Convites de casamento: todas as dicas que você precisa saber

Há aproximadamente 4 anos

convites de casamento tudo que você precisa saber sobre

Como é gostoso chegar à fase da escolha dos convites de casamento, não é? É nessa hora que cai a ficha de que seu sonho vai se realizar.

E o friozinho na barriga é inevitável, pois são muitos os preparativos. Os próprios convites de casamento envolvem uma série de decisões a serem tomadas.

Os convites de casamento devem ter a personalidade e o gosto dos noivos, combinar com a temática e decoração da festa ou, ao menos, harmonizar com a paleta de cores escolhida para o evento. A razão é muito simples: o convite de casamento é uma prévia do que os convidados podem esperar do grande dia. Então capriche.

Por isso, fique atenta às dicas que separamos para você.

Nest post você vai conferir:

Como surgiu o convite de casamento?

Nos tempos antigos, o convite de casamento não era feito por meio de papel ou mensagem escrita, mas sim verbal. Um mensageiro ia até os convidados e anunciava a cada um que sua presença seria uma honra para o casal de noivos e para as suas famílias.

convites de casamento origem

Foi na Europa que os convites para casamento se consolidaram como um item a ser bem trabalhado e entregue em mãos. E, a partir daí, os convites passaram a fazer parte de toda a organização e planejamento dos casórios.

Principais estilos de convites de acordo com a temática

Veja alguns dos convites que podem ser a sua escolha.

  • Convite tradicional

O convite tradicional tem aquele estilo clássico, com cores em tons pastéis, sóbrias. Ele é elegante e refinado. As fontes utilizadas para o texto também costumam ser as tradicionais, que complementam o estilo.

convite tradicional

Esse convite é o ideal para cerimônias e recepções clássicas.

  • Convite elegante e delicado

Um convite bonito e muito delicado pode ter detalhes em renda, cetim, laços de fita em tecidos nobres. Esses detalhes deixam o convite sofisticado e muito delicado. Renda, cetim e fitas em tecido nobre deixam o convite mais sofisticado. Veja aqui 8 modelos de convite de renda.

convite sofisticado

  • Convite moderno

Um convite moderno, despojado e divertido pode ter papel texturizado, ser feito com cores fortes e com imagens e efeitos 3D. Modelos de quebra-cabeças, caricatura do casal e tudo o que a imaginação do casal desejar. Ele transmite a ideia de que o casamento não terá nada de formalidade. Se é esse o desejo de vocês, invista no estilo.

convite moderno

Os convites também podem ser abertos e surpreender os convidados com uma mensagem escrita em branco com fundo escuro, simulando uma lousa, como se ele fosse um cardápio de restaurante.

  • Convite rústico

Utiliza texturas diferentes, materiais naturais, como palha, flores secas, trigo, pau de canela. Tem um apelo artesanal que o deixa charmoso. O papel pode ser o reciclado ou craft. Aprenda aqui a fazer um papel reciclado em casa.

Esse tipo de convite fica lindo e combina muito bem com casamentos que têm a proposta de ser ao ar livre.

convite rústico

Como escolher o tipo de papel para o convite?

Como adiantamos, o papel reciclado, por exemplo, “casa muito bem” – trocadilhos de casamento. rs – com convites rústicos, embora há outros papéis que também são mais firmes e têm aparência menos delicada que harmonizam com essa ideia. Tons envelhecidos de papel ficam muito bonitos também.

No geral, é interessante que os papéis escolhidos, até os mais sofisticados, sejam mais espessos, para que o papel não estrague ou amasse com facilidade. Queremos que ele seja durável e resistente na medida. Por esse motivo, se o papel desejado for muito fino, peça que a espessura seja maior.

O papel para convite de casamento deve ter o estilo que pretende para o convite em si e para o casamento. Sendo assim, há papéis que variam do mais sofisticado ao rústico.

Os tipos mais comuns de papel para convites mais tradicionais são do tipo cartão e aspen.

tipo de papel para convite

Papéis texturizados diferentes são uma boa pedida para convites criativos e mais despojados. Eles fogem do tradicional, normalmente. Porém, há texturas mais simples que ficam bonitas, sim, com convites mais clássicos.

O ideal é que você peça amostras. Não hesite em pedir um convite completo para que veja se a combinação escolhida deu certo.

