Faça você mesma: 7 preparativos para seu casamento

Há mais de 4 anos

Faça você mesma

Se você tem verdadeira paixão por artesanato e coisas delicadas, talvez queira preparar você mesma a decoração do seu casamento – ou parte dela. A vantagem da decoração artesanal ou feita por você mesma é o preço – já que esta opção pode ser até 60% mais barata, perfeito para quem está com o orçamento restrito.

Confira algumas ideias abaixo e faça você mesma os preparativos para o seu casamento!

Enfeites com pinhas para a mesa

Estas pinhas, comuns no Brasil a partir da primavera, quando começam a cair dos pinheiros, são gratuitas caso você queira pegar você mesma na natureza, ou bem baratas, se compradas em lojas de artesanato.

Elas também são usadas na decoração de Natal. Na decoração do seu casamento, elas podem ser usadas para demarcar o lugar de cada convidado na mesa, na recepção. Além disso, elas são bem charmosas – ideais para casamentos no outono ou inverno ou para temáticas rústicas e campestres.

Buquê com aplicações

O buquê não precisa ser simples e discreto. Com uma fita colorida de cetim e um acessório com cristais ou strass, você poderá surpreender os convidados. Basta enlaçar as flores com uma fita mais grossa e criar um nó tipo gravata sobre as flores ou na lateral.

Buquê com aplicações

O acessório pode ser qualquer coisa – feito especialmente para o buquê ou não. Um prendedor simples basta para segurá-lo ao buquê. Caso não tenha habilidades para fazer a bijuteria ou se o seu casamento terá um tema vintage, você pode aplicar um camafeu ou broche antigo para finalizar a produção do buquê.

Convite rendado

O convite do seu casamento você pode mandar fazer na gráfica com papel mais grosso, de modo a deixá-lo com aspecto envelhecido – até papel reciclado (feito em casa mesmo, com casca de cebola, por exemplo) podem dar um ar vintage ao convite.

Convite rendado

O grande detalhe será a parte de renda (que você pode comprar em um armarinho). Para fechar, insira uma pérola e arremate-a com uma fitinha de cetim.

Enfeites com dobraduras

Temas de época e festas mais simples ganham vida com estes enfeites feitos de dobradura e botões. Servem para enfeitar a mesa, a toalha ou as paredes. Você pode comprar papéis decorados de gramatura média (nem finos e nem grossos demais).

Enfeites com dobraduras

Corte-os em um círculo maior recortando um círculo pequeno no centro, e fazendo um corte definitivo lateral. Dobre-o como um leque até formar um círculo único menor, e cole as pontas. Finalize com o miolo, colocando um botão. Aproveite o papel e faça também origamis com outros formatos.

Convite em formato de leque

Este precisa ser feito com o auxílio do computador (e de um programa como Corel Draw, por exemplo). Um leque moderno com cores fortes (que até pode servir de leque mesmo nos dias quentes).

O detalhe está no lacinho preto. O convite é ideal para casamentos com temática oriental ou havaiana, ou até realizado em uma noite de verão, por exemplo.

Convite em formato de leque

Envelopes com brilho

Os envelopes do seu convite podem ficam bem glamorosos se você inserir glitter com cola especial no seu interior. Muitos envelopes podem ser comprados apenas dobrados (sem cola nas emendas). Assim, fica fácil customizá-los. Ao abrir o convite, o convidado terá uma linda surpresa! Abuse da criatividade e faça você mesma!

Envelopes com brilho

Cone de doçuras

Um cone de plástico com chocolate em pó e marshmallows é perfeito para entregar como lembrança. O convidado pode usar em um dia mais frio, para relaxar.

Cone de doçuras

Além deste cone ou bisnaga feito de plástico, você pode adaptar em potes de vidro ou latinhas. A etiqueta você faz no computador e fecha com um lacinho de fita. Um charme!

Imagens via Pinterest / Economia de Noiva

Publicações relacionadas

Dica DIY: Como fazer molho de pimenta para lembrancinhas

Faça Você Mesma - Há mais de 2 anos

DIY: Como fazer molho de pimenta para lembrancinhas

plaquinhas lá vem a noiva download

Faça Você Mesma - Há aproximadamente 3 anos

7 plaquinhas "Lá vem a noiva" para baixar gratuitamente

placas para as cadeiras dos noivos grátis

Papelaria - Há quase 2 anos

[Novo] Placas para as cadeiras dos noivos: 5 modelos para baixar GRÁTIS!

Comentários