Curso para noivos: o que é e como funciona em cada religião

Há aproximadamente 2 meses

Curso para noivos

Para realizar o casamento de seus sonhos, o curso para noivos é uma etapa fundamental deste processo. Antes de dizer o aceito, saber todos os passos da cerimônia é algo básico para os pombinhos. E como a prática leva a perfeição, saiba a seguir como funciona o preparatório para o casamento na igreja. Além disto, veja questões importantes do processo em cada religião.

O basicão para entender o curso para noivos

O dia do sim no altar é um dos mais importantes da vida de muita gente. E claro, você quer que tudo saia perfeito na hora, não é? Para isto existe o curso para noivos, que funciona da seguinte forma:

Um especialista dá uma série de aulas para os noivos, explicando todo o procedimento para o casamento na igreja de acordo com os dogmas religiosos. É quase como um ensaio para o grande dia.

Além disto, no curso para noivos questões importantes são abordadas, como por exemplo, dicas para o futuro do casal, principalmente com os desafios que virão.

Outro aspecto importante deste curso é que ele é obrigatório para a religião católica. Porém, para outras crenças que também fazem casamento na igreja não é prioridade.

De forma geral, o curso para noivos serve como um norte para o casal, não só na igreja como em sua vida conjunta. E para saber mais detalhes importantes sobre estas aulas espertas, saiba mais sobre seu funcionamento a seguir.

Particularidades do curso para noivos

O que é o curso para noivos

Depois de entender a principal função destas aulas, é hora de saber mais detalhes sobre como elas são ministradas:

Geralmente o curso é dado por padres e ministros da igreja escolhida pelo casal. Há vários dias e horários para as aulas, de acordo com a disponibilidade dos noivos. Também é um espaço para os pombinhos tirarem dúvidas e compartilharem sonhos, esperanças e medos. É uma oportunidade bacana para diálogo.

Mesmo que não seja obrigatório para a sua religião, é um momento em que o casal pode curtir e se unir ainda mais como um só.

Ok, pode parecer meio chato fazer aulas para casar. Mas o legal é que é muito mais do que isto. Trata-se de uma oportunidade genuína de sintonia entre os pombinhos. Curtiu a ideia? Veja como o curso para noivos funciona em cada religião.

O curso em cada religião que realiza o casamento na igreja

Bom, tirando a religião católica, o curso para noivos não é obrigatório. Mas há uma lógica de funcionamento diferente dentro de cada crença:

Para a religião católica brasileira, o curso não é obrigatório. Porém, para casais que buscam uma integração maior antes da cerimônia, é uma boa pedida;

Na religião evangélica, este processo também é opcional. Mas como se trata de um meio para fortalecer o sagrado matrimônio, as igrejas orientam os casais para fazê-lo;

Já na religião judaica, mesmo não sendo um pré-requisito, há aulas específicas que os rabinos ministram. São ensinamentos específicos para os noivos nesta nova fase.

Cada religião que realiza o casamento na igreja tem uma visão específica sobre o curso para noivos. Só que todas tem em comum o desejo de que o casal entenda o quanto é importante e sagrado o dia de subir no altar.

Fazer ou não fazer, eis a questão

Fazer ou não fazer o curso para noivos

Se depois de ler até aqui você ainda está em dúvida sobre fazer ou não o curso para noivos dependendo de sua religião, há algumas coisas a se levar em conta:

A rotina para os encaminhamentos da cerimônia de casamento. Se vocês estão com pouco tempo, correndo atrás de muitas coisas, pode ser complicado fazer o curso. Seu nível de religiosidade. Se o casamento na igreja é realmente algo que faz parte de seus sonhos, pode ser bacana mergulhar em seu significado mais profundo. Uma ajuda para conflitos. Como se trata de conversas que podem ajudar os pombinhos, pode ser muito proveitoso resolver problemas e fortalecer a união neste curso.

Por mais clichê que pareça, é nestas horas que você deve ouvir o coração. Pese todos os fatores em prol e contra o curso, e veja qual a melhor opção para o casal.

Considerações importantes para os noivos

Se vocês decidirem por fazer o curso para noivos, há alguns detalhes que devem ser levados em conta. Entre eles se destacam: Os documentos necessários para fazer o curso, como certificado de batismo e carta de apresentação;

Dependendo das circunstâncias, o curso pode ser feito em outras igrejas, inclusive fora do país. Em alguns casos há até mesmo cursos online;

No caso de um casal que tenha havido um divórcio anteriormente, as paróquias fazem uma entrevista breve antes do curso. Além disto, é preciso levar a certidão do antigo casamento com a averbação do divórcio.

Depois de resolver estes detalhezinhos burocráticos, você pode curtir toda a preparação para o grande dia com o curso para noivos. E para garantir que tudo fique 100%, veja algumas dicas e conselhos finais espertos.

Por um casamento inesquecível

Uma coisa bacana de vocês pensarem é que o curso para noivos é apenas a etapa inicial de uma nova vida. A partir de agora o casal será uma nova família, com todos os desafios, coisas boas e ruins que isto implica. Por isto o momento é de curtir ao máximo toda esta preparação, para que vocês possam entrar de coração aberto nesta fase que virá.

Não se esqueçam de que a igreja que realiza o curso para noivos e o casamento estará sempre com as portas abertas. Se vocês casarem em uma comunidade específica, não tenham medo de participar da vida da paróquia. Se tiverem dúvidas ou dificuldades, vários lugares realizam o chamado aconselhamento matrimonial. Isto pode ser muito importante.

Agora basta decidir sobre o curso de noivos em cada religião e se preparar para o grande dia. O friozinho na barriga deste momento é provavelmente um dos melhores que vocês sentirão. Por isto cada momento deve ser especial do início ao fim, não é mesmo? É nesse contexto que estas aulas podem dar aquele up esperto.

Publicações relacionadas

cerimonial de casamento

Mais Dicas - Há mais de 2 anos

Cerimonial de casamento: conheça os 11 melhores profissionais no RJ

Casamento Marina Ruy Barbosa e Xandinho Negrão

Mais Dicas - Há mais de 1 ano

Marina Ruy Barbosa e Xande Negrão se casam em cerimônia para 800 convidados

Algodão doce

Mais Dicas - Há mais de 4 anos

Algodão doce: traga mais doçura para o seu casamento

Comentários