Uma observação importante é que você deve focar em apenas um destaque no seu convite, aquele ponto que será o detalhe que deve deixar os convites lindos.

Se o papel tem uma textura diferente, ao mesmo tempo tem cores fortes, tem aplicação de tecido, fontes diferentes e marcantes de escrita, isso tudo ao mesmo tempo é excesso de informação.

E, lembre-se: deixe que o convite tenha a identidade do casamento, combine com a cerimônia e com a festa. Tenha elementos que remetam à comemoração, como se ele fosse a porta de entrada mesmo. Nada mais coerente do que fazer parte de tudo isso.

Dicas importantes para escolher o convite perfeito

a escolha do convite perfeito

O convite não deve apenas seguir uma tendência. Pense que o convite deve ter todos os elementos e exprimir todo o amor, a expectativa e o sonho do casal em começar uma nova vida. Ele não merece ser apenas algo da moda, não é mesmo?

Existe uma foto do casal pela qual sejam apaixonados? Ela explicita tudo o que sentem um pelo outro, e vocês gostariam de contar para o mundo? O que acham, então, de colocar essa foto colorida mesmo ou em preto e branco no seu convite? Como marca dágua ou não, dentro ou do lado externo do convite, mas nesse que é o anúncio da nova fase do casal?

Há algum símbolo, frase ou algo que represente vocês tão bem que precise estar no convite? Vejam qual a melhor forma para incluí-lo nos convites. Neste artigo você pode conferir ideias de convites cheios de personalidade

Se vocês não são um casal convencional, os convites também não devem ser.

Veja no infográfico abaixo as informações que você não pode esquecer de colocar no convite:

infográfico informações que devem ter no convite

  • Se os pais dos noivos é que estão custeando a festa é de bom tom colocá-los como anfitriões no convite.
  • É imprescindível não esquecer o local e horário, qualquer erro desses pode ser constrangedor.
  • O RSVP é de suma importância (mais abaixo falaremos um pouco sobre ele).
  • Por mais que seja uma festa informal, é importante descrever o traje adequado ao evento.
  • É importante deixar claro no convite o endereço para entrega dos presentes.
  • Se o convite é tradicional, ponha uma mensagem de abertura.
  • Se haverá um evento pré ou pós-casamento, como um brunch, este deve ser informado no convite.
  • O casamento acontecerá em um local de difícil acesso? Colocar um mapa com o endereço será um ato bastante atencioso e simpático.

Observação importante: não coloque no seu convite ou anexo a lista de presentes. Não é de bom tom. Essa informação deve constar no local específico para isso, que é o site do seu casamento. Aqui você pode criar um site de casamento, simples e seguro.

Convites de casamento especiais

Há convites que merecem ter um apelo especial, mostrar que aqueles convidados não podem mesmo faltar ao momento mais feliz da vida do casal.

Um seleto grupo de pessoas pode e deve receber um convite diferente, pois eles serão peças fundamentais na cerimônia.

  • Convite dos padrinhos

O convite de casamento dos padrinhos deve conter, além das informações básicas, também as que fazem eles se sentirem especiais por terem sido escolhidos para um papel tão importante no casamento e na vida do casal.

convites padrinhos

Além de uma bela mensagem, é simpático, ainda, ter algum mimo, como sabonetes em miniatura, toalhinhas, miniatura de uma garrafa de licor ou whisky, entre outros.

Fica muito bonito o convite dentro de uma caixa com os mimos e uma bela mensagem dos noivos na tampa, na parte interna.

  • Convite das daminhas e pajens

As daminhas e pajens são integrantes especiais da sua festa, pois são eles os guardiões das alianças. O convite para as crianças queridas que vão deixar a cerimônia de vocês muito mais linda e angelical deve ter elementos lúdicos e infantis.

Pode ser uma caixinha com um pirulito dentro e uma mensagem perguntando se ele/ela aceita ser pajem/daminha. Não é fofo? Também pode ser uma maletinha cheia de docinhos, com a mensagem no lado de fora. Uma graça é personalizar colocando, além do nome da criança, que é essencial, também uma foto dela.

convite de daminha e pajens

Para quem não quer optar por docinhos, pode ter uma bonequinha para a menina e carrinhos para o menino. Um pequeno presentinho para que eles vejam o quanto são especiais para o casal e como vocês ficarão felizes se eles aceitarem o convite. Confira aqui nossa lista de modelos de convites para daminhas e pajens e se inspire!

