Cerimonial de casamento: saiba como organizar o grande dia!

Há mais de 5 anos

Cerimonial de casamento

O dia de princesa da maioria das mulheres, sem dúvida é o dia do seu casamento. Entre as expectativas estão muitos planejamentos que podem ter feito parte de um sonho de muitos anos atrás… O casamento não é qualquer palavra e nem qualquer acontecimento. É a realização de um sonho que vai gerar uma nova vida a dois, muitas vezes a maternidade e assim por diante.

O entusiasmo gerado pelos preparativos, expressam os mais lindos desejos íntimos de cada mulher que está prestes a se tornar uma esposa, assim como aconteceu com sua mãe, sua avó e sua bisavó.

Desde a entrada na igreja até as lembracinhas que os convidados vão levar para a casa e se lembrarem desde lindo dia, resumem a alegria de celebrar uma união tão almejada que será compartilhada com as duas famílias e os amigos mais próximos.

Casamento

Não precisa ser na Disney (o que seria digno de qualquer mulher candidata a este dia de princesa), mas ainda sim merece ser lindo e todo especial!

Para as noivas de plantão, algumas dicas podem certamente ajudar nesta ocasião tão importante da vida, começando  pela entrada na igreja que pode parecer simples mas que não pode pecar em qualquer detalhe. A música, as flores, os olhares dos convidados e tudo que vai além de todas as emoções.

Cada uma sonha com esse momento de maneira diferente e talvez até em lugares diferentes. Algumas mulheres são mais tímidas, outras mais ousadas e existem ainda aquelas que conseguem pensar  friamente em todas as questões mas que na hora H, mal conseguem chegar na porta da igreja. Para ambas, o êxtase é puro!

Nos dias de hoje não existe uma regra específica para o momento inicial do casório. A entrada  é um detalhe íntimo e muito pessoal, devendo ficar apenas a critério dos noivos se a mesma será no estilo tradicional ou moderno. O que mais importa são as pessoas que farão parte da recepção neste primeiro momento e no caso são os padrinhos. Estes devem ser os primeiros.

A entrada também deve ser muito bem organizada para que não haja contratempos e tão pouco possíveis atrasos que somente os noivos podem se permitir.

Entrada da noiva na igreja

Entrada na igreja

Obviamente que os profissionais de foto e vídeo devem ser de suma confiança dos familiares, tanto na pontualidade de horário (para que não se perca nenhum detalhe de início da cerimônia)  quanto na qualidade dos materiais que serão entregues. Os contratados devem chegar antes mesmo dos padrinhos para registrar todos os momentos desde o início.

Após a entrada do padrinhos, é vez do noivo que deve entrar acompanhado da mãe (pelo lado esquerdo e braços dados logicamente) ou de outro ente querido do sexo feminino  que possa fazer a representação no caso da ausência da mãe.

Em cerimônias modernas esta regra pode ser banida substituindo o noivo pela noiva e como citado anteriormente, são detalhes que ficaram a critério.

O próximo passo será a entrada das crianças que podem ser as lindas daminhas com os pajens ou simplesmente uma única florista. O som deve ser sempre sereno e digno de acordes nupciais no primeiro momento.

Geralmente as crianças ficam próximas da noiva e assim prevalecem até o final da cerimônia.

A parte final é tão importante quanto a entrada: a música tocada ao fundo sempre transmite muita energia para os noivos e também para os convidados.

Geralmente, as sinfonias nupciais se espalham por toda a igreja durante bons minutos assim como no início da cerimônia, mas estas também podem ser substituídas por uma música de preferência dos noivos como já vem acontecendo desde os anos noventa.

Bandas de rock como Guns n´Roses e The Verve, por exemplo,  já fizeram parte de muitos repertórios finais com os clássicos November Rain e Bittersweet Symphony, mas os gostos pessoais podem variar assim como os ritmos e os estilos.

Repertório dos noivos

Para os noivos que não tem tempo ou disposição ainda existe uma segunda opção para realizar esta organização: os profissionais que são especialistas em assessoria de casamento.

Esses profissionais são responsáveis por auxiliar os noivos na hora de cada decisão indicando profissionais, efetuando cálculos como os gastos em geral e todos os detalhes referente a festa pós cerimônia.

A assessoria de cerimonial de casamento estará presente em todos os momentos no dia do casamento, desde a entrada na igreja até a festa e embora não seja muito comum, algumas noivas preferem a contratação dos mesmos a fim de se livrarem de possíveis “estress” causados por esses preparativos.

Assesoria de casamento

Cerimonial de casamento

Para finalizar, quem também prefere organizar a própria festa de casamento, é importante lembrar de todos os detalhes para que nada falte. É comum nos dias de hoje muitos noivos ás vezes convidarem alguns amigos de última hora e os serviços contratados acabam nem sempre sendo suficientes.

Neste caso, pagar um pouco mais caro é não pagar mico e poder servir a todos de forma sutil e elegante significa tornar a ocasião ainda mais agradável e inesquecível.

Imagens via Mais Dicas de Casamento / Pinterest

Publicações relacionadas

O que é casamento por adesão?

Planejamento - Há mais de 2 anos

O que é o Casamento por Adesão? Saiba tudo sobre

sete pecados da noiva

Mais Dicas - Há mais de 4 anos

Os sete pecados da noiva: fique atenta para não cometer nenhum!

pedidos

Mais Dicas - Há mais de 4 anos

9 pedidos de casamento que farão você acreditar no romantismo

Comentários