Como preparar a festa de noivado? Siga o passo a passo

Há mais de 2 anos

festa de noivado, como preparar

Ficou noiva? Saiba como organizar passo a passo uma festa de noivado charmosa, simples e delicada!

O noivado é um momento sempre cercado de muita emoção para o casal e suas famílias. É a confirmação de compromisso, amor e marca o início de um novo ciclo de vida. Neste post, vamos falar sobre tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vem com a gente e aprenda como transformar essa data  em um dia mágico!

Tradicionalmente, a festa de noivado é realizada pelas famílias. Em uma versão mais atual, no entanto, o próprio casal tem assumido esse papel a partir do momento em que decidem se casar.  A ocasião pode ser celebrada de formas variadas a depender do perfil dos noivos. Por isso, inicialmente, escolha o seu estilo, que pode ser formal ou mais descontraído.

Na primeira opção, o pedido de casamento é feito pelo noivo de forma solene na frente de todos; na segunda, os noivos recebem seus convidados já com as alianças, sem maiores formalidades mesmo. Ultimamente, a opção por um noivado simples é cada vez maior. E você, já pensou como quer a sua?

Planejando a sua festa de noivado: orçamento e passos a seguir

Antes de fazer escolhas mais específicas, existe um ponto super importante a ser definido: o volume de sua verba. Avalie de forma geral todo o processo e não apenas a festa de noivado. Faça uma planilha com todos os eventos que deverão ocorrer até o casamento, o que é necessário para cada um e distribua o valor total entre eles. Assim, será mais fácil ter uma visão clara de quanto e como gastar o dinheiro reservado para esse propósito. Daí, então, você terá um valor de custo fixo.

Mas seja disciplinada: siga o que foi planejado, guarde todas as notas, busque sempre os melhores preços e não vá além do que foi determinado. Se você e sua família puderem produzir alguns dos itens necessários, será ainda melhor. A exemplo das lembrancinhas, comidas e detalhes da decoração. Essas medidas vão ser essenciais para não ter futuras dores de cabeça.

Definida a verba, é fundamental pensar em passos que serão decisivos e indispensáveis para a realização do seu evento. Siga todos eles em seu cronograma com rigor e o seu resultado será fantástico. Pode acreditar! Eles são 7, veja:

  • Onde e quando fazer a festa de noivado
  • Lista de convidados para o noivado
  • Decoração para o noivado
  • Noivado: o que servir?
  • Convite de noivado: formatos e prazos
  • Lembrancinhas para festa de noivado
  • Trajes: o que usar no noivado?

Pronto. Você, agora, deverá fazer o planejamento para a sua festa de noivado tranquilamente. Nos próximos parágrafos, vamos apresentar dicas e soluções para esses passos. Desse modo, será possível ter uma dimensão exata do que deve ser feito, pesquisado e orçado. Respire fundo, concentração e muita atenção - a inspiração é livre! Vamos nessa?

1º Passo - Festa de noivado: quem convidar, onde e quando fazer

Esta é uma comemoração íntima, que - normalmente - reúne as famílias e amigos próximos em um almoço ou jantar de noivado. E deve acontecer 3 meses após o pedido de casamento e cerca de 1 ano antes da cerimônia propriamente dita.

quem convidar para a festa de noivado

Então, quando fizer a lista de convidados lembre do seguinte: quem for convidado nesse dia deve ser também para o casamento. Caso contrário, pode haver uma situação constrangedora para todos e isso deve ser evitado. Depois, é preciso definir o local, que pode ser a casa dos pais dos noivos, um restaurante charmoso ou, inclusive, um salão de eventos. Tudo vai depender da quantidade pessoas convidadas.

A escolha do local influenciará também os demais pontos da organização. Se o lugar escolhido for um restaurante, haverá limitações e um pouco mais de formalidade. Portanto, algumas diretrizes sobre decoração e cardápio serão condicionadas à infraestrutura do estabelecimento escolhido. Por essa razão, pense bem no formato que deseja!

2º Passo - Abre-alas: ideias e sugestões para o convite do seu noivado

O convite da sua festa de noivado não precisa ter exatamente a mesma linha visual do casamento, até porque vai ocorrer muitos meses antes. Faça uma versão mais simples e prática de convite, em tamanho pequeno. Com relação ao design, existe uma forte tendência do uso de letterings.

convite de noivado

Além das informações que são comuns, coloque alguma mensagem que fale sobre vocês para dar um toque pessoal. Essa é uma proposta delicada e muito bonita. Vale a pena seguir! Opte pela versão impressa se a sua lista tiver mais de 30 convidados. Caso seja um número inferior, pode fazer uma versão online, sem problemas. Sobre o envio, é recomendado que seja entregue aos convidados 1 mês antes, pois - assim - todos poderão se programar.

