Daminhas de honra: saiba tudo sobre as estrelinhas da festa

Há quase 3 anos

daminhas de honra

As daminhas de honra arrancam suspiros com seus vestidinhos fofos por onde passam. Elas surgem como verdadeiras estrelas nas cerimônias e fazem do momento do casamento ainda mais encantador e especial.

Tradição das daminhas de honra

Nos tempos antigos, as irmãs da noiva colocavam vestidos parecidos no casamento pois acreditava-se que, com isso, confundiriam os maus espíritos que poderiam atrapalhar a vida do novo casal. A tradição das damas de honra adultas é muito forte nos Estados Unidos e na Europa.

Na Idade Média, as crianças eram o destaque, quando se vestiam lindamente para esperar a chegada da noiva na entrada do vilarejo. Elas, então, avisavam a todos da chegada da noiva e, com flores nas mãos, seguiam para a igreja. Assim surgiu o cortejo matrimonial.

Tradição daminhas de honra

As crianças representam a pureza e o amor, além da nova família que o casal de noivos irá construir. E não foi à toa que daminhas e pajens começaram a ser tradição inclusive nos casamentos contemporâneos, com toda sua graça e charme.

Mas, se você quiser, pode não abrir mão de nenhuma das duas possibilidades. As suas damas de honra podem entrar de mãos dadas com daminhas. As damas de honra devem ser adolescentes ou adultas solteiras. O que acha da ideia?

Veja mais dicas inspiradoras sobre as daminhas aqui:

Como escolher as suas daminhas de honra?

  • Para não haver imprevistos, é importante que as crianças escolhidas conheçam bem a noiva. Assim, ficarão mais à vontade e farão tudo certinho. Sabemos que, às vezes, o nervosismo pode deixá-las imprevisíveis. Por isso, ter gente conhecida por perto é fundamental, especialmente ter alguém de olho nos pequenos para orientá-los.

  • Crianças muito pequenas, com 3, 5 aninhos podem simplesmente parar no meio do caminho caso seja a vontade delas. Pode ser que não entendam que existe um ritmo com o qual elas devem andar e não entendam bem a importância do que estão fazendo. Por isso, não é aconselhável entrarem sozinhas.

A escolha das daminhas

  • Mas, caso você faça questão de ter uma pequena menina querida entrando no seu casamento, uma dica muito boa é ter a mãe da daminha próxima aos noivos, lá na frente, para que possa chamar a criança caso ela não queira prosseguir ou demore a chegar.

  • Sobre a quantidade de daminhas de honra, não há regras. Você pode ter apenas um casal, uma daminha e um pajem. Ou, se quiser, pode ter apenas daminhas de honra, quantas quiser. Mas tenha em mente que, quanto mais menininhas responsáveis pelo início da cerimônia, mais organizada ela deve ser, para não haver erros.

  • Se você não pode ter muitas daminhas de honra, você terá de escolher dentre as crianças da família e outras meninas queridas, que podem ser filhas de amigas próximas. O importante é que o convite seja feito às meninas com quem os noivos tenham afinidade. Dessa forma, nenhum pai ficará chateado por não ter sido a sua filha a escolhida.

  • Suas daminhas podem ter alturas diferentes. Não há nenhum problema quanto a isso, inclusive fica muito interessante ter meninas maiores e menorzinhas, uma dando a mão para outra ou outras ideias do tipo.

  • Gostaria de ter convidado mais daminhas, mas o espaço era pequeno ou preferiu escolher as crianças maiores? Uma boa saída é providenciar um vestido igual para quem ficou de fora. Assim, a menina se sentirá super querida também e, mesmo não fazendo parte do cortejo, ela poderá participar das fotos junto com as outras.

Como fazer o convite à daminha?

Convidando as daminhas de honra

Já falamos sobre esse assunto aqui no portal. Demos ideias super fofas de convites e mensagens que vão surpreender e encantar as meninas ao serem convidadas para a tarefa de ser uma daminha de honra. Veja o post aqui e confira os modelos de convites.

O convite pode ser impresso, ter um docinho dentro ou até uma bonequinha. Vale usar a criatividade e fazer o pedido da forma mais lúdica possível, a fim de ficar até difícil a menina resistir a tanto carinho. Ela deve saber o quanto é importante a missão que está confiando a ela e o quanto confia que ela te ajudará a fazer do grande dia um momento muito especial da vida dos noivos.

