Como organizar um casamento que custe até 10 mil reais

Há aproximadamente 3 anos

como organizar um casamento que custe até 10 mil reais

O casamento é o sonho da vida de muitas pessoas, mas pode acabar sendo deixado de lado por um detalhe: o orçamento. Na maioria das vezes, festas como essa podem ser bem caras, e nem todo mundo tem capital o suficiente para realizar uma celebração com tudo que o casal tem direito.

Mas isso não significa que esses casais devam deixar de lado o sonho de comemorar a união. Com algumas dicas de como organizar um casamento com orçamento baixo, o seu sonho pode se tornar realidade! Neste post, listamos algumas delas. Confira!

Defina o orçamento exato

defina o orçamento

Quem tem uma quantia limitada para a celebração vai precisar ficar muito mais atento a todos os custos da festa. Sendo assim, orçamento precisa ser bem definido para que você não caia em tentação e contrate um serviço que não caiba no seu bolso.

Para ficar sempre em dia com as finanças do casório, organize os gastos. Separe um caderno especialmente para isso, crie uma planilha ou até mesmo baixe um aplicativo de controle financeiro no celular. O importante é não se esquecer de anotar tudo o que foi gasto, guardar os contratos firmados e as notas fiscais de todas as compras para não se perder!

Priorize o mais importante

Nesse momento, também pode ser interessante conversar com o seu noivo e definir o que é importante para vocês ao realizar a festa. Tenha em mente que, com o orçamento apertado, vocês terão que abrir mão de algumas coisas.

Por isso, não se chateie se não conseguir encontrar algum serviço que tenha um preço que vocês possam pagar. O amor de vocês não vai ser menor por causa disso, pode ter certeza! Foque em realizar a melhor festa possível com o dinheiro que vocês têm!

Informe-se sobre as taxas do cartório

O primeiro passo rumo ao altar é ir a um cartório local e se informar sobre todos os trâmites legais para realizar o casamento. A taxa inicial costuma ficar em torno de 350 reais, mas esse valor pode variar de acordo com a cidade em que você mora.

Se você quiser que o funcionário vá até a sua festa — e não assinar os documentos no próprio cartório —, isso pode custar, em média, mais mil reais. Porém, pode valer a pena para quem não tem a intenção de casar na igreja, criando um momento especial para seus convidados sem a necessidade de pagar e decorar outro lugar.

Defina a igreja

defina a igreja

Se o casal é religioso e você não abre mão de que a união seja abençoada por Deus, comece a organizar o seu casamento com bastante antecedência. Não se iluda: a maioria das igrejas cobra para realizar casamentos e ainda há o valor a ser pago pela decoração.

Quando o casal já faz parte da comunidade, pode tentar negociar um valor mais acessível com o padre ou com o pastor. Caso não haja a preferência por um local específico, busque igrejas que não costumam realizar tantos casamentos. O valor sairá mais em conta e ainda é mais fácil marcar a data desejada.

Case em um dia da semana

case em um dia da semana

As datas de fim de semana em salões de festa e igrejas costumam ser bastante disputadas e, por isso, costumam ter um preço bem mais elevado. Desse modo, se for possível, procure encontrar uma data durante a semana para realizar a sua festa: sexta-feira, por exemplo, ao entardecer, já costuma ser mais barato.

Outros fornecedores, como músicos, buffet e floricultura também podem cobrar um preço mais em conta. Só tome cuidado com feriados: apesar de serem dias de semana, as empresas de casamento costumam considerá-los como fim de semana. Pergunte tudo antes de fechar negócio!

Peça ajuda aos padrinhos

peça ajuda dos padrinhos

A maioria dos casais pede ajuda dos padrinhos na hora de mobiliar a casa. Assim, eles ficam encarregados de presentear os noivos com os itens mais caros, como fogão, geladeira, e muitos outros.

Porém, especialmente quando o casal já mora junto e tem a casa montada, pode ser uma opção pedir para que os padrinhos paguem por um serviço específico, como o dia da noiva, as fotos, etc.

Outra boa ideia é deixar que eles presenteiem o casal com dinheiro — deixando a quantia em aberto, para não pressionar ninguém. Muita gente até prefere não ter que escolher um presente. Dessa forma, todos saem ganhando.

Opte por um mini wedding

mini wedding

Esse tipo de festa permite um gasto bem menor do que os casamentos tradicionais — em função da quantidade reduzida de convidados. O principal ponto positivo do chamado mini wedding é que a festa costuma ser bastante intimista, pois os convidados são pessoas muito próximas ao casal.

Nesses casos, dá até para evitar o aluguel do salão e realizar a festa em um restaurante, por exemplo. Assim, você não deixa de comemorar o seu casamento com as pessoas que ama em função do orçamento apertado.

Deixe de lado os supérfluos

deixe os superfluos de lado

É muito difícil dizer o que é supérfluo em uma festa de casamento, pois isso depende exclusivamente do que o casal sonhou para esse dia. Mas a ideia básica é: contrate apenas os serviços que parecerem indispensáveis para a festa.

Por exemplo: muitas noivas adorariam chegar à igreja em um carro de luxo. Mas em um casamento com o orçamento de 10 mil reais, esse dinheiro poderia ser mais bem utilizado na decoração ou na animação para o salão de festas, não é mesmo?

