos têm 46cm, o cálculo é 46 x 34 = 1564, ou seja, 15,64 metros de tecido.

Se você quer saber se realmente vale a pena confeccionar os guardanapos, calcule o valor de cada guardanapo que você fará e o compare com o valor do aluguel. Você vai se surpreender.

Boa sorte e mãos à obra!

Imagens via Love It So Much / Cadê o Tempo / Aliexpress / Green Wedding Shoes / Minha Casa Minha Cara / Casando Sem Grana

Publicações relacionadas

convite diy padrinhos

Faça Você Mesma - Há aproximadamente 4 anos

Faça você mesma: convite de casamento para padrinhos

decoração com pompom

Faça Você Mesma - Há quase 4 anos

Saiba como fazer pompom de papel de seda para decoração

lágrimas de alegria

Faça Você Mesma - Há quase 4 anos

Lágrimas de alegria diy: aprenda como fazer passo a passo

Comentários