Gafes: 15 dicas da cerimonialista Tatiana Matias para evitá-las

Há mais de 4 anos

gafes no casamento

Gafes acontecem em qualquer festa, inclusive nos casamentos. Por mais planejado e organizado para que tudo saia perfeito, difícil não acontecer alguma gafe.

Seja um convidado que bebeu demais, um parente que se vestiu de maneira inadequada ou algum desavisado que levou docinhos e flores para casa. Afinal, nenhuma festividade está livre disso, e, às vezes, até os anfitriões pagam mico.

Para você evitar essas terríveis gafes a cerimonialista Tatiana Matias trouxe 15 dicas sobre as gafes mais comuns em casamentos e como você deve evitá-las:

1. Atraso da noiva

Atraso da noiva

Além de deselegante, é uma indelicadeza com os convidados. Sem contar que muitos padres estão encurtando as cerimônias quando a noiva chega depois do horário.

Para você evitar um atraso desse, tente se organizar! Tire um dia antes do casamento e faça o percurso no mesmo horário para que possa calcular o seu tempo de chegada na igreja.

2. Atraso dos padrinhos

atraso dos padrinhos

Os padrinhos são convidados de honra dos noivos e nada justifica seu atraso. Um dia antes eles devem ser lembrados pela equipe de cerimonial acerca do horário de chegada: pelo menos 30 minutos antes da cerimônia.

3. Mães dos noivos

 As mães dos noivos devem evitar cores muito escuras e combinar entre elas qual cor usar. Cores suaves e pouco brilho é o mais indicado.

4. Preto e branco

madrinhas de branco

Embora seja um assunto de conhecimento de todos, não podemos deixar de falar do uso da cor branca e preta por madrinhas e convidadas. O branco, pérola, marfim ou "off white" são de uso exclusivo da noiva. Nunca, jamais, em hipótese alguma, vá a um casamento com essas cores. Já a cor preta deve ser evitado apenas pelas madrinhas.

5. Convite

Apesar de vivermos na era digital, o convite de casamento não deve ser enviado por e-mail. Além de ser impresso, o ideal é que seja entregue pessoalmente pelos noivos. Aos convidados que moram distante, o envio pode ser realizado pelo Correio, mas os noivos devem telefonar para confirmar o recebimento.

6. Bem casados

bem casados

Esses doces são servidos a todos os convidados da festa. Um ou dois é o suficiente para experimentar a iguaria. Lembre-se que todos os demais convidados querem provar também.

7. Doces e arranjos de flor

Só há uma hipótese em que os convidados podem levar doces para casa: se estes fizerem parte da lembrança da festa. Portanto, nada de escondê-los na bolsa, nos bolsos, em guardanapos ou nos saquinhos das sandálias oferecidas às convidadas como mimo (sim, infelizmente acontece muito!).

Assim como os doces, os arranjos de flor também não devem ser levados para casa. É comum  que as bases dos arranjos sejam de vidro ou metal e essa peça geralmente é alugada! Se um convidado leva para casa, os noivos vão arcar com um custo a mais.

8. Extensão do convite

É extremamente deselegante levar à uma festa uma pessoa que não foi convidada. É preciso lembrar que buffets cobram por pessoa.

extensão do convite

Aliás, os próprios convites dão a dica acerca de seu alcance: se ali estiver escrito apenas "Senhor e Senhora", não se deve levar filhos, netos ou amigos; só o casal foi convidado.

9. Ir direto para a recepção sem passar na cerimônia

Caso seja inevitável, avise antecipadamente aos noivos ou seus parentes mais próximos e justifique sua falta na cerimônia.

10. Beber em excesso

Em qualquer evento, hora ou local, saiba a hora de parar. Beber em demasia é constrangedor, para você, os noivos e demais convidados. Aliás, lembre-se que quem bebe não pode dirigir!

11. Buquês de flores escuras para festas diurnas

buque escuro

Casamentos durante o dia pedem buquês com flores de tom claro, pequenos e arredondados, mas não precisam combinar com a decoração do local. Ele é único.

12. Buquês tipo cascata para noivas baixinhas

buquê cascata

Para as noivas baixinhas, o ideal é um buquê pequeno e arredondado. Nada de cascatas! Esse tipo de buquê dá a impressão de que a noiva é ainda menor.

13. Presentes

No caso dos noivos que já moram juntos, é comum que a lista de presentes seja substituída por depósitos em dinheiro ou passeios para a Lua de Mel. Essa informação, no entanto, não deve seguir no convite, mas ser dada num site criado para o casamento, por exemplo.

14. Cortar a gravata por dinheiro

cortar a gravata

Casamento é festa para se comemorar, não para arrecadar dinheiro. Se vai viajar na Lua de Mel, programe-se com antecedência e não dependa do presente dos seus convidados para isso.

15. Tamanho da igreja

A igreja deve comportar a quantidade de convidados. Nem grande, para poucos, nem pequena, para muitos participantes. Procure um local que acomode bem a todos.

cerimonialista Tatiana Matias

Tatiana Matias é formada em Relações Públicas e focou sua experiência profissional na área de eventos. Está à frente da "Tatiana Matias Assessoria e Cerimonial em Eventos", empresa em crescimento no mercado, com equipe especializada e que tem como princípio a qualidade no atendimento aos seus clientes.

Imagens via Huffington Post / Estofados Jardim / Pinterest / Noivas em NY / Imagine se Casar / Candy Teens Online / Verbena Flores / Cresci e Agora / Noivas Festas Debutantes

Publicações relacionadas

pessoas que podem atrapalhar seu casamento

Mais Dicas - Há mais de 4 anos

9 tipos de pessoas que podem atrapalhar o seu casamento

destination wedding

Mais Dicas - Há mais de 4 anos

Destination Wedding: um novo estilo de casamento que veio pra ficar

crie-geofilter-do-snapchat-para-o-seu-casamento

Mais Dicas - Há mais de 2 anos

Crie um Geofilter do Snapchat personalizado para o seu casamento

Comentários