O vestido das daminhas

É de conhecimento que as daminhas devem entrar na cerimônia com um vestido caprichado, certo? E, uma vez que foram os noivos quem convidaram as meninas para participar do casamento com essa responsabilidade e missão, nada mais justo e gentil do que o casal custear os trajes, das daminhas e também dos pajens.

Porém, se os pais da criança têm condição financeira e não se importariam em arcar com uma roupa um pouco mais especial do que a que a filha usaria inicialmente na cerimônia como convidada, não há nenhum problema também. Neste post aqui falamos tudo sobre vestidos para daminhas.

Vestido para daminha

Pela regra, é importante que os noivos se responsabilizem pelos gastos com o buquê, cabelo e almofadinha ou cestinha, ou outro item que a daminha deva carregar e faça parte da cerimônia.

O vestido ideal para daminhas de honra deve ter tons claros e pastéis. Precisa ser discreto, principalmente nas cerimônias de casamento diurno. Se o casamento for realizado à noite, o vestido pode ser incrementado com renda, bordados ou até um pouco de brilho, mas não abra mão das cores claras e neutras.

Vale pensar no traje da daminha como uma extensão dos trajes da noiva, madrinhas e até do tema da festa. Por essa razão, se você decidiu que as madrinhas devem usar um vestido rosado, por exemplo, uma fita no vestido das daminhas com a mesma cor ou no cabelo, ou, até, uma flor nos cabelos ou um broche no tom ficará bonito.

São muito interessantes os vestidos que se parecem até com os da noiva, por suas camadas, saia rodada, tule e babados, mas de uma forma mais simples, mais infantil. A ideia de uma “mininoiva” pode não ser tão legal. Abandone a imagem carregada e aposte em vestidos mais delicados.

Não há necessidade de maquiagem completa para crianças, que já têm uma pele perfeita. Por isso, um batom rosadinho bem clarinho ou cor de boca com gloss e um blush suave para corar as bochechas já são excelentes.

Um pó solto pode ser usado para finalizar e tirar o brilho do rosto, segurar um pouquinho o suor até o momento da cerimônia. As meninas se sentem princesas, e o cortejo fica ainda mais bonito.

Tipos de acessórios que as daminhas podem usar

Já escolheu o estilo da sua cerimônia? Há daminhas que entram na igreja ou no local onde será a cerimônia com a plaquinha avisando que a noiva está chegando. É um jeito fofo, meigo e até meio retrô de preparar o coração do noivo para as fortes emoções que vêm a seguir.

Outra ideia é a daminha de honra entrar com uma cestinha na mão jogando flores pelo chão, preparando o caminha para a entrada da noiva. Ou, ainda, ela pode fazer bolinhas de sabão enquanto caminha.

Acessórios daminhas

Você pode até ter separadamente a “menina das flores”, já tradicional, e deixar a sua daminha para entrar no cortejo com outra missão diferente.

A almofadinha com as alianças também pode entrar nas mãos da sua daminha de honra.

Os casamentos contemporâneos sempre podem quebrar algumas regrinhas, tudo a favor do gosto dos noivos, o que é o mais importante, diga-se de passagem. Uma pequena daminha pode entrar na igreja com um ursinho nas mãos; seu pajem, trazendo um carrinho.

Hoje em dia, até os queridos animais de estimação estão ganhando destaque nas cerimônias de casamento. Sua cerimônia será em um salão de festas ou uma chácara? Esse pode ser o momento para dar ao seu amigo fiel a participação que ele merece no dia mais importante da sua vida.

A sua daminha pode entrar na cerimônia carregando a guia do cachorro do casal e conduzindo-o. Na roupinha dele – é claro que ele precisaria ter um traje especial para o evento, podem ficar as alianças, caso você opte por não ter um pajem para levá-las. Se não, o próprio pajem pode entrar junto com o seu pet.

Vê-se aqui que a sua criatividade e todo o amor que você tem ao seu redor é que farão a sua escolha ser a mais acertada. Que dupla de arrancar sorrisos e suspiros, não é? Casamento tem que ser assim. Se você vai morrer de amor, é mais do que válido.

E as daminhas de honra também podem ter a função de mimar os convidados. Para não ficarem entediadas durante a festa, elas podem entregar docinhos para as pessoas, distribuir os saquinhos de arroz que serão jogados nos noivos ou os produtos para fazer as bolhas de sabão, que entram no lugar do arroz em alguns casamentos. Elas vão se sentir úteis e especiais participando tão ativamente de todas as etapas do seu grande dia.