Pesquise muito

Para fazer um casamento com esse orçamento, os noivos não podem ter preguiça: é preciso visitar vários fornecedores, negociar valores, formas de pagamento e tudo o que for possível para encontrar o menor preço disponível.

Além disso, vale perguntar a todos os convidados se eles não possuem algum conhecido que trabalha na área. Às vezes, uma indicação pode render um desconto que faz toda a diferença na hora de fechar o negócio.

Importante: não se deixe seduzir pela lábia dos vendedores! Lembre-se que o seu orçamento já foi definido lá atrás e que não compensa contratar um serviço que não estava dentro do planejado.

Inscreva-se em promoções e participe de feiras de noivas

feiras de noivas

Em primeiro lugar, vá a feiras de noivas. Esses eventos sempre têm uma grande quantidade de fornecedores de festas de casamentos, e a chance de você encontrar opções mais em conta são grandes.

Outro ponto positivo é que essas feiras costumam ter sorteios de serviços de casamento. Sendo assim, faça inscrição no maior número de sorteios que você conseguir. Se a sorte bater à sua porta, você pode ganhar alguma coisa para incrementar a sua festa.

Faça você mesma

faça você mesma

Se você tiver talento para artes manuais e um grupo de amigas que topa qualquer parada, pode economizar muito em lembrancinhas, na decoração e até mesmo na papelaria da sua festa.

Para isso, basta pesquisar tutoriais na internet, que ensinam, passo a passo, como fazer arranjos e convites, por exemplo. Assim, você economiza bastante na festa e pode usar o dinheiro para investir em outros serviços!

Invista em opções inteligentes

Vamos falar de buffet: quem precisa economizar na festa, vai ter que fazer escolhas inteligentes. O primeiro ponto é tentar achar um fornecedor que aceite encomendas pelo tipo de prato. Assim, você pode escolher um filé de frango em vez de um filé mignon, por exemplo — e economizar bastante.

Também é possível poupar na escolha das bebidas. Em vez de ter dois ou três tipos de cerveja para servir aos seus convidados, escolha um e compre em quantidade maior, garantindo um desconto. Se preferir, você pode comprar as bebidas por conta própria e ficar ligada nas promoções dos supermercados.

Reveja o cerimonialista

É claro que um bom cerimonialista pode fazer toda a diferença em um casamento, não vamos mentir! Porém, esse é um serviço que costuma ter preços elevados e, devido à grande procura, pouca margem para negociação. Então, o que fazer para a noiva não enlouquecer no grande dia?

Existem algumas alternativas que podem sair mais em conta. Por exemplo, buscar profissionais recém-formados, que tenham experiência na arte de como organizar um casamento ou eventos menores e queiram ampliar seu portfólio. Ou mesmo contratar uma secretária, que fique responsável apenas por coordenar as pessoas envolvidas na montagem da festa.

Busque um vestido mais em conta

vestido simples

O vestido de noiva é outro item que costuma ter um preço salgado, exatamente por ser um ponto tão crucial da festa. Geralmente, para baratear o custo, as noivas buscam o primeiro aluguel de uma peça ou mesmo pedem para uma costureira especializada fazer.

Se você não quiser guardar o seu vestido, pode até alugar um — nem que seja no segundo aluguel. Quem deseja uma festa mais simples pode até comprar um vestido branco de festa comum e incrementá-lo com acessórios para se tornar um vestido de noiva. O mesmo pode ser feito com o sapato.

Opte por músicos que ofereçam serviços mais em conta

Pretende contratar um profissional para tocar na sua festa? Primeiramente, verifique se nenhum dos seus amigos possui uma banda ou conhece algum DJ que possa fazer um descontinho. Se não, você terá que optar entre contratar uma banda ou um DJ.

Geralmente, o DJ tem um preço mais acessível, mas uma banda que não esteja no circuito de casamentos também pode ter preços interessantes. Uma boa ideia é ir a bares que você e seu noivo costumam frequentar e pedir sugestões aos proprietários. Se nem assim esse serviço couber no orçamento, grave um CD ou um pendrive com as músicas favoritas do casal e ponha para tocar durante a festa.

Não se preocupe: sua festa de casamento será perfeita! O dinheiro não pode fazer você desistir de seus sonhos, como organizar um casamento. Com persistência e força de vontade, você encontrará os fornecedores certos para fazer seus desejos se tornarem realidade!

Gostou das dicas? Agora que você já sabe como economizar para organizar uma festa com até 10 mil reais, conheça as tendências de casamento para este ano!

Imagens via Wedding Flowers Vancouver / Bride Box / Wraxallwithfailand / A Delightful Day / A practical Wedding / The Bijou Bride / Expo Noivas & Festas / Wedding Bells / All For Women

Quer planejar o seu casamento de forma prática e simples? Crie seu site de casamento GRÁTIS no Mecasei:

➜ CRIAR SITE DE CASAMENTO GRÁTIS AGORA!

Publicações relacionadas

promoção agenda da noiva

Planejamento - Há mais de 3 anos

Promoção imperdível "Agenda da Noiva" na semana da mulher!

O que é casamento por adesão?

Planejamento - Há quase 2 anos

O que é o Casamento por Adesão? Saiba tudo sobre

como planejar um casamento do zero

Planejamento - Há mais de 1 ano

Como planejar um casamento do zero e com pouco dinheiro

Comentários