Culinária típica brasileira para o seu casamento: Veja opções para agradar os paladares

Há 2 meses

Culinária tipica brasileira para casamento

A culinária típica brasileira é riquíssima. Temos em nossa mesa iguarias deliciosas e que se encaixam em praticamente todos os momentos da vida, e o casamento jamais poderia ficar de fora.

Embora muitos noivos sejam mais tradicionais, e busquem servir em suas uniões pratos mais ligados aos casamentos, como massas, por exemplo, montar um cardápio apenas com elementos da culinária típica brasileira é uma excelente alternativa.

Afinal, nossa gastronomia é repleta de cores, sabores e muita alegria. Então, porque não encaixar essa diversidade e intensidade no dia mais importante de sua vida? Gostou da ideia, mas não sabe como? Então esse texto é para você.

Aqui traremos dicas de como montar um cardápio genuinamente brasileiro, da entrada à sobremesa. Seus convidados sairão de sua festa extremamente satisfeitos. E você também.

Recepção

Para recepcionar seus convidados, você pode montar uma mesa com o melhor da culinária brasileira em forma de aperitivos, como dadinhos de tapioca, perfeitos para quem deseja conquistar os convidados pelo estômago.

Dadinho de tapioca

A culinária típica brasileira, aliás, é tão completa que lhe permitirá adaptar o cardápio de entrada de acordo com o clima no dia de seu casamento.

Por exemplo, se o casal optar pela união em um dia muito quente, por exemplo, basta incluir receitas refrescantes, como os petiscos de boteco. Agora, se o casamento acontece durante o inverno, uma alternativa é incluir pratos quentes, como caldinhos dos mais diversos tipos.

Para temperar, não deixe a pimenta de fora. Afinal, ela representa todo o calor do povo brasileiro, e cairá muito bem no dia do seu casamento.

Entrada

Para montar a entrada de seu casamento, os pratos escolhidos podem ser leves, mas precisam ter traços que lembrem a culinária típica brasileira. Um exemplo é a coxinha.

Unanimidade nacional, o petisco se encaixa muito bem em seu cardápio de entrada, já que pode ser servida em porções. Se preferir, você pode optar também por coxinhas recheadas com variações além do frango, como a feijoada.

Coxinha

Outra ideia interessante para uma entrada tipicamente brasileira é o pão de queijo. Leve, ele cai muito bem em pequenas porções e acompanhado de bebidas refrescantes ou até mesmo aquele chope que todos adoram.

Agora, se quiser uma entrada mais encorpada, que aqueça e acalente o coração de seus convidados, uma excelente pedida é o acarajé. Iguaria famosa e ícone da culinária típica brasileira, o acarajé pode ser acompanhado por um bom molho de pimenta, deixando-o ainda mais intenso.

Prato principal

Em um casamento, assim como a valsa dos noivos ou a leitura dos votos, o prato principal é o ponto alto do cardápio da festa. Mas isso não significa que você deva ficar presa às opções de pratos tradicionais.

Ao contrário, você pode e deve inovar no prato principal, adicionando como opções elementos da culinária típica brasileira, como o feijão tropeiro. Ícone da culinária mineira, a mistura de feijão, bacon e outras iguais torna essa alternativa ideal com entrada, principalmente se o seu casamento for realizado durante o dia.

Prato principal

Se você quiser mergulhar ainda mais na culinária típica brasileira, uma boa pedida é incluir, na entrada escolhida para o seu casamento, a moqueca de camarão. Além de ser um prato extremamente saboroso, ele é encorpado e se encaixa muito bem em cerimônias tanto durante o dia quanto à noite.

Mas, se você está procurando por um prato principal um pouco mais leve, mas que possa ser casado com o feijão tropeiro, por exemplo, uma dica interessante é servir uma boa farofa. Afinal, que prato é mais brasileiro do que esse?

Se preferir, pode colocar, como outro acompanhamento para essa deliciosa farofa, o arroz branco e saladas de folhas verdes, garantindo que sua entrada fique mais leve, mas igualmente saborosa.

Sobremesa

A sobremesa é, sem dúvida, um dos itens mais esperados do cardápio. Afinal, quem não gosta de um doce, não é mesmo? E é aqui, na parte final das refeições que serão servidas para seus convidados que a culinária típica brasileira poderá brilhar.

Alimento da moda, a tapioca cai muito bem como sobremesa para o seu casamento. Aqui, você pode incluir nutella ou a brasileiríssima goiabada como recheio, acompanhada de um bom queijo mineiro, que tal?

Outra sugestão de encher os olhos é o manjar de coco. Coberto com calda de ameixa ele conquista até os mais exigentes paladares, assim como o pudim, uma espécie de unanimidade entre os doces. Além disso, temos também o açaí na lista de sobremesas tipicas do brasil, você pode inclui-lo no seu cardápio de sobremesa sem erro!

Açai

Mas, se você busca um doce ainda mais brasileiro, e que tenha um sabor encorpado e marcante, uma dica é incluir o quindim como sobremesa. Esse doce pode ser oferecido em versões menores, já que é bastante adocicado. 

Se o casal decidir ousar ainda mais, pode incluir uma mesa farta com docinhos de festa como acompanhamento para a sobremesa. Brigadeiros, beijinhos e até cajuzinhos são excelentes para adocicar ainda esse dia tão especial. 

Confira mais dicas sobre esse assunto:

Cardápio Vegano para casamento para agradar a todos

Coquetel – Uma recepção simples para casamento

Do brigadeiro ao quindim: 10 doces tipicamente brasileiros que não deveriam faltar no seu casamento

Publicações relacionadas

coquetel

Buffet e Bebidas - Há mais de 3 anos

Coquetel: uma recepção simples e econômica para o seu casamento

Buffets para casamento em sp

Buffet e Bebidas - Há aproximadamente 3 anos

Os 10 Melhores Buffets Para Casamento Em SP

Bebidas

Buffet e Bebidas - Há mais de 4 anos

8 bebidas que não podem faltar na sua festa de casamento

Comentários