Doces de casamento: saiba tudo sobre essas guloseimas deliciosas

Há aproximadamente 3 anos

doces de casamento

Dos clássicos até as grandes novidades e tendências do mundo dos doces de casamento, a verdade é que não dá para resistir.

Os doces de casamento são muito esperados pelos convidados e deixam a mesa ainda mais bonita. Isso porque podemos considerar os docinhos hoje como parte da decoração. E, muitas vezes, eles roubam mesmo a cena.

Nesse post você vai conferir:

Doces simples para casamento

 brigadeiro

  • Não dá para fugir dos brigadeiros, tanto os brigadeiros de forminha quanto os de colher, que, inclusive, dão a possibilidade de criar efeitos incríveis na mesa. Você pode decorar os copinhos com fitas de cetim, fazer aplicação de pedras ou pérolas, rendas, pintar os copinhos com a cor dourada, Enfim, são muitas as possibilidades para valorizar ainda mais os seus docinhos de casamento.

  • Mousses são simples e todo mundo gosta. Varie nos sabores e sirva-os nos copinhos decorados. Maracujá e limão são ideias gostosas para fugir do tradicional chocolate.

mousse de maracujá

  • Você pode inovar nos brigadeiros, recheando-os com frutas, castanhas, nozes e outros itens que os deixarão ainda mais especiais.

  • Para quem não gosta de chocolate – sim, há quem não goste! – vale a pena optar pelo beijinho, que é outra delícia muito simples de fazer e que será muito apreciada na sua festa de casamento.

  • Bombons de recheios variados também são doces de casamento simples, mas que são sempre um sucesso nas comemorações.

bombom recheado

  • O pão de mel não poderia ficar de fora. Ele é um doce de casamento que encanta pela simplicidade e pelo sabor. Providencie uma embalagem fofa, e ele será destaque na sua festa de casamento.

O interessante – e econômico – dos doces simples é que você mesma pode fazer, pedir ajuda às mulheres mais prendadas da família e gastar pouco perto do que gastaria se fizesse a encomenda desses doces.

Doces de casamento gourmetizados

doce gourmet

Os doces gourmet vêm ganhando cada vez mais espaço por noivas que desejam oferecer em seus casamentos um “algo a mais”, uma novidade, sabores e apresentações únicas.

Seguindo a tendência, os brigadeiros gourmet são uma sensação. De diversas cores e sabores, todos os ingredientes que você mais gosta podem virar brigadeiro. Duvida? Amendoim, morango, uva, limão siciliano, pistache, até brigadeiro de caipirinha já foi inventado, o que, aliás, em uma festa de casamento, é uma ideia bem divertida, não é?

E eles ficam lindos nas forminhas, sem o granulado tradicional, porque eles não têm nada de comum. Os brigadeiros gourmet ficam mais sofisticados com pedaços e lascas de ingredientes.

Sabe os famosos macarons? Eles também podem ser repaginados e adquirir o sabor que você quiser. Fuja do tradicional e busque gostos diferentes.

macarons

Nem as trufas escapam da inovação e de um toque gourmetizado. Planeje ingredientes e combinações irresistíveis. Chocolate belga com nozes é saboroso, chocolate branco com uva é irresistível. Aliás, frutas e chocolates variados dão sempre resultados bonitos e de dar água na boca. 

Doces de frutas vermelhas são muito interessantes pela coloração, que valoriza muito os docinhos. Além de ser uma opção diferente, eles têm esse atrativo visual, que pode ser explorado em copinhos e recheios variados de doces de casamento.

Tipos de doces mais comuns em casamentos

  • É claro que não podemos esquecer do nosso querido e amado bem-casado. Ele é um clássico. Um doce tradicional que representa o casamento e as alianças firmadas. Ele tem aquele romantismo que todas as noivas gostam de levar para a festa de casamento. Saiba mais sobre bem-casados aqui

bem casado

  • Chocolate de copinho com recheios variados pode ser uma opção muito interessante. Ele é um dos doces de casamento mais populares e talvez o que tenha contribuído seja essa facilidade em colocar recheios variados. Frutas, brigadeiro. Nessa hora, o que vale é soltar a imaginação e decidir o que fica mais gostoso. Aproveite e faça o chocolate de copinho com recheios sortidos, para agradar mais paladares.

  • Os macarons estão a cada dia mais presentes entre os doces para casamento. São charmosos, elegantes, e é possível escolher para eles a cor que desejar, que pode combinar perfeitamente com o tema da festa, o que valoriza a decoração e a mesa de doces.

