Convites de casamento: 10 dicas para acertar na escolha da fonte

Há quase 3 anos

A escolha certa da fonte dos convites de casamento

Escolher o modelo e o estilo dos convites de casamento já é uma atividade complexa, ainda que muito especial. Uma vez escolhido o modelo, o trabalho ainda não acabou! Uma das partes mais importantes é a escolha das fontes dos convites de casamento. Elas podem ser a receita para que os convites fiquem maravilhosos ou o motivo para que os convidados deixem de ir na sua cerimônia (Vamos evitar o: “o que que tá escrito aqui? Essa fonte é muito confusa”). No post de hoje vamos dar dicas para você arrasar na escolha das fontes e ter convites de casamento maravilhosos.

1 – Apostando no clássico

Convite de casamento fonte clássica

Se você está com um pouco de receio de inovar nos seus convites de casamento, sem problemas. Nesse caso, o clássico nunca é uma escolha ruim. Os convites clássicos tendem a ser em tons neutros e derivativos do branco e sua letra normalmente é em tons metálicos, como dourado e prateado, com efeitos em alto-relevo em algumas partes cruciais, como o nome dos noivos. As fontes clássicas são muitas, mas algumas opções para os convites de casamento são: Baroque Script, Allura, Mirella, Parisienne e Regency.

2 – Foque no artístico

Foque no artístico

Se os noivos tem espírito artístico, uma ótima opção é refleti-lo nos convites, que podem ser desenhados.

Que tal soltar totalmente a criatividade e apostar em um convite de casamento artístico. O uso de decoração similar ao quadro de giz (conhecida como chalkboard) está em alta no universo de casamentos, inspirando até mesmo bolos. Por que não apostar nela também para seu convite de casamento? 

Nesse caso, a letra tem que ser estilizada, mas não muito rebuscada. O convite em si já chama atenção demais! Sugerimos para seus convites de casamento as fontes: Bira, riddle, engagement e halo handletter.

3 – E que tal inovar de vez?

Que tal inovar

A maior inovação não é, exatamente, o conteúdo do convite. Afinal, em seus convites de casamento, você vai continuar precisando passar os detalhes básicos como nome dos noivos, local e horário. A inovação tem que ser na forma em como essa mensagem vai ser endereçada. Hoje está em alta no mercado usar imagens e efeitos 3D. É possível estilizar esse convite e fazê-lo com caricaturas dos noivos.

Considerando que o maior charme desse convite já é sua inovação, o que sugerimos é que você aposte em fontes simples e não muito rebuscadas, para que o convite não dê a impressão de confusão. Que tal: KG somebody that I used to know ou Alexandria FLF?

4 – Se apaixone pelos temáticos!

Os convites de casamento têm que combinar com o tema e, por isso, no caso de casamentos temáticos, tem que ser especiais! 

Convites temáticos

Não importa o tema do seu casamento: seu convite tem que combinar com ele! Muitas vezes é difícil pensar em um convite criativo, de acordo com seu tema e que tenha lindas fontes, mas hoje as opções de convites de casamento são muitas e com certeza você vai encontrar alguma que supra suas necessidades por aí. 

As sugestões de fontes vão variar de acordo o tipo de tema de seu casamento. Se ele for nerd ou geek e estiver apto a usar convites como o da nossa foto, sugerimos as seguintes fontes: Chlorinap (Super Mario 64), Final Fantasy ou a fonte 04b_09, que é pixelada e imita Bitmaps.

5 – Letras feitas à mão dão um toque especial

No mundo que vivemos, pode parecer completamente inviável escrever todos os convites à mão, mas o toque especial pode permanecer com a contratação de calígrafos.

Letra feita à mão

O charme de um convite feito à mão nunca vai ser perdido, mas no momento atual que vivemos, é muito difícil encontrarmos convites desse gênero. Porém, os convites de casamento ficam incrivelmente personalizados e especiais com esse toque. Como solução, os noivos têm contratado calígrafos artísticos (profissionais com conhecimento na arte de caligrafia, com muita criatividade e imensas habilidades manuais) para desenhar o convite de casamento – se não todo, ao menos parte dele.

Esse serviço, por ser meticuloso e especializado, costuma pesar um pouco nos bolsos dos noivos. Então, por questões de tempo e de dinheiro, convites feitos à mão (seja pelos noivos ou por um calígrafo) costumam ser usados só em casamentos menores, como o mini-wedding

Nesse caso, quem vai ditar a fonte é os noivos em comunhão com o calígrafo, se for o caso. O ideal é que se estude bastante sobre letras caligrafadas, inclusive as melhores fontes e melhores técnicas. Dá um pouco de trabalho, mas o resultado é tão lindo que com certeza vale a pena!

6 – Que tal um convite de casamento moderno?

