Guardanapo para casamento: 6 dicas imprescindíveis para a escolha

Há mais de 2 anos

guardanapo para casamento

Com tantas coisas para organizar e resolver em uma festa de casamento, algo que não pode ser esquecido com certeza é o guardanapo. Prestar atenção nos mínimos detalhes é algo faz muita diferença na decoração.

Para facilitar esse processo, listamos 6 dicas úteis para ajudar você a escolher o guardanapo sem erros em seu casamento.

1 – Estar de acordo com a decoração

A mesa não é só composta de comidas fartas, talheres, arranjos e toalhas. O modo como será utilizado o guardanapo pode acrescentar muito na apresentação visual do lugar.

Por isso é legal você tentar harmonizar a escolha dele com restante da decoração da festa e não se esquecer de utilizar a paleta de cores. Uma dica que não tem erro é preferir por cores neutras e claras.

de acordo com a decoração

2- Cada tipo de festa tem o seu guardanapo ideal

Caso seja um casamento mais descontraído, utilize o de papel sem problemas. Agora, se sua cerimônia é mais sofisticada e tradicional, a escolha certa para seus convidados são os guardanapos de tecido. O material mais utilizado é o Oxford, mas existem muitos outros no mercado.

guardanapo ideal

A decoração deles requer criatividade e pode ser feita com anéis, fitas de cetim, flores, crochê e outras coisas que deem um charme na mesa. Os de tecido são mais caros, porém os de papel não devem ser esquecidos, pois eles são mais úteis para limpeza.

3- Escolha o tipo apropriado para cada momento

Cada tipo de guardanapo tem sua peculiaridade. Para acompanhar os drinks, colocar no bar e até mesmo servir os quitutes nas mesas, o ideal é um de papel, pois absorvem mais os líquidos e gorduras.

Já para deixar nas mesas e proteger a roupa de salpicos alimentícios, o recomendado é o de tecido.

tipo para cada momento apropriado

4 - Saber a quantidade utilizada

Os que ficarão no bar, são contabilizados cerca de 5 por convidados. Nas mesas dos doces, bolo ou na hora de servir os salgados, é bom reservar 3 para cada situação. E 1 para os de tecidos que ficarão na mesa.

Caso contenha no seu casamento algum alimento específico, que possa acabar sujando um pouco mais, como uma carne ao molho barbecue, é recomendado comprar mais guardanapos de reserva. Afinal, é melhor do que os convidados limparem as mãos sujas no tecido da mesa.

saber quantidade utilizada

5 - Customizar os guardanapos é uma ótima opção

Personalizar eles com o logotipo dos noivos, datas, desenhos ou até os nomes, é um pequeno detalhe que mostra o quanto carinho as pessoas tiveram ao preparar o casamento, podendo assim até servir de lembrancinhas.

guardanapos customizados

Ideias para personalizar e os deixarem únicos não faltam: pode ser uma frase de agradecimento; a data da cerimônia ou até mesmo a letra de música preferida dos noivos. Uma coisa que está na moda atualmente nos casamentos dos EUA é personalizar o menu do jantar no guardanapo.

6- Facilidade e custo benefício

São tantos gastos que levantamos para deixar nosso dia especial, que nem sempre tudo cabe no bolso. Caso o seu orçamento esteja apertado, opte por usar apenas os guardanapos de papel, pois eles são mais baratos, úteis para qualquer tipo de sujeira e são mais fáceis de achar no mercado.

facilidade e custo benefício

Existem vários com acabamentos finos, excelente para eventos sofisticados. Outra dica importante é evitar comprar papel de seda, pois além de não absorver direito os líquidos, eles rasgam com facilidade.

Há muitas possibilidades do que fazer com um guardanapo para casamento. É um item que pode passar despercebido, mas faz muita diferença.

E agora, já sabe qual escolher?

Imagens via Blog decoralista / My Wedding Reception Ideas / Pinterest

Publicações relacionadas

12 coisas que toda noiva deveria fazer na semana do casamento

Mais Dicas - Há mais de 1 ano

12 coisas que toda noiva deveria fazer na semana do casamento

mitos sobre casamento que você não deveria acreditar

Mais Dicas - Há mais de 1 ano

10 mitos sobre casamento que você não deveria acreditar

Casar pela segunda vez

Mais Dicas - Há quase 3 anos

7 dicas imprescindíveis para quem vai casar pela segunda vez

Comentários