10 passos para fazer uma festa de casamento simples e encantadora

Há 6 meses

Casamento simples e encantador

O casamento é a principal meta de muitos casais por aí. A oficialização da união e a comemoração dessa data tão especial mexem com as emoções. Por essa razão, mais do que um objetivo, casar é um sonho realizado, uma conquista e uma oportunidade de ser feliz plenamente. Durante o namoro, entretanto, essa é uma ideia que parece distante.

Então, no momento em que a relação fica séria, algumas questões começam a surgir, assim como decisões e responsabilidades. É nessa etapa, enfim, que é preciso escolher o formato da festa. Atualmente, uma maneira bastante viável de celebrar é optar por um casamento simples.

Saiba que casar com pouco dinheiro é possível

Na maioria das vezes, as pessoas associam o casamento a um orçamento extremamente alto. No entanto, as coisas não funcionam exatamente dessa forma. Em primeiro lugar, a medida para o seu evento deve ser somente a sua verba.

A consciência do valor disponível para a comemoração será a sua primeira referência. E, baseada nessa informação, todas as suas decisões serão tomadas. Logo, casar é, sim, para todos os gostos e bolsos. Para isso, basta ter atenção, foco, disciplina e estratégia.

Adote o planejamento de casamento simples como a sua melhor estratégia

Diante de tantas opções e informações, o planejamento é a melhor forma de aplicar o valor destinado ao casório. Nesse sentido, será crucial criar um calendário, com datas, compromissos e custos ao longo do período pré-casamento.

Seja metódica e documente tudo o que fizer ou gastar. Assim, o seu plano tem boas chances de sair conforme o seu desejo e possibilidade financeira. Por essa razão, vale a pena apostar nesse raciocínio. E, apesar de parecer impossível, é imprescindível separar a razão da emoção no que se refere à organização.

A partir de agora, vamos apresentar 10 passos para fazer uma festa de casamento simples com sucesso de acordo com a sua verba, com o seu planejamento e a sua organização. Pode confiar e seguir as dicas abaixo para fazer do seu grande dia uma data memorável. Acredite!

Faça uma poupança com antecedência

Em se tratando de um evento, contar com uma reserva financeira é essencial. Ainda que seja um celebração de pequeno porte, poupar é necessário. Por conta disso, faça uma poupança somente para essa finalidade com seu noivo. E o mais importante: com bastante antecedência. Logo, assim que decidir pelo enlace, comece a economizar.

Seja rígida com a lista de convidados

Lista de convidados rígida

A lista de convidados é um item muito delicado. Isso porque envolve pessoas e sentimentos. Contudo, é preciso ser rigorosa com relação ao volume de nomes.

Esse número irá impactar diretamente nos seus gastos. Então, comece fazendo um rol amplo para reduzi-lo aos poucos. Uma boa ordem de prioridade pode partir dos familiares chegados, seguir pelos amigos íntimos e os colegas de trabalho próximos.

Invista em formatos enxutos de eventos

Nos dias de hoje, existem formatos acessíveis, a exemplo do mini-wedding, que tem sido um dos queridinhos das noivas. Esses modelos de comemoração já definidos ajudam bastante, pois servem de referência para uma infraestrutura discreta.

Desse modo, ao seguir um padrão, não há como errar. As festas menores são caracterizadas pela praticidade e pelo charme de estar mais perto dos convidados. Uma ótima pedida para seguir em um plano de casamento barato.

Opte pelo segundo aluguel do vestido de noiva

Segundo aluguel vestido de noiva

O vestido de noiva é sempre um ponto alto para quem vai casar. E, para facilitar a sua escolha, o segundo aluguel é uma boa saída. Essa é uma alternativa barata, na qual também é possível fazer ajustes e selecionar lindos modelos. Sem dúvida, um caminho para seguir em um casamento simples.

Gaste pouco com o convite

Com os avanços da tecnologia e das redes sociais, você pode economizar com os convites ao optar por um digital. O seu único custo será com o design da peça que será distribuída nas redes sociais. Desse jeito, os gastos com impressão e distribuição não vão existir. Além disso, é uma maneira simples, direta e moderna de se comunicar com os convidados.

Personalize a sua decoração

Decoração personalizada

Neste quesito, solte totalmente a sua criatividade e deixe que as suas ideias surpreendam seus convidados. Esse é o momento de usar as mãos e as técnicas de DIY (Do it yourself, que significa faça você mesmo em português). Uma ótima forma de personalizar sua décor e colocar elementos pessoais na sua comemoração. Certamente, isso tornará seu casamento ainda mais íntimo.

Escolha um buffet simples

Buffet simples

Para a festa, opte por uma comida descomplicada. Nesse intuito, a tendência confort food é um bom caminho. Nela, o cardápio é feito a partir das comidas preferidas dos noivos. Melhor ainda: pode ser feito por alguém com talento gastronômico da família.

Faça as lembrancinhas com suas próprias mãos

No mesmo ritmo da decoração, faça as lembrancinhas com base no DIY. Novamente, assim, será possível dar o seu toque pessoal a mais um item. Todos vão adorar receber um mimo único e exclusivo. E, além disso, essa medida vai tornar o seu casamento simples e barato.

Convoque sua família e amigos para colaborar

Convoque sua familia pra colaborar

Chame as mães, os pais, as primas e também os amigos para ajudar. Cada uma dessas pessoas deve ter uma habilidade específica que pode ser útil na preparação do seu casório. Portanto, convoque esses parceiros para fazer o seu grande dia acontecer.

Viaje para um destino próximo

A lua de mel é o último passo de todo esse processo. Enfim, casados, marido e esposa vão curtir em um local diferente e paradisíaco. No entanto, toda viagem requer um custo. Diante disso, ir para um local próximo é uma ótima alternativa. Afinal, sempre há lugares incríveis por perto. Assim, você poderá aproveitar à vontade o início da sua nova vida.

Você também pretende fazer um casamento simples? Comente aqui blog! Compartilhe as suas dúvidas, opiniões e ideias sobre o assunto. Vamos continuar o nosso papo por aqui. Também aproveite e se inscreva em nossa newsletter. Dessa maneira, você poderá receber antecipadamente os nosso conteúdos exclusivos!

Publicações relacionadas

cerimonialista de casamento

Mais Dicas - Há mais de 1 ano

9 perguntas fundamentais para fazer antes de contratar o cerimonialista de casamento

motorista da noiva

Mais Dicas - Há mais de 3 anos

Cuidados ao escolher motorista em seu trajeto para a igreja

Dia 12 de junho

Mais Dicas - Há mais de 4 anos

10 dicas preciosas para um dia dos namorados inesquecível

Comentários