Pode parecer um pouco estranho no princípio, mas verdade seja dita, toda modernidade parece um pouquinho! A verdade é que convites modernos estão em alta e ficam maravilhosos

Os tempos mudaram e os convites também. As empresas especializadas na confecção de convites de casamento tiveram que acompanhar as novas tendências do mercado e hoje surgem com diversas opções de convites modernos, muito diferentes dos clássicos que mostramos no primeiro item, mas que ainda tem um forte tom de formalidade. Nos convites de casamento modernos, o ideal é apostar na combinação de cores e em fontes serifadas, clean, com nuances entre caixa alta (caps lock) e caixa baixa. Sugerimos: copperplate gothic, georgia e bookman antiqua.

7 – Fonte estilo cursiva, porque não?

O preto está em alta como cor para decoração e tema de casamentos! Ele já está dominando o mercado de bolos, com a febre do black cake e é claro que chegaria até os convites de casamento! Ele pode ser usado de duas formas: na totalidade do convite, o que faria com que a fonte tivesse que ser branca ou em algum tom metalizado ou apenas no envelope, contrastando com a folha branca do convite dentro dele. Ambas as opções de convites de casamento preto são maravilhosas e trazem um diferencial para seu casamento.

Nesse caso, o ideal é apostar em uma mistura entre fontes serifadas e fontes estilizadas, no estilo cursiva. Você pode montar a forma que acha mais bonita, ainda que o mais comum em convites de casamento seja utilizar as fontes cursivas para o nome dos noivos e as fontes serifadas para dar as informações sobre o casamento. Sugestões de fontes cursivas: regency, lovers quarrel, jane austen e great vibes. Sugestões para fontes serifadas: latine, Aubrey, Nilland e Weekdays Roman Slant.

8 – Casamento na praia? Convite na praia!

Convite casamento na praia

O casamento na praia poderia até ser considerado dentro da categoria de temáticos, mas a verdade é que ele já entrou tanto na moda e já faz parte da vida de tantos noivos que as empresas especializadas na produção de convites já os consideram um caso à parte, tendo espaços reservados em seus sites para falar exclusivamente de convites de casamento na praia. 

As fontes, é claro, tem que combinar com o ambiente. Como normalmente essa categoria de convites de casamento já conta com convites cheio de detalhes especiais, é bom apostar em fontes mais sóbrias, com pequenos pontos de inserção de fontes cursivas e diferenciadas (como, por exemplo, no nome dos noivos). Uma boa opção é usar fontes inclinadas para esquerda, para que elas combinem com palmeiras e deem ao convidado uma sensação de praia. Nossas sugestões: Channel Family, MTF JanaG e Ragamuffin.

9 – Rústico desde o início

O casamento rústico, ou também chamado de country¸ normalmente acontece em grandes sítios e tem como decoração muito barro e chita. O convite tem que seguir a mesma inspiração! 

convite rústico

Outro casamento queridinho dois noivos tem sido o casamento rústico, que costuma acontecer em grandes sítios e levar o estilo country ou de interior para toda a decoração. Para que seu convidado já fique sabendo disso de antemão, o ideal é que seu convite de casamento reflita sua intenção. Os convites de casamento rústicos normalmente são envoltos por algum topo de papel um pouco mais ásperos, com detalhes em barbante e usam fontes sóbrias.

Algumas opções: Alegre Sans, Basic Title Font, Bebas Neue, Tall Dark and Handsome e Cafe & Brewery.

10 – Convites minimalistas 

O convite minimalista é curto e traz a menor quantidade de texto possível! 

Minimalista

O convite minimalista combina com qualquer tipo de casamento, independente dele ser minimalista ou um mini-wedding. O principal detalhe desse tipo de convite é que ele não traz textos que podem ser considerados desnecessários, como nome dos pais dos noivos ou uma frase de abertura. Esses convites de casamento vão direto ao ponto: contam o dia, a hora, o local, as informações sobre como confirmar presença e o nome dos noivos. 

Exatamente por serem diretos, não combinam com fontes muito estilizadas e cursivas. Mesmo a fonte para o nome dos noivos pede algo mais clássico e menos rebuscado. Opções de letras para você se inspirar: Nue, St Transmission, Yellow Peas, Regencie, Revolution e Aovel Sans.

Você está cheia de ideias e inspirações? Esperamos que sim! Queremos saber o que você achou deste post! Por favor, compartilhe conosco suas impressões e opiniões sobre convites de casamento! Qual encheu seu coração de alegria e te fez gritar “é esse!”? 

Por fim, inscreva-se em nossa newsletter e receba, com antecedência, nossos conteúdos exclusivos.

Imagens via Papel e Estilo / Tina Convites / Picotinho / ABC Caligrafia

Publicações relacionadas

Convites de casamento com frases

Convites - Há aproximadamente 5 anos

10 frases para convites de casamento

convite de noivado

Convites - Há mais de 4 anos

7 ideias DIY para convite de noivado

Save The Date

Convites - Há quase 3 anos

10 ideias para um save the date inspirador

Comentários