7 erros comuns que você pratica ao elaborar sua lista de convidados

Há 3 meses

Erros comuns ao elaborar a lista de convidados

Fazer a lista de convidados envolve muita reflexão e bom senso. Isso porque a escolha desses nomes está diretamente associada ao nível de relacionamento que os noivos possuem com os mesmos e ao orçamento da festa. Nesse sentido, é crucial estabelecer critérios para decidir quem estará presente nesse dia tão especial. E, para começar bem esta conversa, segue uma dica preciosa: nessa etapa, foco, disciplina e objetividade são essenciais. Você já pensou sobre isso?

Sobre o tema em questão, existem alguns princípios básicos. Primeiramente, avalie o formato e o tamanho que seu evento terá. Em paralelo, considere a verba disponível para os itens que estão diretamente ligados à quantidade de pessoas, como o buffet, a décor e as lembrancinhas, por exemplo. Feito isso, evite convidar conhecidos ou colegas de trabalho com os quais não possui intimidade. Para os parentes distantes, use o mesmo raciocínio. Visto isso, podemos dizer que ter essas diretrizes em mente é um bom começo. 

Com o intuito de ajudar você, vamos mostrar os 7 erros mais comuns ao elaborar uma lista de convidados. Dessa forma, fique atenta e aprenda o que não deve ser feito de forma alguma. Vamos em frente!

1 - Fazer a lista sem pensar no orçamento

Como já citamos acima, o número de convidados está relacionado ao seu orçamento. Com base nesse valor, o planejamento da infraestrutura do casório é feito a fim de receber bem um determinado volume de pessoas. Por esse motivo, é preciso que exista rigor na elaboração da lista de convidados. Pois, uma vez que o limite de nomes é ultrapassado, será impossível atender às demandas de todos na ocasião.  

Fazer lista de casamento sem pensar no orçamento

2 - Criar listas separadamente

Alguns casais acreditam que o melhor caminho é fazer a lista de convidados para casamento separadamente. No entanto, uma aviso: essa é uma péssima ideia, pois cada um possui um modo de pensar, avaliar e considerar quem vai receber o convite de casamento. Por essa razão, desenvolver esse rol juntos é a melhor alternativa para obter escolhas mais sensatas e harmônicas. 

3 - Convidar todo mundo para agradar a família

Durante os preparativos do casório, é muito comum que as mães dos noivos interfiram de alguma forma. Isso acontece bastante com a lista de convidados para casamento.

Geralmente, elas sugerem conhecidos delas ou algum parente distante. Neste caso, a postura do casal deve ser firme no que se refere ao limite estabelecido para quem vai receber o convite de casamento. Todavia, há uma dica muito interessante: ceda um número limitado de quantas pessoas elas podem convidar. Dessa maneira, o controle não será perdido e as mamães ficarão super satisfeitas!

4 - Esquecer de contar os acompanhantes

Quando pensamos em alguém para convidar isoladamente, não podemos esquecer de contar seus possíveis acompanhantes. Essas pessoas também devem caber na sua lista de convidados. Caso contrário, o erro número 1 é cometido facilmente. Muita atenção! 

Não contar com os acompanhantes

5 - Convidar colegas de trabalho só por educação

Neste texto, já mencionamos sobre as regras para fazer o convite de casamento no ambiente de trabalho. Contudo, vale a pena reforçar: chame somente as pessoas com as quais você possui uma relação de amizade. Para além dessas, é completamente desnecessário convidar os outros. Porém, neste caso, seja elegante e discreta: não comente abertamente sobre a festa para todos no emprego. Essa medida evitará uma saia justa.

6 - Não pedir a confirmação de presença

Após enviar o convite de casamento, é essencial confirmar a presença presença de todos com o objetivo de ajustar a infraestrutura e evitar desperdícios. Portanto, programe-se em duas etapas. O primeiro contato pode ser feito três semanas antes da festa. Feito isso, ligue novamente quando faltar 10 dias para a celebração. Desse jeito, você terá total controle sobre a sua lista.

7 - Não pensar no lugar da recepção para a acomodação dos convidados

O local de acomodação precisa comportar todos perfeitamente. Por isso, no momento em que a lista de convidados para casamento estiver pronta, opte por um espaço no qual a quantidade de pessoas selecionadas possa circular com conforto e tranquilidade.  

Acomodação dos convidados

O que achou deste post? Compartilhe suas ideias, planos e dúvidas sobre a lista de convidados. Vamos continuar o nosso bate-papo por aqui. Ademais, inscreva-se em nossa newsletter para receber os conteúdos antecipadamente!

Crie seu site de casamento GRÁTIS aqui!

Publicações relacionadas

site de casamento

Lista de Convidados - Há aproximadamente 3 anos

Como criar um site de casamento seguro e barato

assessoria sorteio

Planejamento - Há mais de 1 ano

Sorteio: 30% de desconto no Cerimonial e Assessoria total com a Kellyanne Morais

como diminuir a lista de convidados

Lista de Convidados - Há mais de 2 anos

Como diminuir sua lista de convidados? Veja 6 dicas garantidas!

Comentários