Mas, para essas tarefas, vale pedir às daminhas de honra maiores, ok? As pequenininhas podem não dar conta de tanta responsabilidade.

Penteados para as daminhas de honra

As daminhas de honra presenteiam todos os convidados da cerimônia com sua beleza e doçura. Essa graça e aparência angelical devem transparecer nos vestidos, sapatinhos, acessórios e também nos cabelos.

Penteados com cachos, soltos ou em cabelos presos e que terminam com as lindas ondas nas pontas dão um efeito muito bonito. As meninas ficam parecendo bonecas.

Penteados para daminhas

Já os coques altos, tipo rosquinha, são elegantes e, ao mesmo tempo, estilosos. Em casamentos mais formais, os cabelos presos e combinam perfeitamente. Para segurar o coque, pode haver um lindo broche de pedras, uma grande flor ou laço. Também pode-se optar por pérolas espalhadas pelo coque ou pequenas flores.

Penteado com coque

Para arrematar qualquer penteado de daminhas de honra, as flores combinam muito bem. Pequenas flores brancas ou flores do campo enfatizam a pureza e a delicadeza. Outra opção são as tiaras com pérolas ou um belo laço de cetim.

Você também pode optar por apenas um grande laço como uma tiara, em uma ideia mais feminina ou vintage. As tiaras de flores diversas, de acordo com a decoração da cerimônia ou com o buquê da noiva, ficam igualmente especiais.

As flores utilizadas nos penteados podem ser naturais ou, mesmo, de tecido.

As guirlandas trazem todo um efeito angelical e romântico para as daminhas de honra, que já estarão lindas e impecáveis com o traje especial. Os detalhes nos cabelos apenas complementam o visual fofo.

No caso do uso das tiaras ou guirlandas, os cabelos das daminhas podem ficar naturais. Se a menina tem lindos cabelos lisos, com ou sem franjinha, cabelos cacheados ou crespos, o penteado vai ficar bonito de toda forma.

Você é uma noiva moderna, antenada ou, de repente, gosta de um estilo mais hippie e despojado? Imagine que pretende fazer o seu casamento ao ar livre, com a cerimônia por lá, a céu aberto. Grama, árvores, flores naturais. Tudo à sua volta. O que acha de a sua daminha de honra usar uma headband em seu penteado? Essas pequenas tiras que ficam na altura da testa são muito charmosas e vão dar mais estilo à sua cerimônia.

Cortejo das daminhas no casamento

É interessante que haja um pequeno ensaio do cortejo das daminhas de honra. Pode ser até 40 minutos antes de começar a cerimônia. Esse ensaio permite explicar para as crianças as marcações, de onde elas devem sair, qual é o momento certo para entrarem, como devem se portar perante os convidados e enquanto caminham pelo tapete, e também para onde devem ir depois que o cortejo terminar.

Cortejo das daminhas

Além da possibilidade das daminhas entrarem logo após o noivo, inclusive cada daminha pode carregar um acessório diferente, sendo um deles a famosa e super em alta nas tendências plaquinha avisando que a noiva está chegando, há toda a história tradicional de as daminhas entrarem na igreja junto com a noiva, à sua frente, enquanto toca a marcha nupcial. Essa é também uma possibilidade.

Após a cerimônia, as daminhas de honra também devem se retirar junto com o cortejo. Os noivos deixam a cerimônia, seguidos pelas damas e pajens.

Você já escolheu as daminhas de honra para o seu casamento? Esperamos que as dicas tenham sido úteis para você ter um casamento dos sonhos e ao lado de meninas muito especiais para o casal.

Imagens via Onewed / Smith Squared Photography / Bridal Guide / Invitations by Dawn / Chic Vintage Brides / Inside Weddings / Babes in Hairland / Rustic Wedding Chic

Publicações relacionadas

Vestidos de daminhas para 2017

Daminhas e Pajens - Há quase 2 anos

Os 15 mais belos vestidos de daminhas para 2017

Entrada dama e pajem

Daminhas e Pajens - Há mais de 4 anos

Damas de honra e pajens: 10 ideias criativas para a entrada na igreja

maneiras de entreter as crianças no casamento

Casamento - Há aproximadamente 2 anos

10 alternativas para entreter as crianças no seu casamento

Comentários