4 golpes comuns de empresas de casamento que os noivos devem se precaver

Há mais de 4 anos

golpes de empresas de casamento

Imagina passar um bom tempo reservando dinheiro para a sua festa de casamento, organizar tudo com cuidado e depois descobrir que a empresa responsável pelo serviço simplesmente sumiu! Além de ser uma tremenda dor de cabeça, esse golpe é mais comum do que você pode imaginar. Encontre fornecedores confiáveis e com preços justos aqui.

E não é apenas esse. Há diversos exemplos de casais que sofreram danos por parte de falsos organizadores de casamento. Ficar sob alerta para essas situações vai evitar que você também caia em uma furada. Listamos os 4 principais golpes de empresas de casamento que você precisa se precaver. Confira!

1 – Buffet fantasmas

buffet fantasmas

Se tivesse que listar um golpe que mais acontece no Brasil, envolvendo organização de casamentos, esse com certeza seria o líder. É muito comum ver notícias de casais desesperados onde, após pagarem a quantia referente ao buffet de casamento, a empresa simplesmente sumia.

Em 2014, o casal Michele e Valdomiro estamparam sites e noticiário de todas as emissoras. Eles perderam 23 mil reais após descobrirem que a empresa organizadora da sua festa havia falido e o dono simplesmente sumiu. Junto com eles, mais 50 casais também tiveram o prejuízo.

A reportagem completa pode ser vista no arquivo do Jornal da Globo.

Como evitar?

Não é preciso pagar nada com grande antecedência. Caso isso aconteça, busque todos os contatos possíveis da empresa e até mesmo o contrato dela com a Junta Comercial da sua cidade. O dinheiro pode ser depositado sob custódia pelo banco e liberado apenas quando o casal autorizar. Dessa forma você tem a garantia de ter o serviço prestado.

Outra forma de garantir a prestação do serviço é ver se há a possibilidade de o buffet receber o pagamento apenas no dia da festa.

2 – Decoração não realizada

decoração não realizada

Também há casos de pessoas que contrataram uma empresa exclusivamente para realizar a decoração do seu casamento e a mesma não existia. Isso acontece tanto por contratos estabelecidos através da internet como pessoalmente.

Um caso recente aconteceu na cidade de Cruzeiro, em Brasília. A delegacia de polícia da cidade registou 35 casos de noivas que contrataram um organizador de casamento, pagaram de 11 a 50 mil reais pela padronização da festa e o mesmo desapareceu.

Como evitar?

Nesse caso, o casal deve requerer os mesmos cuidados citados no tópico anterior. Caso o organizador não seja uma empresa, a atenção precisa ser maior. Peça para acompanhar o trabalho dele em uma festa, mas não escolha uma data apenas. Veja uma montagem antes de fechar negócio e outra mais próximo da data da sua festa.

Da mesma maneira, verifique os cuidados com pagamentos. Fazer custódias bancárias sempre é a forma mais segura de realizar a quitação de uma prestação de serviço dessa categoria.

3 – Fotógrafos nada profissionais

fotógrafos

No caso de golpes aplicados por profissionais de fotografia e vídeo, o cuidado deve ser ainda maior, pois envolve duas prestações de serviço: o trabalho feito no dia da festa e a entrega do material.

Assim como nos dois casos acima, é preciso atenção na hora de contratar o serviço. Peça para acompanhar uma cobertura de eventos e a produção do produto. Também observe o material e a equipe que acompanha o profissional.

Tenha cuidado também com o resultado. Sem ver nenhum trabalho pronto, você não tem como saber nada sobre a qualidade do serviço daquele profissional. Claro que ver um portfólio faz diferença, mas também peça para acompanhar o processo desde a preparação de um casamento-amostra, passando pelo tratamento das fotos e vídeos, assim como a entrega do produto final.

Como evitar?

Nesse caso, raramente você encontrará um profissional que não peça um valor antes. Isso é o correspondente à compra de material para o trabalho como luzes, filmes de impressão, tintas de impressão, transporte do fotógrafo e sua equipe, além de outros.

O indicado é realizar o pagamento apenas referente à essas questões. Negocie para que o valor integral do trabalho seja feito após a entrega do seu álbum e do dvd da filmagem.

4 – Cerimonialistas com valores abaixo do mercado

cerimonialistas de casamento

Esses profissionais geralmente cobram por ficarem responsáveis por toda a cerimônia do seu casamento. É de fato um ótimo investimento, pois não há preocupação em achar o melhor buffet, distribuidores de bebidas, doces e salgados, assim como confeiteiros, garçons e todos os serviços comuns e necessários para que a festa aconteça.

Contudo é preciso atenção, por ser um intermediário, o cerimonialista pedirá um valor para quitação das reservas de seu casamento. Nesse caso a atenção é primordial.

Como evitar?

Verifique sempre se as empresas existem, se há um contrato firmado e busque referência sobre as mesmas. Assim como foi indicado em alguns casos acima, peça para acompanhar uma preparação que esteja acontecendo antes da sua festa e evite trabalhar com valores grandes.

Cuidado é sempre importante!

Não trate o assunto como se fosse uma pessoa desconfiada desnecessariamente. Há de fato um grande número de denúncias sobre profissionais que dão golpes em noivos e a atenção precisa ser redobrada. Existem formas de você evitar que isso aconteça. Veja alguns exemplos:

  • Peça sempre referência de conhecidos;

Não falamos de referências de amigos que conhecem alguém que faça o serviço, mas de pessoas que já contrataram tal profissional e sabem que ele é de garantia. Todo mundo conhece alguém que já casou um dia e por isso tem nomes para apontar.

  • Não acredite em valores muito baixos;

Por mais que você queira economizar, é preciso muito cuidado na hora de aceitar uma proposta bem abaixo do valor de mercado. Entendemos que o desconto é favorável, mas desconfie se ele for grande demais.

  • Não deixe para assinar contratos depois de pagar;

Os contratos regulares precisam ser o primeiro contato que você tem com o profissional. Jamais pague por nada sem ter um documento em mãos que comprove a prestação daquele serviço.

  • Não assine contratos sem referências;

Se o profissional é totalmente desconhecido, busque por referências do mesmo na internet. As redes sociais são ótimas para descobrir algo sobre empresas e profissionais avulsos.

Com todas as dicas acima, assim como a descrição dos principais golpes no setor de casamentos, agora é ficar atenta para não correr tais riscos!

Onde buscar fornecedores de qualidade?

Imaginamos que depois de ter lido todas essas dicas acima, você deve ter ficado mais atenta(o) ao contratar seus fornecedores de casamento. Os noivos merecem fornecedores justos, competentes e o mais transparentes possíveis, pois um grande sonho está sendo levado em conta: o casamento.

Pensando nisso, aqui em nosso portal você encontra em nosso menu o guia de preços de fornecedores, onde você pode fazer seu orçamento gratuitamente com empresas de buffet, assessoria, decoração, foto e vídeo. Aproveite!

Imagens via The Sweetest Occasion / Is Photos / Pinterest

Publicações relacionadas

assessoria sorteio

Planejamento - Há mais de 3 anos

Sorteio: 30% de desconto no Cerimonial e Assessoria total com a Kellyanne Morais

Perguntas que as noivas estão cansadas de ouvir

Mais Dicas - Há mais de 2 anos

10 perguntas que as noivas já estão cansadas de ouvir

check list casamento

Planejamento - Há mais de 3 anos

Check list casamento: 9 dicas para montar o seu sem errar

Comentários