3º Passo - Simplicidade e personalização: caminhos para a decoração da sua festa de noivado

Se a sua festa vai acontecer em um restaurante, as opções de decor são mais limitadas - como já sinalizamos. Mas, se o seu noivado for em casa ou em um outro espaço, pode ficar bem à vontade. Para início de conversa, a sua decoração de noivado também não deve, obrigatoriamente, estar alinhada com a do casório.

decoração de noivado

Escolha uma linha que tenha a ver com a sua personalidade e escolha detalhes que ajudem a contar a sua história de amor: fotos, murais para que frases sejam escritas e backdrops colaboram muito nesse sentido. Tornar o ambiente lúdico é uma boa alternativa também: velas, balões, plaquinhas com mensagens românticas e a hashtag para as fotos vão dar o tom da ocasião.

4º Passo - Sabor de felicidade: o que servir na festa de noivado?

Assim como a decoração, o cardápio é bastante flexível. A escolha é sua e não há uma regra. Então, seja objetiva e pense em três etapas: entrada, prato principal e sobremesa. Um dica é servir pratos que marcaram o relacionamento de vocês.

o que servir na festa de noivado

Nesse contexto, é interessante ter até 3 opções de cardápio, assim, será possível contemplar quem - de repente - possui restrições alimentares, se for o caso. Essa medida vai depender das características de seus convidados. Fique atenta! Algumas sugestões interessantes para o menu podem ser: mesa de frios, sanduíches de metro, verrines, cupcakes, comida japonesa, crepes de variados sabores ou churrasco, que fazem bastante sucesso e são práticos.

Para servir, aproveite e deixe as iguarias dispostas a fim de que os convidados possam escolher o que comer conforme a preferência de cada um. Esse formato funciona muito, pode apostar. Também vale a pena arrumar as mesas por entradas, pratos principais e sobremesas. Fica sempre mais organizado. Em paralelo, tenha uma variedade de bebidas disponíveis para todos. Essa logística, além de deixar o ambiente mais familiar, minimiza a necessidade da contratação de garçons.

5º Passo - Para guardar na memória: lembrancinhas de noivado

Um dia especial merece ser lembrado com carinho, não é mesmo? As lembrancinhas da festa de noivado devem ser bem personalizadas também. Simplicidade e delicadeza são palavras para se basear ao pensar nesses mimos. Garrafas de águas, balas e copos de acrílico são ideias muito usadas, todas trazendo o nome dos noivos e referências ao noivado.

mini garrafinhas

Miniaturas podem ser uma opção, por exemplo: de champagne, garrafinhas de azeite, plantinhas ou potes de brigadeiro. Imagine a delicadeza! Inclusive, você pode fazer algumas dessas. Que tal, já pensou? Se quiser experimentar, veja aqui esse guia de como fazer 10 lembrancinhas criativas. Super fáceis!  

6º Passo - Com que roupa ir? O traje ideal para o dia do noivado

Os trajes devem ser de acordo com o tipo de festa, mas não pense em roupas muito elaboradas - reserve isso para o grande dia. Por ora, pense em versões mais soltas de vestido para noivado, longos, estampas florais, rendas suaves - o suficiente para ficar bonita, elegante e à vontade. A ocasião inspira frescor. Leve essa característica para as suas roupas. Já para o noivo, nada de formalidade também. Terno e gravata estão descartados, assim como smokings, sapatos fechados e escuros.

traje para festa de noivado

As roupas dele devem seguir a mesma linha que a sua, leves e confortáveis. Camisas de botão ou polo, bermuda social e calças são algumas alternativas. Cores claras e tons pastéis são bem-vindos. O importante é que o estilo dos dois  esteja em sintonia. Para os convidados, vale a pena indicar o tipo de traje no convite, de acordo com o formato definido.

A partir de agora, guarde todas as dicas e sugestões. Esses são os pilares para a realização da sua festa de noivado. Sinta com o coração, avalie suas possibilidades e trace um plano. Com foco, todos os seus sonhos são possíveis, acredite. Essa será uma data que  vai marcar o início das suas celebrações de amor - o primeiro de uma série de eventos lindos que vão acontecer antes do seu casamento.

Nessa jornada, estamos aqui para te ajudar! Assine a nossa newsletter e tenha sempre acesso a conteúdos novos e exclusivos. Queremos participar, colaborar durante todo o seu processo de planejamento, definições e escolhas do seu casamento do início ao fim!

Gostou deste post? Comente aqui o que você achou, as dúvidas ou ideias que gostaria de compartilhar. Queremos saber a sua opinião e os insights que teve após esta leitura. Vamos conversando, certo?

Abraço!

Imagens via Best Party Decorations / Sunday with Sophie / Emma Louise Design / Nano Buffet / June bug weddings / Yelp / The Knot News

Publicações relacionadas

organizar um casamento

Planejamento - Há aproximadamente 3 anos

9 Dicas Importantes Para Organizar Um Casamento

Crie seu site de casamento grátis

Planejamento - Há mais de 1 ano

Crie seu site de casamento grátis e planeje seu casório de forma prática

assessoria sorteio

Planejamento - Há quase 3 anos

Sorteio: 30% de desconto no Cerimonial e Assessoria total com a Kellyanne Morais

Comentários