Festa de casamento: 9 dicas preciosas para não gastar muito

Há quase 5 anos

Orcamento do casamento

O orçamento de uma festa de casamento em sua maioria das vezes é alto demais para o sonho de alguns casais.

Com isso a saída sempre é abdicar de alguns detalhes da festa para não acabar casado e cheio de contas para pagar.

Por outro lado, existem saídas eficientes para quem quer reduzir os gastos muito com a organização da cerimônia e do casamento.

Se você se encaixa nesse grupo, então vai adorar saber das nossas dicas para gastar menos na hora de planejar seu casamento. Quem sabe não dá até para planejar aquela lua de mel que vocês sempre sonharam? Confira.

1 - Planeje com Antecedência

Tudo o que é feito de última hora custa mais para você. O correto é começar a planejar seu casamento quando o pedido é feito, mesmo que não tenha data e local definido.

Passou a alegria e a surpresa do “Eu aceito!”?, então abra uma conta, de preferência poupança para lhe render um pouquinho mais e comece depositando mensalmente um valor nela.

Faça isso mesmo que seus planos para casar sejam apenas em 10 anos! Quanto mais dinheiro você conseguir guardar até o dia que começar a organizar efetivamente sua festa, menos custos aparentemente você terá.

2 – Não deixe para pagar depois

O correto é não aparecer nada para pagar depois da festa, mesmo isso acontecendo com uma coisa ou outra.

O que você puder pagar com antecedência, faça! Além de evitar acumular contas para depois, você ainda pode pedir descontos e reduzir seus gastos, investindo esse valor em outro detalhe da sua festa.

3 – Nada melhor do que indicações

Todo mundo conhece alguém que casou um dia. Então quando começar a definir os detalhes da sua festa, peça ajuda á essas ex-noivinhas e veja quais as empresas são as mais indicadas para suprirem todas as necessidades da sua festa.

Assim você não corre o risco de contratar um serviço que não conhece e não sabe se realmente é bom. Com indicação, muitas empresas ainda oferecem desconto e cá está você com alguns reais a menos no seu orçamento. Maravilha!

4 – Fique atenta à promoções

Quem mantém o olho aberto para as promoções do mercado, com certeza paga mais barato em tudo. Se você vai casar, o ideal é ter uma lista de sites e empresas que fornecem o seu serviço e ficar atento á promoções que estes realizam.

Em períodos comemorativos o comercio sempre lança descontos atrativos e você pode se organizar para aproveitar justamente nestas épocas.

Existe uma saída muito eficiente para todo mundo nos dias de hoje que são os sites de compra coletiva. Pesquise, pesquise e pesquise sempre! Com certeza você encontrará o que precisa para reduzir os gastos da sua festa.

5 – Trabalhe em Casa

Nós sabemos que é muito trabalho fazer todo o buffet e decoração de uma festa de casamento em casa.

Além de cansativo, as empresas especializadas nestes serviços são mais rápidas e profissionais, mas alguns detalhes ainda podem ser feitos em casa e você deve aproveitar essa oportunidade.

Mesa de doces

Docinhos, alguns petiscos e até mesmo detalhes de decoração vão incrementar a sua festa e deixá-la, de certa forma, diferenciada. Você tem aquele talento especial para algum trabalho manual? Coloque em prática agora mesmo!

6 – Faça uma cerimônia mais intimista

Quanto mais convidados você tem na sua festa de casamento, mais gastos você precisa ter.

Claro que não estamos indicando você a tirar todo mundo da sua lista para não gastar tanto, mas sempre existem aquelas pessoas que não fazem parte do nosso circulo familiar ou de amigos íntimos, mas que convidamos por conveniência.

Opte então por fazer uma cerimônia mais intimista apenas com seus parentes mais próximos e aqueles amigos que você sabe que são companheiros de toda hora! Com isso alguns bons reais seriam economizados na sua festa.

7 – Faça uma festa só

Geralmente o casal faz duas confraternizações para casamento, uma civil e uma religiosa. Para evitar dois gastos, você pode fazer uma única festa para duas ocasiões em casar no civil e religioso no mesmo dia e mesma hora.

Casar fora do cartório é um pouco mais caro, mas em compensação você não precisa gastar com duas roupas, duas cerimônias e outros detalhes duplos.

Faça uma festa só

8 – Opte por festas alternativas

Já anda bem comum os casais optarem por festas alternativas do que aquelas tradicionais. Nesse caso, seu casamento poderia ser um churrasco, um dia no sitio, no parque ou qualquer ideia que sua criatividade ousar! Além de ter um casamento totalmente diferente, você ainda gastará menos.

Festa alternativa com churrasco

9 – Peça a Confirmação dos Convidados

Imprevistos acontecem na vida de todo mundo, então você pode evitar ter muitos gastos confirmando a presença de seus convidados para sua festa de casamento.

Com algum tempo de antecedência, você pode pedir a confirmação de todos os seus convidados e dessa forma, reorganizar alguns detalhes como o do buffet. Para que isso aconteça de forma elegante, informe no convite que será necessário tal ação até o dia X antes da sua festa.

Imagens via Casamenteiras / Pinterest

Publicações relacionadas

como organizar um casamento

Planejamento - Há quase 3 anos

Aprenda como organizar um casamento inesquecível!

lembrancinhas

Orçamento - Há quase 5 anos

Saiba como calcular a quantidade de lembrancinhas de forma exata

Lembrancinha Diy

Orçamento - Há quase 5 anos

Economize com lembrancinhas de casamento de baixo custo!

Comentários