  • Os doces caramelizados de coco são outro exemplo de doces que não podem faltar em casamentos. São tradicionais e ficam muito bonitos. O caramelizado deixa o docinho sofisticado, com uma aparência muito bonita.

  • Bombons e trufas são doces que nunca saem de moda. Eles simplesmente vão ganhando contribuições e se reinventando. Pode apostar em frutas da estação para dar mais charme aos seus doces de casamento.

  • Os doces finos e tradicionais de casamento também têm seu espaço garantido. São refinados e podem levar diversos designs, além das iniciais dos nomes dos noivos, o que é extremamente elegante em um casamento. Você há de convir que eles têm presença e chamam bastante a atenção para a mesa. São feitos normalmente com marzipan e pasta americana.

Doces que já caíram no gosto das noivas

Cupcakes ficam lindos em uma torre de doces e são muito requisitados atualmente pelos noivos para o casamento.

cupcake

Os doces na colher ficam graciosos e muito delicados. São uma proposta bastante inovadora, feita para casais modernos e que desejam fazer algo fora do tradicional.

A colher pode ser feita de plástico, madeira ou, até mesmo, ser um chocolate em forma de colher, que pode ser comido também no final. São garantia de sucesso também com as crianças, que adoram novidades e apresentações divertidas.

doce de colher

Os brownies são aqueles doces que parecem um bolo um pouco menos fofo que o tradicional e são feitos com chocolate, nozes e podem até ser recheados com doce de leite. Eles são uma opção interessante para festas de casamento.

Brownie para casamento

Podem ser embalados como os próprios bem-casados. Mas casamento tem que ter bem-casado. Não apoiamos, particularmente, a troca de um pelo outro, mas sim apresentar mais sugestões para a mesa de doces.

Sabores que não podem faltar em doces de casamento

Os doces para casamento precisam ser de naturezas variadas para atender a todos os paladares. Por isso, alguns tipos de doces devem ser considerados: não podem faltar doces com chocolate, brigadeiro, de castanhas (amendoados) e sabores cítricos, para as pessoas que não gostam dos sabores mais doces.

Há, ainda, algumas opções interessantes, como as românticas e charmosas cerejas, que incrementam os doces de chocolate.

A physalis é uma fruta exótica, cítrica, mas levemente adocicada, que vem sendo muito utilizada em doces. Ela também pode dar um toque especial ao chocolate de copinho, preto ou branco. Assim, você apresenta os chocolates, mas com novos e surpreendentes ingredientes.

physalis

Quantidade certa de doces 

É importante contabilizar de 5 a 6 doces por convidado em média. Se as mesas dos convidados ficam mais próximas à mesa de doces, pode ser que esse consumo seja maior pela facilidade de acesso.

quantidade de doces

Vale ressaltar a necessidade da variedade, pois seus convidados certamente possuem gostos diferentes e, é claro, que você deseja que todos saiam satisfeitos da sua festa, tendo apreciado os doces de casamento escolhidos por você. Chocolates de diferentes tipos, frutas e castanhas devem ser considerados. Escolha até 10 tipos de doces, para garantir variedade e que todos experimentem os docinhos mais gostosos.

Pense que as crianças gostam mais dos doces de casamento com chocolate, cupcakes e trufas. Os doces finos, mais tradicionais, caem mais na graça dos adultos. Faça uma avaliação de quantas crianças e adultos sua festa terá. Se muitas crianças, capriche mais na quantidade dos docinhos gostosos e mais simples de casamento. Para esses doces mais apreciados, como os brigadeiros, calcule de 6 a 7 por pessoa.

Doces de casamento para fazer em casa

Os doces para comer com colher podem ser feitos por você mesma. Brigadeiro e mousses são muito fáceis de fazer, e você só vai precisar de copinhos e colherzinhas para servir à mesa. Há variadas ideias de sabores. Veja aqui mais ideias de doces para fazer em casa.

doces para fazer em casa

Confira receitas de doces de copinho para o seu casamento:

Mousse de maracujá

Ingredientes:

  • 1 lata de creme de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de suco de maracujá
  • Maracujá (fruta)

Modo de preparo:

  • Despeje tudo no liquidificador e deixe bater por 5 minutos, encha os copinhos e decore com a polpa do maracujá.
  • Leve pra gelar.

Beijinho

Ingredientes:

  • 2 latas de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 300 g de coco fresco ralado fin0

Modo de preparo:

  • Coloque o leite condensado, a manteiga e metade do coco.
  • Leve ao fogo médio por cerca de 15 minutos, mexendo sempre.
  • Retire do fogo e, com a ajuda de uma colher pequena, preencha os potinhos, sem sujar as bordas.
  • Finalize salpicando coco ralado por cima ou decore com raspas de coco.

