Festa de casamento simples: 10 dicas para um casório lindo e barato

Há mais de 2 anos

festa de casamento simples

Um casamento representa a realização de um sonho para muitas pessoas. Por esse motivo, a ideia inicial que a maioria tem é a de uma infraestrutura grandiosa e extremamente cara, sem levar em conta que é possível fazer uma festa de casamento simples, bonita e dentro do orçamento desejado. 

É possível fazer um casório com todos esses atributos dentro de qualquer realidade financeira. Primeiramente, entenda que cada cerimônia é única, logo não tente reproduzir fielmente as referências que encontrar. Elas deverão ser apenas indicadores da linha a ser seguida.

Com isso em mente, planeje cuidadosamente todas as fases. Assim, certamente, você terá uma festa de casamento simples, linda e barata.

Pensar no planejamento de um enlace matrimonial é refletir sobre todos os aspectos que envolvem a ocasião. Seja metódica ao máximo. Por isso, faça uma planilha com as datas dos eventos pré-wedding, provas de maquiagem/cabelo e vestido, bem como com as outras resoluções, a exemplo de: buffet e decoração. Todavia não é apenas isso: os custos devem estar definidos detalhadamente.

A definição da verba precisa ser feita de forma meticulosa e cumprida com rigor até o fim. Desse jeito, ter controle sobre a agenda e o orçamento será uma consequência - o que é fundamental no que se refere à organização e rentabilidade.

Alguns formatos de festa de casamento simples colaboram bastante. Determinados modelos de cerimônia reduzem o número de convidados e minimizam alguns pormenores. É o que ocorre no mini wedding, um tipo bastante praticado ultimamente.

Trata-se de uma alternativa interessante e completamente flexível. Nesse contexto, não há exatamente uma regra a ser seguida, exceto no que diz respeito ao volume de pessoas - cerca de 100. Investir na personalização de alguns itens da decoração será também uma medida com o objetivo de evitar gastos exagerados. E isso pode ser feito com o DIY.

Cada vez mais na moda, o DIY (Do it yourself), do inglês faça você mesmo, é uma maneira de tornar a décor  íntima e, ao mesmo tempo, menos dispendiosa. A partir dele, a própria noiva, suas amigas e familiares podem fazer artefatos bonitos e funcionais, que darão o tom da celebração.

Para isso, não é necessário ser profissional ou ter habilidades avançadas. Com tutoriais, os materiais certos e um pouquinho de paciência, você, com certeza, conseguirá excelentes resultados com o DIY. Inclusive, falamos disso aqui no blog e mostramos um passo a passo super fácil. Vale a pena a leitura!

Daqui para frente, vamos apresentar 10 dicas para uma festa de casamento simples e barata. Certos elementos podem ser adaptados, substituídos ou eliminados, dependendo da sua relevância para a ocasião. Por conta disso, selecionamos alguns tópicos que são indispensáveis.

Pode apostar que é totalmente viável produzir um dia de sonho no tamanho adequado do seu cenário econômico. Dito isso, muita atenção e vamos às dicas!

Uma festa de casamento simples, linda e barata: conheça 10 dicas infalíveis!

1 - Faça uma poupança

faça uma poupança

Decidiu se casar? Comece a poupar. Essa é a primeira medida a ser tomada. Fazer uma poupança é uma estratégia vital para que as despesas do casamento não interfiram no seu dia a dia. Isso porque separar as contas cotidianas das pertinentes à comemoração evitará prejuízos e dívidas.

Essa diretriz é decisiva, inclusive, em relação às festas de casamento simples. Portanto, programe-se!

2 - Distribua a sua verba

distribua suas verbas

Diante do valor acumulado em sua poupança, distribua esse dinheiro para cada etapa. Desse modo, as demandas terão o seu orçamento definido. Seja firme e mantenha a sua decisão até o fim - conforme já ressaltamos.

Ter uma postura determinada e segura vai te ajudar a não gastar mais do que o suficiente e a barganhar preços justos. Afinal, o seu objetivo é ter uma festa de casamento simples, sem exageros.

3 - Ajuste a lista de convidados

reduza a lista de convidados

O plano é que a quantidade de pessoas corresponda à verba destinada aos gastos associados a esse volume. Por conseguinte, ao pensar em realizar uma festa de casamento simples, é imprescindível elaborar uma lista enxuta. Esta tarefa é sempre delicada, mas necessária. Primeiramente, determine quanto irá gastar e comece a  definir quem será chamado ou não.

Avalie quem efetivamente possui uma relação próxima com você e seu noivo. Parentes distantes e colegas de trabalho com os quais não possui intimidade não são obrigatórios. Se quiser aprender mais detalhadamente sobre listas de convidados, dê uma olhada neste post completíssimo sobre o tema!

4 - Gaste menos com o convite

O convite é um item importante, mas também é bastante flexível quanto ao formato. Tradicionalmente, eles são impressos e entregues em mãos. No entanto, com os avanços da tecnologia, o convite online é considerado uma opção válida nos dias de hoje.