  • Convite para a família

Quando a família é numerosa, mas mora na mesma casa, você pode enviar apenas um convite, mas deixar endereçado que o convite é para uma “pessoa X e família”. Demais pessoas da família que morem em outros endereços devem receber um convite para cada integrante.

convite para familia

Não quer convidar a família de alguém? Não precisa! O casamento é seu, certo?

Quando o convite é endereçado a um casal, se eles são casados, o nome do homem deve sempre ir na frente. Caso sejam namorados, o nome da mulher pode ser o primeiro. O casal tem filhos? O convite deve ser endereçado a “nome do esposo e família”.

Se não quer que vão filhos e enteados, você pode simplesmente colocar o nome do casal, sem o “ e família”.

Se você deseja convidar uma amiga que é divorciada, mas pretende convidar também o ex-marido, que mora em outro endereço, o convite para a sua amiga deve ser escrito como “nome da amiga e família” (caso ela tenha filhos que morem com ela), e outro convite apenas no nome do ex-marido dela deve ser entregue no endereço dele.

DIY: Faça você mesma os seus convites de casamento

Com uma tinta spray e uma daquelas toalhinhas tradicionais em crochê, você consegue um efeito super lindo e delicado no seu convite de casamento. Fica a seu critério a escolha do material do papel.

Para o texto dos seus convites, a escolha da fonte é fundamental. Você pode escolher até duas fontes diferentes, mas que harmonizem entre si, e deixar em itálico as informações que devam ser destacadas. É muito importante que sejam fontes bonitas, mas, sobretudo, que sejam legíveis.

convites diy

Se for fazer em casa essa arte, o convite deve ser criado em um programa gráfico, e a escolha de resolução deve ser de 300dpi, para que a qualidade seja a melhor possível. Você deve criar um arquivo novo, de modo que possa personalizá-lo com as medidas de altura e largura que deseja para os seus convites. Não deixe de conferir a nossa lista de como fazer convites de casamento, 6 ideias simples e fáceis.

Os convites podem ficar com uma qualidade muito boa, sim, mas será necessário um conhecimento mínimo para domínio do programa. Caso prefira não se arriscar, pague pelo texto e impressão do convite e dê apenas o seu toque especial. Sempre faça um convite de teste, para ver como fica, antes de produzir os demais, para não perder material e investimento.

A importância do RSVP no seu convite

Primeiramente, o que quer dizer esse tal de RSVP? Respondendo, RSVP é a abreviação de “Répondez S'il Vous Plaît”, o que significa “Responda, por favor”. Essa mensagem nada mais é do que o pedido de confirmação de presença em um evento.

rsvp no convite

Como falamos, no convite, pode haver esse pedido, essas quatro letrinhas que fazem parte de algo fundamental. Você precisa se planejar para receber os convidados, e agora é necessário que saiba quantos vão para o planejamento do espaço para receber a todos, além de alimentação e bebidas.

Você pode colocar no seu convite o RSVP com um telefone ao lado, para que o convidado faça contato através do telefone informado no convite e diga se você deve contar ou não com a sua participação na festa.

Se você quer saber onde encontrar na internet convites lindos e personalizados, veja aqui.

As informações sobre os convites foram úteis para você? Escolha os convites de casamento que mais combinarem com o estilo de vocês e sintam-se à vontade no dia que será apenas de vocês.

Imagens via Dois Ponto Dois by Chá das Duas / Affiliate Commerce / Casando Sem Grana / Onewed / Serendipity Beyond Design / Wedding Invitations Cheap / Spoongraphics / Pinterest / Papel de Arroz / Elo 7 / Card Talogue


Quer planejar o seu casamento de forma prática e simples? Crie um site de casamento GRÁTIS no Mecasei.

➜ CRIAR SITE DE CASAMENTO GRÁTIS AGORA!

Publicações relacionadas

Plaquinhas divertidas para entrada da noiva

Casamento - Há mais de 2 anos

10 plaquinhas divertidas para a entrada da noiva

convite para padrinhos de casamento by Papel e Estilo

Convites - Há quase 3 anos

Convite para padrinhos de casamento: 9 ideias geniais fora do comum

convites de casamento

Convites - Há quase 5 anos

Quais ideias de convites de casamento combinam com você e seu par?

Comentários