Do brigadeiro ao quindim: 10 doces tipicamente brasileiros que não deveriam faltar no seu casamento

Há 2 meses

doces-tipicos-brasileiros

Cardápio de doces de um casamento é um dos itens mais esperado, mas o que você não pode deixar faltar?

Organizar o casamento é um momento cheio de emoção e bastante desgastante para as noivas. Elas costumam ficar ocupadas e ansiosas, pensando no salão, na decoração, escolhendo as músicas que serão tocadas e, finalmente, no cardápio.

Na hora de montar o cardápio da festa, aliás, algumas costumam ser conservadoras e optam por doces tradicionais, como o bem casado, para garantir que os convidados não tenham qualquer reclamação.

Embora seja uma decisão mais segura, afinal ninguém quer saber que os convidados saíram reclamando de sua festa, inovar na escolha dos doces para o casamento é uma boa oportunidade para que os presentes aproveitem o melhor da gastronomia brasileira.

A culinária brasileira é rica em doces. Somos muito criativos quando se trata de criar sobremesas que agradam tanto os mais velhos quanto os mais novos. E existem dez opções tipicamente nacionais que deixam no chinelo qualquer macarron ou petit gateus.

Vai casar e ficou interessada em como você pode inovar na construção de seu cardápio de doces? Então fique de olho nessas dez opções que reunimos aqui. Com certeza, sua festa ficará ainda mais doce e será comentada por muito tempo como exemplo de ousadia e sabor.

1 - Brigadeiro

Um dos doces mais tradicionais da culinária brasileira, o brigadeiro deixou há muito tempo de ser algo presente apenas em festas infantis e tem se tornado presença obrigatória nas festas de casamento.

Brigadeiro

A receita tradicional do brigadeiro passou por uma verdadeira revolução, e hoje há inúmeras opções de coberturas e massas que vão muito além do tradicional chocolate. Existem até os brigadeiros fitness, para quem não quer abrir mão do docinho sem perder a forma.

No seu casamento, esse doce pode estar presente em um delicioso Buffet. Atualmente, existem boas opções do serviço. Você pode escolher os sabores que desejar, garantindo aos convidados uma mesa farta com os doces preferidos de adultos e crianças.

2 - Romeu e Julieta

A combinação entre queijo e goiabada é outro dos doces tipicamente brasileiros que remete muito à infância e que pode muito bem combinar com seu casamento. Aqui, esse doce pode ganhar uma roupagem mais elaborada.

Você poderia servir esses doces, por exemplo, em pequenas taças, misturando o cream cheese com creme de goiabada, fazendo assim um Romeu e Julieta que agradará a todos, dando um toque de Brasil no momento mais importante de sua vida.

3 - Bala de coco

A bala de coco é um dos doces mais comuns em festas de aniversário, principalmente as infantis, não é mesmo? Mas, você sabia que esse docinho se encaixa muito bem em seu casamento?

É isso mesmo. Assim como aconteceu com o brigadeiro, a bala de coco tem passado por uma transformação incrível, ganhando uma roupagem mais chique e muitas opções. Atualmente, você consegue encontrar desde as balas de coco tradicionais até as recheadas.

Esse doce funciona muito bem como lembrança para o seu casamento. Sim, você não precisa distribuir bem casados aos convidados ao final da festa. Pode apostar em uma cestinha com balas de coco. Aposto que todos irão adorar.

4 - Quindim

Um dos doces preferidos de muitas pessoas, o quindim pode estar presente em seu casamento em suas versões mini. Os tamanhos menores são ideais não apenas porque o quindim é conhecido por ser muito “doce” e enjoar facilmente, mas também porque é bastante calórico.

Quindim

Então, com versões menores, você e seus convidados podem comer o doce sem culpa.

5 - Pé de moleque

Dentre os doces que trouxemos aqui, o pé de moleque é, com certeza, aquele que você jamais imaginaria estar em um casamento, não é mesmo? E porque não? Como um dos doces mais tradicionais da culinária brasileira, e figura fácil em festas juninas, ele pode e deve estar em seu casamento, principalmente em cerimônias feitas em junho.

Acha que a versão tradicional, quadrada, do doce não combina com sua festa? Então que tal apostar na receita servida em potes, com consistência mais pastosa?

6 - Mousse de maracujá

Quem está procurando doces saborosos, mas não pode gastar muito, pode apostar no mousse de maracujá. A sobremesa vai muito bem para casamentos e pode ser servida em copinhos.

Mousse de maracujá

Outra vantagem do mousse de maracujá é que você escolher variações da receita tradicional, mesclando o azedo do maracujá com o doce do chocolate.

7 - Bolinho de chuva

Uma das opções mais inusitadas em doces para alguns, o bolinho de chuva é uma guloseima que combina bem com casamentos. Se preferir, você pode servi-la sozinha, recheada ou com coberturas como geleia ou chocolate.

8 - Doce de leite

Há muito tempo o doce de leite deixou de ser um item que se encaixa apenas como recheio de bolo. Nos casamentos, ele pode ser oferecido aos convidados de três formas diferentes: como sobremesa, em sua viagem pastosa, na mesa de doces, em cubinhos, por exemplo ou, ainda, como lembrancinha, em potes requintados. Gostou da ideia? Veja aqui neste post como fazer um delicioso doce de leite caseiro.

9 - Pudim de leite

O pudim de leite é outro dos doces que cai muito bem nos casamentos, e pode ser servido em uma versão menor, acompanhado de outros doces ou sozinho.

Pudim de leite

10 - Queijadinha

A queijadinha é uma alternativa muito interessante para quem busca novos doces para o casamento. Você pode servi-la como sobremesa ou em pacotinhos, para que seus convidados possam saboreá-la em casa.

Veja outras opções de conteúdos semelhantes:

Não gosta de bem-casado? Veja 10 maneiras deliciosas de substituí-lo na sua festa

10 bolos decorados de casamento que fazem a cabeça das noivas

Publicações relacionadas

doces de casamento

Bolos e Doces - Há aproximadamente 3 anos

Doces de casamento: saiba tudo sobre essas guloseimas deliciosas

Bolos decorados

Bolos e Doces - Há quase 2 anos

10 bolos decorados de casamento que fazem a cabeça das noivas

receita de macarons

Bolos e Doces - Há mais de 2 anos

Aprenda uma receita de macarons irresistível!

Comentários