Após definir a identidade visual, a sua única preocupação será em dispará-lo. E-mail, Facebook e Whatsapp são possibilidades de entrega mais baratas do que a costumeira. Assim, não haverá despesas com impressão nem com o serviço de entrega. Se a sua vontade é ter uma festa de casamento simples, adote esta sugestão!

5 - Escolha um local familiar

A seleção do local é muito relevante. E, neste caso, a mesma deve estar em total sintonia com a proposta de um casamento barato e com a personalidade dos noivos. É natural optar por espaços fechados, entretanto é possível realizar um belo evento em locais alternativos.

E se a festa fosse em um sítio da família, na casa de praia ou ainda naquele restaurante que tem um significado para o casal? Pense bem sobre essas possibilidades. Atualmente, é comum escolher lugares intimistas. Além desses espaços terem uma relevância e memória afetiva, são menos onerosos.

6 - Faça um buffet prático

Para reduzir os custos, a primeira coisa é disponibilizar os quitutes salgados de uma forma prática na mesa. Logo, os presentes podem se servir e - dessa maneira - você irá eliminar as despesas com a contratação de garçons.

Sobre o cardápio, pense em opções minimalistas, com finger food, porções já prontas de comidinhas. Do mesmo modo, faça com as bebidas.

Aproveite os dispensers com torneira para comportar sucos, bebidas destiladas e águas saborizadas. Ao decidir por uma festa de casamento simples, também adote uma infraestrutura descomplicada.

7 - Opte por bolo e doces caseiros

O bolo e os doces são essenciais. Normalmente, as confeitarias cuidam da elaboração dessas delícias, no entanto, nada impede seguir outra linha na confecção das guloseimas.

bolo caseiro

O que acha de contar com colaboração da família e amigas com talento para doces?  Até porque sempre temos aquela pessoa próxima que arrasa na cozinha, não é mesmo?! Então, convoque-as para fazer o seu bolo de casamento e os seus docinhos!

8 - Decoração: faça você mesma

Já mencionamos neste texto que através do DIY é possível fazer inúmeras intervenções na decoração. Por meio dessa técnica, você pode customizar caixotes rústicos, porta-retratos com frases, garrafas ornadas com linhas (Veja este post aqui), placas de sinalização e até um buquê de papel.

Deixe a sua imaginação e criatividade livres para que as suas próprias ideias te surpreendam. Tenha certeza de que colocar um pouco da sua história de amor na décor fará muita diferença. 

 9 - Deixe a sua marca nas lembrancinhas

As lembrancinhas são, igualmente, uma excelente oportunidade para fazer customizações e, dessa forma, reduzir custos. A opção em dar itens que você mesma faça abre possibilidades diversas.

Por exemplo, bem-casados e flores de feltro podem ser lembranças delicadas e significativas. Imagine se junto a essas sugestões, você colocar cartões com mensagens personalizadas? Melhor ainda se cada pequeno texto fizer alusão a quem vai recebê-lo. Em festas de casamento simples, isso é uma grande tendência. Além de ser tocante e carinhoso.

10 - Passe a sua Lua de mel em um paraíso não muito distante

A sua lua de mel também pode ser adaptada. Selecione um destino nacional com possibilidades de hospedagens modestas, porém aconchegantes e charmosas, como um hostel, que é sempre barato.

lua de mel não muito distante

Em paralelo, quem mora perto do litoral pode aproveitar as belezas da sua própria região. Basta pegar o carro e ir até o próximo paraíso, não é mesmo? No fim das contas, independente do lugar, o que importa para o casal é festejar o início da vida a dois.

Com este post, queremos que todas vocês percebam que o casamento não é um sonho distante, irrealizável. Cada casal tem um contexto de vida distinto e deve ter como base o seu cenário financeiro. Jamais pense em reproduzir a celebração de um famoso.

A construção do seu planejamento deve partir exclusivamente de você e do seu noivo. Logo, quando as escolhas são baseadas no que é realizável, o sonho vira realidade.

E aí, ficou animada? Conte o que achou deste post e quais são as suas opiniões sobre festa de casamento simples aqui no blog. Aproveite e visite o nosso guia de serviços, no qual  estão diversos fornecedores qualificados para atender a todas as necessidades da sua festa.

Esses parceiros já trabalharam para cerca de 600 noivas em todo o Brasil. Junto a isso, possuem o certificado do Procon e do Reclame Aqui - detalhe que garantirá a idoneidade de cada uma das empresas listadas no guia.

Por fim, lembre-se de se inscrever em nossa newsletter para receber toda semana conteúdos novos e exclusivos sobre casamentos.

Publicações relacionadas

como administrar seu dinheiro para o casamento

Orçamento - Há mais de 2 anos

6 conselhos de como administrar seu dinheiro para o casamento

casamento simples e barato

Orçamento - Há mais de 3 anos

Casamento simples e barato: 7 dicas indispensáveis

como planejar um casamento do zero

Planejamento - Há aproximadamente 1 ano

Como planejar um casamento do zero e com pouco dinheiro

Comentários