Brigadeiro de Cappuccino

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 4 colheres (sopa) de Cappuccino em pó
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • confeitos de açúcar para decorar

Modo de preparo:

  • Em uma panela, coloque o leite condensado, o Cappuccino e a manteiga.
  • Leve ao fogo, mexendo sempre, até soltar do fundo da panela. Desligue.
  • Coloque nos copinhos ainda quente e polvilhe com chocolate em pó.
  • Decore com os confeitos de açúcar, nozes picadas ou grãos de café.

Fonte das receitas: Amando Cozinhar

O bombom de morango pode ser feito mergulhando a fruta em uma mistura já fria de leite condensado e manteiga e, em seguida, no chocolate ao leite derretido em banho maria. Depois, é só colocá-lo em cima do papel vegetal e deixar esfriar.

Organizando a mesa de doces 

mesa de doces

  • Os doces são parte da decoração. As forminhas, embalagens, papéis e tudo o que acompanhá-los deve ser bem planejado, bonito e combinar entre si.

  • Separe os doces por tipo, para que os convidados possam localizá-los facilmente e não errar na hora da escolha.

  • Lembre-se de que a apresentação é a alma do negócio. A mesa de doces fica mais convidativa se utilizar algumas estratégias.

  • Capriche nas forminhas. Elas dão um toque especial à mesa. Embora não precisem ser exatamente da cor do tema da festa de casamento, elas devem harmonizar com a temática escolhida. Doces claros vão se destacar muito mais em forminhas escuras e vice-versa. Forminhas de renda, de cores delicadas, com estampas, formatos modernos. São muitas as possibilidades de forminhas para deixar os doces e a mesa mais bonitos e atraentes.

  • Torres de bolos são excelentes para apresentar doces de casamento. Por sua estrutura elevada, elas destacam as guloseimas e contribuem para uma decoração mais bonita. Cupcakes e bem-casados podem ser distribuídos nas torres.

  • Bandejas de prata ou espelhadas dão o tom de sofisticação que você desejar para a mesa.

  • Objetos em estilo provençal são tradicionais, mas, ao mesmo tempo, delicados e românticos. Podem ser brancos ou de diversas outras cores que harmonizem com o tema da decoração de casamento. O importante é que, se há muita cor nos arranjos de flores, forminhas, embalagens dos bem-casados, toalha de mesa, por exemplo, é importante que esses objetos sejam mais neutros. A simplicidade é a mãe da elegância.

  • Fica muito bonito o efeito de doces em diversos níveis, alturas. Inclusive, a mesa de doces fica muito interessante para as fotos de casamento. Então escolha também bandejas mais altas, além das tradicionais, para haver esse contraste.

  • Caso não tenha os artigos para servir os doces de forma desnivelada, fica bonito também organizá-los em mesinhas de diferentes alturas.

  • É uma proposta simpática colocar caixinhas na mesa de doces para que os convidados possam se servir na saída. Mas é também uma ideia ambiciosa. A menos que tenha pedido uma quantidade considerável de doces, essa pode não ser a melhor alternativa, uma vez que faz com que, pela oportunidade, os convidados acabem consumindo mais os doces de casamento.

Casamento que se preze tem que valorizar – e muito – uma mesa de doces bem decorada e com sabores variados, de arrancar suspiros só de olhar. Os melhores doces são aqueles que você fica namorando, admirando a delicadeza e esperando o momento certo para experimentar.

E, é claro, que feliz é a experiência de se deliciar com doces saborosos e claramente planejados com carinho!

Esperamos que as dicas tenham sido úteis para que você tenha ideias para os doces do seu casamento e arrasar na produção e apresentação.

Imagens via Bia Blythe / Elo 7 / Bakinbit / M de Mulher / Cupcakes Cubed / Oito a Oitenta / Imgzz / Fashion Bubbles / Little Sweets Doces / Delas Ig / Assessoria Lidiane Fidelis / Thaiane Lopes / Inesquecivel Casamento

Publicações relacionadas

bem casados congelamento

Bolos e Doces - Há mais de 3 anos

Bem casados: os truques de congelamento e descongelamento desses docinhos

Plaquinhas divertidas para entrada da noiva

Casamento - Há mais de 1 ano

10 plaquinhas divertidas para a entrada da noiva

bolo gelado

Bolos e Doces - Há mais de 3 anos

Bolo gelado para casamento: 5 opções que vão fazer os convidados babarem

Comentários